Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50676)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre Anísio Teixeira - mscx -- 04/09/2003 - 00:17 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre Anísio Teixeira: grande educador brasileiro
Maria do socorro Cardoso xavier


Anísio Teixeira, baiano, de formação jesuítica -jurídica. Não foi apenas educador, foi filósofo da educação.
Influenciado pela filosofia pragmática de Jonh Dew; baseado na experiência aplicada a educação, escola Progressiva. Influenciou a escola Construtivista. Pode ser considerado o maior pensador brasileiro e único filósofo da educação brasileira.
Utilisou a maiêutica socrática. Educação popular e democrática. Esta deveria ser a educação brasileira.
Anísio Teixeira era humilde, simples, de inteligência excepcional, não obstante isto não o afastou do povo. Baseado no pensar e fazer, à procura da verdade num processo dialético.
Contínuas reformulações para acompanhar mudanças de valores.
Coerente com sua linha de pensamento, formação cristã "A inteligência tem o apetite do verdadeiro" (São Tomás de Aquino).
Sempre se utilizou da sinceridade, da franqueza. Segundo Goethe, pensar é fácil, agir é difícil.
Tinha uma visão global do processo educativo. Defendeu a Escola pública, Escola Nova, 1932. Destacaram-se nesta luta: Fernando de Azevedo, Sampaio Dória e outros. Publicações do Inesp.
Decreto Educ. 3810 defesa do ensino público; Lei 9384-1986 - Lei Darcy Ribeiro.
A escola deveria ser o reflexo da sociedade. "As impressões da infància marcam o carater para sempre".
Anísio deu contribuições ao ensino primário, secundário e universitário. Foi idealizador junto com Darcy Ribeiro da criação da UNB (universidade de Brasília).
"O homem é o que é e não o que deveria ser". (Saint Exupéry). Anísio Teixeira confiava na bondade, como Rousseau.
Nomes importantes na cultura brasileira: Afrànio Coutinho, Fernando de Azevedo, Monteiro Lobato, amigos de Anísio. Eram adeptos de: aprender, experimentando.
Heitor Vila Lobos, grande compositor brasileiro, fez inédita parceria com Anísio Teixeira. Segundo José Américo, não há forma de comunicação mais pura do que a música. "O homem não é apenas razão, emoção, mas a síntese de tudo".
Anísio Teixeira "foi a flama, a labareda consumida pelo amor ao Brasil" (Jorge Amado) Anísio era terno, puro e amigo.
Já vislumbrou há 50 anos atrás, o construtivismo e a globalização. Seu postulado ideológico ainda não foi colocado em prática.
Entre os atuais seguidores de Anísio Teixeira, se encontram: Dermeval Saviani, Moacir Gadotti e outros.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui