Usina de Letras
Usina de Letras
47 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62247 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20034)

Infantil (5442)

Infanto Juvenil (4771)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Os Girassóis de São Pelegrino -- 26/09/2003 - 03:54 (Lia-Rosa Reuse) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Com surpresa deparei-me, à tardinha, com o espetáculo grandioso dos girassóis de São Pelegrino : alegres, enormes, olhando-me do alto enquanto os cumprimentava com o coração arrebatado pela graça divina !
Sim ! Só Deus poderia cobrir repentinamente aquela pracinha ( sem encantos ) de ar campestre, misterioso braseiro de sagradas cabeleiras !
Voltei à noite para vê-los levemente sacudirem seu brilho, oscilarem ao vento, deliciando-me com mil idéias a respeito de seus secretos diálogos, suas canções, suas preces.
Levitando ao sabor dos guizos louros à minha volta, imaginei mil coisas : fotos, poesias, filmes, contos e debates sobre a natureza e o Criador !
De início tudo seria meditação... a seguir, imagens para cartões postais de qualidade: no primeiro plano, aquele girassol maior com os menores em volta e, ao fundo, a Igreja de São Pelegrino; a um canto, outros, de cujas folhas saltaria a torre da matriz.
Seria lindo, sublime ! Talvez tivesse que deitar nos bancos para obter melhores resultados ou inclinar-me até o chão - mas valeria a pena !
Pintores poderiam vir pintá-los e contemplando-os sob os mais diversos àngulos desenhariam um universo todo de ouro !
Para as crianças haveria histórias relacionadas com sentimentos de fidelidade e gratidão : do girassol a um indivíduo único, especial que, por acaso ou destino, domina tudo durante algumas horas cada dia. A flor permanece voltada sempre para ele, que lhe proporciona calor e vida.
Quando murmuram estrelas e soa mais alto o timbre prata do luar, girassol não se transforma em gira-Lua ou gira-estrelas : recolhe-se mansamente, quietinha , concentrada , alinhavando nas profundezas das áureas entranhas a confiança no matutino reencontro - tudo tão sábio, afável, terno, sensível como o amor.
Passei a noite preparando tudo : caderno, canetas, filmadora, máquina fotográfica - seria talvez a minha máxima obra eis que enfim encontrara o cenário perfeito !
Embora assim fosse o cenário, o mesmo só poderei dizer, do que encontrei no local, se o definir como tragédia : não havia mais girassóis, a praça voltara a ser apenas pedra, asfalto, poeira ; a cor de tudo perdera a vida - tudo voltara a ser escuro...exceto a Igreja,ao fundo, triste.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui