Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Cantigas da Paz - mscx -- 23/09/2003 - 02:14 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Cantigas da Paz: 100 trovas de Amor e Luz: Autor Paulo Nunes Batista: 113 pgs: Goiània-GO/ 1971
Por: maria do socorro Cardoso xavier

Paulo Nunes Batista é intelectual sem ser intelectualizante. Um ser inteligente, mente ágil, aberta, sensibilidade humana e poética à toda prova.
Não há um gênero literário que o Paulo não conheça, escreva ou viaje.
Em Cantigas da Paz publicado em 1971 em sua terra adotiva querida- Goiás, que o acolheu e reconheceu, - Paulo encanta e ilumina com trovas de rara beleza e incomensurável valor humanístico.
Só um espírito alumbrado com a Luz espiritualista é capaz de ensinar com versos imensa sabedoria.
O livro tem orelha de Anatole Ramo; apresentação do grande trovador conhecido nacionalmente, Aparício Fernandes e pós-scriptum na contra capa do médium e inolvidável
Chico Xavier, assinado de próprio punho, que diz assim: "As Cantigas da Paz" do nosso iluminado Paulo Nunes Batista, me deixaram sob enlevo inesquecível. Ele consegue, em trovas admiráveis de simplicidade e beleza, realizar o prodígio de associar a sabedoria do espírito à ternura do coração", (Uberaba, setembro de 1970).
São 100 trovas que selecionou para publicação neste livro- contendo mensagens para todas as necessidades humano-espirituais. O leitor se enriquece interiormente ao fruir o inefável de suas mensagens transcendentais.
Fala de fé, de orar, de amar, de agir, de humor, de falar, de temer, de pensar, de julgar, de temer, de servir, de ajudar, de plantar, de mostrar, de possuir, de perdoar, de solidão, de destino, de ser bom, de aprender, de melhorar, de diálogos, de silêncio, de ser forte, de paciência, de dar e receber.
Alma plena de mistério, Amor, Lucidez e Luz! Um poeta de província nordestina, que tornou-se universal, pela grandiosidade do seu discurso. O poeta aqui trovador, sua existência tem sido uma evolução ético-moral constante. Auto-reflexão, auto conhecimento, avanços e recuos ante as verdades e desafios da vida. Homem anti dogmático; tão logo verifique erros, inverdades e falsificações deleta e assume novas verdades. Espírita e adepto também da filosofia univérsica de Huberto Rohden, que lhe respondeu algumas inquietações metafísicas. Neste incessante agregar de novos valores em busca de amplidão.
Profundo, sutil e prático, afetivo e incisivo, sonhador e realista. Encarna o homem em busca da perfeição, sendo imperfeito, consciente. Homem forte e terno ao mesmo tempo, no que diz e no que faz.
Enfim o poeta Paulo Nunes Batista é daqueles que acredita na poesia, - esta como veículo para um mundo melhor e melhor percebido com todos os sentidos.
É poeta até no nome. Extrai-se do seu nome - a palavra poeta! Extrai-se de sua existência a palavra sabedoria. Extrai-se da sua vivência felicidade e harmonia. Extrai-se da sua poesia, Amor! Luz! E Estesia!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui