Usina de Letras
Usina de Letras
300 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50579)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Economia ou Covardia? -- 18/08/2002 - 11:21 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É covardia ou economia?

(por Domingos Oliveira Medeiros)

.

Aumentar o salário mínimo em setenta centavos ao dia, é covardia, assim como o preço do pão na padaria.

Banqueiro pagar menos imposto do que devia, e ganhar dinheiro todo dia, às custas de João e Maria, que pagam o tributo em dia, é covardia.

Cobrar pedágio nas estradas, sem melhorar a rodovia, é covardia.

Apagar nossa luz de noite e de dia, para economizar energia, é covardia.

E no outro dia, aumentar a tarifa, só para diminuir o prejuízo da companhia, é covardia.

Não corrigir a tabela do imposto de renda, como devia, é covardia.

Acertar acordo com a maioria, depois vetar o projeto de correção da tabela como devia, é covardia.

Flexibilizar a CLT, para trazer ao trabalhador mais garantia, na hora de negociar com a confraria, é covardia.

Pegar dinheiro emprestado, ao custo do dólar do dia, pagando a dívida em reais, convertido em dólar, sabendo que ele aumentaria, ao preço do dia, é covardia.

Manter a inflação em dia, sabendo que é fantasia, é covardia.

Assim como é fantasia, pensar que este pátria um dia, desenvolvida se tornaria, praticando a covardia, dessa inconseqüente economia.

Que aumenta por dez a sua dívida pública. Que privatiza e vende tudo. Inviabiliza esta República. Que aumenta impostos todo dia. Que vive bajulando a burguesia. É covardia.

Há oitos anos, noite e dia. Que crescemos em nostalgia. É preciso voltar a ter alegria. Ísso é covardia.

Não se vive de boato. Isso não é soberania. Isso não é mentira. É fato. É covardia.

Mais dinheiro emprestado. Prá que seria? E o nosso dinheiro, onde estaria? Ninguém faz nada. A economia, está parada. Não se produz. É o que se deduz. É covardia.

E o futuro. A Deus pertence. Ou a Jesus. Ou é o FIM. Ou seria FMI?. Que dá no mesmo. É covardia. Mais trinta bi. E não resolve. A baixaria. Do sobe- e- desce. E o risco aparece. E ao governo, só resta. A parceria. A sua prece. é covardia. O povo não merece. Nem merecia. Só resta agora. Esperar que um dia. As eleições. E a democracia. Nos traga de volta, a sabedoria. Para votarmos com ousadia. Sem covardia. Em quem de fato. Pudesse um dia. Trazer de volta a alegria. Chega de tanta utopia. E de tanta economia. Economia de emprego. Economia de investimentos. Economia de sossego. Economia de hospitais.

Economia de escolas. Economias vitais. Repletas de covardia.



Domingos Oliveira Medeiros

Reap.18d de agosto de 2002

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui