Usina de Letras
Usina de Letras
122 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Pedir água -- 13/09/2003 - 22:35 (Maria Luiza Kuhn) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pedir Água


Dez horas da manhã, eu na versão dona-de-casa. Abro a torneira da cozinha, flop flop, cadê água. No banheiro e na área de serviço, não tardou a faltar água também. Com a falta de prática doméstica, corri para o registro, examinei vazamentos, como se entendesse do assunto e nada de água. Vi uma vizinha, coisa boa morar em cidade pequena, e aí perguntei: a senhora tem água? Não, respondeu-me ela, nada de água desde cedo. Somos vulneráveis quando nos falta aquilo com que nos acostumamos. Mas sem água não dá mesmo.O sentimento é de impotência, beirando a desorientação. E a louça, e as roupas, e o banheiro, e água para escovar os dentes? Céus...
Na verdade esta historinha é verdadeira, mas comecei a me perguntar, o quanto somos irresponsáveis com este recurso da natureza. O recurso da água é imprescindível para a vida humana, por isso, nos cabe meditar um pouco sobre o seu consumo.
Aquela preguiça de fechar a torneira quando escovamos os dentes, é imperioso que ela acabe. Torneira pingando, nem pensar. Mangueiras jorrando água, é irresponsabilidade.
E grave, muito mais grave ainda é poluirmos nossos rios e fontes. Jogar lixo na rua é imperdoável, pois a chuva leva para o rio, o rio suja, enche, e a água nossa querida amiga insípida, inodora e incolor, se torna tudo de ruim. Sendo tudo de ruim para nada presta.
Às vezes a gente lê algumas coisas que parecem meio catastróficas sobre a natureza, a biodiversidade, sobre como a casa-terra está superlotada de população e os recursos naturais renováveis não estão conseguindo se renovar tanto assim.
Não é a toa que existe no mundo esta proliferação de ONGS, muitas delas voltadas ao cuidado com a ecologia, aos ciclos da natureza, a educação ecológica, e tudo o mais. É de admirar pessoas que compram esta briga.
Agora é de amargar ver pessoas que dizem o seguinte: De que me adianta fazer alguma coisa, enquanto tem milhares de pessoas desperdiçando, sujando etc etc. Oh pensamentinho egoísta este. Se cada um não começar a cuidar do planeta, logo logo seremos milhares a não ter como viver com dignidade, sem os recursos naturais básicos e aí será tarde para dizer: não me adianta fazer nada...
A água é assunto sério, muito mais sério do que se possa pensar. O Brasil detém uma das maiores reservas de água doce do mundo, e digo isso porque leio e sou curiosa a respeito, mesmo assim existem lugares no país onde a água do subsolo já é escassa, então não adianta também dizer, eu faço um poço. É simplista demais.
Por aqui somos privilegiados: Temos a natureza abundante nos morros que rodeiam a nossa cidade. Temos o rio Paranhana que afora alguns sustos de cheia, é uma benção.
Mas bastou um cano estourar numa esquina qualquer, faltar água, para que eu me desesperasse sem ela.
"Pedir água" é uma premissa que usamos muitas vezes para caracterizar situações que estão quase fugindo ao nosso controle, não mesmo?

Vale a pena pensar nisso. Depois é só agir com consciência, para "não ter que pedir água".


e-mail: maluizak@yahoo.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui