Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->TRANSPORTE COLETIVO:ONTEM E HOJE -- 14/09/2000 - 22:23 (Pedro Gomes da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TRANSPORTE COLETIVO: ONTEM E HOJE

Pedro Gomes da silva


Rodoviária via: Velhacap, IAPI, IAPB, IAPC, IAPM, IAPTEC, IAPFESP.
Todos que chegaram aqui no início da construção e andavam de ónibus, ainda se lembram desta música. Não faz tanto tempo que a ouvíamos muito.
Essa era uma música muito cantada pelos divertidos trocadores. Isso mesmo! Trocadores.
No início de Brasília, os coletivos não eram dotados desta incómoda, porém justificável, roleta de hoje e os trocadores percorriam todo o coletivo, trocando fichas e papeletas por dinheiro; por esta razão eram chamados de trocadores. Toda vez que o ónibus encostava em uma parada, ele aproximava-se de uma das janelas e cantava: Rodoviária via Velhacap, IAPI, IAPB, IAPC, IAPM, IAPTEC, IAPFESP ou então: Cidade Livre via IAPFESP, IAPTEC, IAPM, IAPC, IAPB, IAPI, Velhacap. A ordem poderia não ser essa, mas o que importa isto agora? Já que os IAPs foram agrupados em um só instituto e os cobradores não precisam cantar ( e não falam ) o itinerário a seguir.
Hoje, os cobradores são realmente cobradores. Percorrem todo o percurso, sentados em suas cadeiras ( quase sempre a mais alta ), com visão ampla sobre o recinto, só que não vêem nada ( com raras exceções ) e com a única função: cobrar. Cobram a passagem, cobram a gorjeta através do troco não devolvido, cobram o dinheiro trocado, porém não muito trocado e cobram a paciência dos passageiros.
Naquela época, as linhas de ónibus eram poucas e havia concorrência entre as empresas. O número de empresas era maior. Vejamos: ANTES Expresso Brasil; Viação Alvorada; Viação Meireles; Viação Pioneira; Viação Planeta; Viação São Sebastião e HOJE Viação Alvorada; Viação Pioneira; Viação Planalto-VIPLAN; Viação Planeta e Transportes Coletivos de Brasília-TCB.
Atualmente a população aumentou, o número de linhas também, entretanto o número de empresas diminuiu e a concorrência desapareceu. Talvez, por ser prejudicial neste tipo de empreendimento. Quem sabe?
Houve progresso, melhoramentos, mas as paradas estão lotadas, as filas enormes. É certo que somente em determinadas horas.
O saudosismo é próprio da natureza humana; ... IAPI; IAPB; IAPM;...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui