Usina de Letras
Usina de Letras
79 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Secretária eletrónica -- 14/09/2000 - 07:46 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Secretária eletrónica é um destes artefatos eletrónicos que em outros tempos fez a alegria dos importadores axilares de um lado, e dos que não tinham nada para fazer, de outro. Eu confesso, não nutro os melhores sentimentos por este aparelho e nunca adquiri nenhum espécime.

Felizmente, embora haja muitas, não houve uma corrida tão significativa a este aparelho como na América. Lá todos têm, ninguém vive sem isto. Pelo menos é o que os seriados de televisão mostram. O sujeito chega em casa, apanha uma pilha imensa de correspondências e enquanto dá uma olhada no que chegou, ouve os recados da secretária eletrónica. Invariavelmente há uma mãe implorando uma ligação e meia dúzia de namorados propondo contatos. Dependendo do filme, algumas ameaças, recados enigmáticos ou bandalheiras variadas. Pois nem nas novelas platinadas o artefato aparece com um mínimo de destaque. Falha do marqueting e do Ministério da Imitação de Costumes que deixou passar. Já imitamos de tudo, mas neste caso a intensidade foi muito menor.

Lembro que o surgimento destas geringonças se deu numa época em que a importação era algo muito difícil (ou caro) e todo mundo obtinha itens como este através de um amigo que era amigo de um amigo da tia de um importador axilar. Na época um reles vídeo K7 em geral era obtido desta forma. Não sei dizer com segurança, mas o próprio VK 7 deve ter feito concorrência evitando assim a proliferação destas secretárias. Vale dizer que na época, as próprias calculadoras eletrónicas não eram itens tão comuns e a régua de cálculo (alguém saberá o que é isto?) tinham sido aposentadas há muito pouco tempo.

Na realidade, eu não tenho nenhuma satisfação em conversar com máquinas. É muito desagradável. Já passo o dia todo usando uma e, não posso negar, de vez em quando, é bom conversar com uma pessoa de carne e osso, destas que falam besteiras e riem das nossas. Destas que falam "Ãh?" cada vez que se diz alguma coisa.

Se em casa não foi muito disseminada, nas empresas já segue adiantado um processo de substituição das pessoas por máquinas. Quando não se fala com a própria máquina, fala-se com um atendente que se comporta como se fosse a máquina. Só que pior. Adianta pouco colocar um atendente que imite a máquina. Homens não imitam bem as máquinas e, sendo a recíproca verdadeira, não há porque misturá-los.

Cada um na sua.


Escrito em 04.08.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui