Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->" A VIDENTE" -- 20/09/2004 - 16:01 (RUBENS NECO DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“ A VIDENTE”
Pseudônimo: NECO

Mais uma vez a diretora fora chamada ao pátio da escola. Era comum alguns alunos não voltarem para a sala de aula após o recreio, pois aguardavam sua vez para consultar a pequena Simone, que se destacava entre os outros alunos. Tinha o poder de prever o futuro, acertava sempre quem iria tirar boas notas, quem seria o namorado de uma ou da outra, quem estava traindo quem. Acertava se ia chover ou fazer frio nas festas dos alunos do grupo. Alertava a alguns sobre as brigas que teriam em casa. Acertou todos que repetiriam de ano, e entre tantas previsões acertadas ganhou o nome de “A Bela Vidente”. Era uma menina bonita, simpática e atraia a curiosidade de muitas crianças que se entusiasmavam ao saber sobre o que estava para acontecer. Simone nunca errava em suas premunições, e com isto envolvia cada vez mais pessoas ao seu redor.
A diretora chegou a ser rude diante do seu comportamento, tentando inibi-la, mas Simone ameaçou desvendar seu futuro para todas as crianças do colégio. Apesar de não acreditar em suas visões, achou melhor não contrariá-la para evitar constrangimento perante os alunos. Contornou a situação de forma que os estudantes retornassem a sala de aula após o sinal, e fazia vistas grossas quanto às revelações. Simone crescia e tornava-se cada vez mais respeitada. Sua fama de vidente espalhou-se pela região. Apesar de ser muito bonita, os rapazes não se aproximavam, porque temiam que Simone descobrisse suas reais intenções. Sempre que alguém se interessava por ela, era motivo para comentários, porque sabiam que Simone era apaixonada por Gustavo desde criança.
Gustavo era o filho de um grande empresário da cidade. E alvo das gozações dos colegas quando diziam para ele tomar cuidado, pois Simone, poderia desvendar seu futuro a ainda mudar seu destino, já que fazia poções para concretizar suas profecias, e ele seria “presa fácil” para ser enfeitiçado, ficando o resto de sua vida sob seu domínio.
O tempo passou. Freqüentavam a mesma faculdade. Simone montou em sua casa, uma sala bem equipada, onde recebia seus clientes. Algumas pessoas influentes e até autoridades faziam questão de serem recebidos discretamente, e marcavam hora às escondidas. Simone conseguia com este serviço, receber o suficiente para manter as mensalidades da faculdade e sustentar a sua família.
Gustavo, homem feito e atraente, era assediado por várias moças, porém, ambicioso e conhecedor da verdadeira situação financeira da empresa do pai que passava por uma crise, sentia seu futuro ameaçado, incentivado pela família. Aproximou-se de Leonor, filha do prefeito, que também era um empresário bem sucedido, a fim de se estabelecer.
O prefeito num projeto ambicioso vinha dando incentivo fiscais á empresas que trouxessem para a cidade suas filiais, e dava ênfase a multinacionais. Algumas dessas empresas passaram a ser concorrentes da empresa do pai de Gustavo, fato que agravou sua situação. Percebendo que poderia perder tudo, o pai de Gustavo numa conversa franca com ele sugeriu que firmasse um compromisso com Leonor, pois só assim teriam chance de recuperar o patrimônio. Apesar de não gostar dela, Gustavo decidiu conquistá-la. Leonor não era uma moça bonita, nem tão pouco atraente, mas Gustavo não estava disposto a abrir mão do seu padrão de vida.


Leonor era geniosa e por isso tinha dificuldade nos relacionamentos de amizade e namoro. Além disso, tinha uma saúde frágil, vivia nas clínicas de alergia e hospitais de doenças respiratórias, conseqüência da contaminação do ar e da água provocadas pelas fábricas que se instalaram nos arredores da cidade.
O namoro de Leonor e Gustavo fora muito comentado pelas moças que o assediavam, não se conformavam, dizendo que eles não combinavam, eram como água e vinho.
Uma cliente de Simone contou-lhe esta novidade, deixando-a abalada, teve até que interromper a sessão para se recuperar. Inconformada deixava as lágrimas rolarem em seu rosto.
Era comum Gustavo encontrar-se com os amigos nos barzinhos. Todos tentavam alertá-lo sobre o seu namoro, dizendo que casamento era coisa séria, pois quando Gustavo bebia uma cerveja a mais dizia que se casaria, e quando estivesse estabelecido separar-se-ia de Leonor.
A situação de Gustavo era cada vez mais crítica, chegou a atrasar as mensalidades da faculdade, não se conformava em passar algumas dificuldades, com isso fortalecia a sua pretensão de uma vez por todas assumir um compromisso com a filha do prefeito. Não amava Leonor, mas pela lei teria direito a metade de sua fortuna viveria confortavelmente o resto de sua vida, coçava a cabeça, em certos momentos, confuso, chegava a socar a mesa, sentia-se inseguro. Um amigo percebendo seu abatimento em assumir este namoro sugeriu que ele visitasse Simone, pois ela faria uma previsão do seu futuro. Apesar de descrente Gustavo decidiu visitá-la para uma consulta. Os colegas o aguardavam no carro em frente a sua casa. Simone não se conteve de tanta alegria, o recebeu com sorriso e fê-lo entrar.
Mesmo sentindo-se um pouco embaraçado, Gustavo relatou a verdadeira situação em que se encontrava. Simone totalmente apaixonada não podia perder a oportunidade de dar suas últimas cartadas. Tinha esperança de conquistá-lo. Segurando suas mãos falava de sua infância. Discretamente falou do amor que nutria por ele desde criança, e não usou sua vidência para falar sobre seu relacionamento com Leonor. Envolvida por seu sentimento e emocionada com a visita de sua grande paixão, deixou falar o seu coração. Mostrou-lhe dois caminhos: um, de um futuro tranqüilo, embora mais modesto. “ Casar-se com uma moça da cidade muito apaixonada, todavia tornar-se-ia um homem respeitado, chegaria todo final de tarde em casa e seria recebido com muito amor, teria filhos e trabalharia para manter sua família, o outro seria cercado por luxo e riqueza. Terá nome, porém sua esposa não terá tempo para você, sentirá remorso, para complicar será perseguido por uma desgraça, será traído pelos seus melhores amigos, será preso e condenado, poderá morrer na cadeia, e de nada valeria sua fortuna. Gustavo que procurava consolo saiu irritado antes que ela terminasse. Revoltado relatou aos colegas tudo o que ouviu. Todos riram e ironizando diziam que Simone usou uma tática para conquistá-lo, querendo apenas assustá-lo com um futuro tenebroso. Gustavo ficou apreensivo com as palavras de Simone, e foi convencido pelos colegas a criar um clima de romance para seduzi-la e fazê-la confessar que tudo o que lhe dissera não era verdade. Gustavo esperançoso de apagar aquelas palavras de sua mente aceitou o desafio. Agendou novas sessões e aos poucos a seduziu convidando-a para jantar. Literalmente apaixonada, deixou-se levar por seus carinhos e acreditou que ele havia optado pela vida mais humilde ao seu lado, entregando-se de corpo e alma.
Gustavo conduziu a conversa e Simone acabou confessando que nem tudo o que disse para ele fora premunição, apenas deixou falar seu coração, na intenção que ele a enxergasse e desistisse de Leonor. Atingindo seu objetivo Gustavo, iniciou uma discussão, onde a chamou de charlatona, e que ele traçaria seu destino, aonde nada de ruim iria lhe acontecer. Casaria-se com Leonor, confessou que a seduziu apenas para ter estas informações. Gustavo deixou-a em prantos. Olhava pelo retrovisor do carro e percebeu o quanto Simone estava irada, batendo as mãos no chão repetidas vezes. Sentindo-se humilhada Simone prometeu vingança.
Poucos dias se passaram, Simone ainda nutria um fio de esperança, quando foi informada sobre o casamento. A cidade estava agitada. Todos esperavam o casamento do ano.
No dia das núpcias Gustavo usava um terno branco, a fim de simbolizar a pureza de seu sentimento.Estava ainda mais bonito. Leonor foi ao seu encontro até o altar, ficando ainda mais evidente as poucas afinidades do casal. Simone observada por muitos convidados assiste a cerimônia do último banco. Chorava baixinho de mágoa e raiva, pois perdia seu grande e único amor.
O casal iniciou sua viagem para França em lua de mel. Os jornais da cidade acompanhavam e noticiavam o roteiro da viagem por onde percorreram; Estados Unidos, Canadá, Aruba, entre outros lugares. Ao retornarem da viagem foram recebidos com uma grande recepção. Adquiriram uma grande e bela casa situada num bairro nobre.
Gustavo era muito inteligente, e em pouco tempo convenceu seu sogro a aumentar seu patrimônio, unindo a empresa de seu pai. A prosperidade e o sucesso eram transparentes.
Leonor fazia tratamento para ter filhos, porém devido a sua saúde debilitada, tinha dificuldades em engravidar. Gustavo continuava a se reunir com seus colegas discretamente, e nunca escondeu deles as conveniências do seu matrimônio, e já comemoravam o segundo ano de casados. Leonor vivia em constante tratamento médico. Apesar de muito enfraquecida, tinha momentos de recuperação. Mas antes de completar o terceiro ano de casamento Leonor veio a falecer. Gustavo apesar de ter sido oportunista, andava cabisbaixo e triste, embora cada vez mais rico. Os amigos aproximaram-se para ajudá-lo a superar aquele momento difícil.
Simone tentava uma reaproximação. Apesar de ainda sentir-se ofendida mantinha acesa a esperança de tê-lo de volta. Gustavo não queria nenhum envolvimento com Simone, vivia fugindo, deixando Simone enlouquecida.
Em uma de suas sessões Simone recebeu um amigo de Gustavo, que lhe pediu para falar sobre a morte de Leonor, todos sentiram por ter falecido tão jovem, e por não ter tido a oportunidade de acompanhar o sucesso do marido frente aos negócios. Simone não tinha nada a dizer sobre o assunto. O rapaz comentava que Gustavo tinha superado rápido demais a morte da esposa e que naquela noite estaria sendo indicado pelo sogro como candidato a prefeito da cidade. Desacatou-a dizendo que havia mentido sobre o destino de Gustavo, pois seu futuro estava garantido. Estava rico e solteiro, o bastante para ter todas as mulheres a seus pés. Comentou que Gustavo depois de eleito cassaria a autorização, impedindo que ela trabalhasse, e não mais abusaria da boa fé das pessoas.
Simone enfurecida com o rapaz, disse em alto tom de voz que Gustavo havia provocado a morte da esposa. Ele tinha a assassinado. O rapaz assustado com a revelação começou a analisar a trajetória dos acontecimentos; das palavras de Gustavo, quando bebia um pouco mais, referindo-se ao casamento. Na manhã seguinte, preocupado, procurou o pai de Leonor e o convenceu a procurar Simone, pois ela tinha informações importantes sobre a morte de sua filha. O velho, saudoso, não perdeu tempo, procurou a vidente.
Simone contou-lhe que Leonor fora assassinada e que o assassino seria julgado e condenado. Não poderia lhe dizer mais nada.O pai de Leonor insistiu para saber quem era o assassino e como tudo aconteceu. Simone negou-se em dizer qualquer palavra. Disse-lhe que somente revelaria toda a verdade ao juiz.
O prefeito levou o juiz ao recinto, onde após um ritual de profecia Simone elevou seu pensamento ao céu e relatou ao juiz que Gustavo casara-se por conveniência. Aproveitou a saúde debilitada de Leonor e começou a envenená-la em doses homeopáticas, administradas moderadamente para não chamar atenção dos médicos, até que conseguisse seu intento. Relatou ainda que Gustavo seria condenado, e que em breve eles confirmariam sua revelação.
Naquele mesmo dia o juiz pediu a exumação do corpo e foi confirmado o envenenamento de Leonor através de autopsia. Gustavo foi preso, apesar de jurar inocência. Em seu julgamento seus próprios colegas afirmaram que por diversas vezes, Gustavo havia revelado que não amava Leonor e que se separaria, ficando com metade de seus bens para viver uma vida tranqüila. Gustavo foi condenado a pena máxima, conforme Simone havia profetizado.
As manchetes dos jornais rodaram o mundo. Uma vidente havia desvendado um crime. A impressa ansiosa por notícias não a deixava em paz, levando-a aos principais programas de televisão do país. Simone passou a dar consultoria para as grandes empresas ficando em pouco tempo milionária. Gustavo tentava de todas as formas conseguir um novo julgamento, porém seu crime era hediondo e não havia apelação que tivesse sucesso.
Simone enriqueceu em pouco tempo. Adquiriu dezenas de imóveis na cidade tornando-se a proprietária de quase tudo.
Quinze anos se passaram. Simone adoeceu passando a freqüentar os principais hospitais do país e do mundo em busca de cura. Sua fortuna começa a ser dilapidada na tentativa de recuperação de sua saúde que estava ainda mais comprometida. Por diversas vezes os médicos desligaram os aparelhos, e inesperadamente Simone reagia e se recuperava milagrosamente, embora estivesse definhando e ficando totalmente a mercê de sua sorte. O tempo passava, Simone percebendo que sua situação se agravava, implorou ao médico que chamasse o juiz e o padre.
Atendendo a seu pedido, ambos adentraram em seu quarto. Pedindo que os deixassem sozinhos, pediu perdão ao padre e ao juiz, e pediu que prestassem atenção em seu relato.
“Vejo no futuro que Gustavo se libertará da cadeia e será inocentado pelo crime que não cometeu.” E confesso que eu, enciumada e na ânsia de me vingar, sentindo-me traída e humilhada, envenenei Leonor.
Leonor era minha cliente de muitos anos. Consultava-se comigo ás escondidas, era apaixonada por Gustavo. Sempre fora muito doente, e eu tentei lhe mostrar um futuro triste ao lado de Gustavo, porque na verdade eu o queria para mim, mas Leonor em nenhum momento desistiu do casamento.
Poucos dias antes do casamento, Gustavo me seduziu. Foi o único homem e o grande amor de minha vida. Lutei por ele, mas Gustavo humilhou-me profundamente, e jurei vingança. Aproveitei que Leonor estava cada vez mais abatida e ministrei uma poção, dizendo-lhe que era para engravidar. E aos poucos Leonor foi morrendo. Tive esperança que Gustavo me procurasse e que ficássemos juntos, mas novamente ele me desprezou.
Convenci o médico, que também era meu cliente, que não era necessário a autopsia, já que seu quadro doentio se arrastava de muitos anos. Desta forma consegui envolver Gustavo nesta trama e condená-lo por ser tão pretensioso. Em meu diário guardado no meu cofre, vocês poderão ler tudo sobre este caso e verão algumas fotos de Leonor em meu consultório. Encontrarão também uma amostra da poção que ministrei”.
Após relatar os fatos, virou a cabeça deu seu último suspiro. O juiz mandou investigar e comprovou a verdadeira história. Gustavo 15 anos mais velho, debilitado pelo sofrimento da prisão, foi libertado da prisão e foi recebido na cidade pelas pessoas que se sentiram culpadas por terem o condenado.Pediram-lhe desculpas pela injustiça cometida.
Gustavo superou o episódio e candidatou-se a prefeito. E hoje ocupa este importante cargo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui