Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62268 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CUBA REVISITADA ( Final) -- 16/08/2002 - 13:22 (Maurilio Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Quando a noite caía, depois de um dia de trabalho,tomávamos um caminhão que nos transportava até o centro da cidade. Não havia um serviço regular de ônibus em Cienfuegos. O transporte é muito deficiente e feito de maneira bem rudimentar. Íamos então para um Hotel, onde o luxo encontrado nos dava uma impressão contrastante com a realidade encontrada nas casas da cidade. Sentávamos em mesas, à beira da piscina, e descobrimos que havia umas cubanas simpáticas, dispostas a nos fazer companhia. Quem quisesse e pudesse poderia se hospedar por ali mesmo, já com tudo “arreglado”. Conversava-se de tudo, menos de política ou críticas ao modelo cubano, afinal de contas estávamos ali para nos divertir e não arranjar sérios embaraços.



Em Havana, há um pouco mais de desenvolvimento, mas a impressão que temos é de naquela cidade, o mundo parou no tempo. Os velhos casarões , os prédios públicos, tudo do mesmo jeito dos anos cinqüenta. Os mesmos carros antigos circulando e o povo andando pelo “Malecon”, uma espécie de calçadão de Copacabana, guardadas as devidas proporções.

O cubano costuma se gabar de sua alta virilidade e sexualidade. Existe um medicamento por nome “PPG” que é indicado para baixar os níveis de colesterol, mas que como efeito colateral produz uma ereção duradoura. O estoque acabou, tamanha a procura.

Há também bons shows de rumba e outros ritmos caribenhos, onde nossos "hermanos" conseguem extravasar todas as suas angústias e dificuldades. Eles são os pais da latinidade e excelentes músicos



Aqueles que se aventuravam a sair com alguma cubana tinham de ter a maior cautela, pois não era aconselhável a uma mulher da terra, ser vista aos amassos com um estrangeiro.

Motéis, como conhecemos no Brasil, não há. Existem uns hotéis de baixíssimo nível que são usados pelos locais e que não são recomendados a um estrangeiro.



Os Apagões já fazem parte do cotidiano cubano, exceto nas áreas onde hajam hotéis de luxo ou hospitais.



Como explicar o sucesso de Cuba nos esportes, já que a alimentação é tão racionada? Bem, logicamente se você é um desportista, você receberá um tratamento diferenciado pelo governo. Há uma infra-estrutura montada para privilegiar os atletas, já que o sucesso nos esportes, acarreta uma divulgação positiva da imagem de Cuba, no exterior.

Os atletas recebem homenagens e posam ao lado de Fidel, como orgulhos nacionais, porém o dinheiro dos prêmios recebidos, vão para o caixa do partido e uma pequena parte é realmente usufruída pelo atleta, situação muito diferente dos atletas de outros países, que conseguem ficar ricos com o esporte.

Apesar de tudo, o amor pela pátria em Cuba é muito latente. O Cubano se orgulha de suas raízes, mas espera por dias melhores. Eles têm uma noção exata do que poderiam ter ou ser.



Há uma grande diferença entre visitar Cuba e morar em Cuba. Se você é visitante, então estás na “Ilha da fantasia”. Seus dólares lhe abrirão portas e mais portas, desde que estas mesmas portas não interfiram no bom andamento da “causa”.

Realmente, seria uma maravilha para um aposentado do INSS, se mudar para Cuba e convertendo o seu minguado benefício, passar a ser um marajá caribenho, mas na prática isso é impossível.

Em Cuba não há o livre comércio, a concorrência perfeita ou a iniciativa privada As leis do marketing não funcionam por lá. O governo controla tudo e só ele tem o monopólio das ações.



Alguns artistas de ponta como Pablo Milanês, um ícone da cultura cubana, ou os velhinhos do Buena Vista Social Club, Ibrahim Ferrer e Compay Segundo, entre outros, que são os pais da música nacional, têm uma regalia maior e podem sair e excursionar, divulgando a cultura cubana. A esse pessoal não interessa mais deixar a ilha, pois sua identidade cultural e razão de viver estão profundamente arraigadas em solo pátrio. O sonho de deixar a ilha é maior nos jovens que sabem existir um oceano de possibilidades além do horizonte. Se um idoso quiser deixar a ilha poderá fazê-lo, mas terá de deixar para trás filhos, netos e toda uma estrutura familiar. Qual seria a perspectiva para alguém numa situação dessas?



Dentre as “benesses” que a revolução oferece aos seus filhos estão: a moradia, o estudo e a saúde, todos gratuitos.

Depois da deposição de Fulgêncio Batista, o direito de propriedade foi usurpado e tudo passou a pertencer ao Estado revolucionário. Milhares de proprietários tiveram a sua legitimidade cassada e os imóveis tomados.

O pessoal da cúpula do partido e seus correligionários se apropriaram dos melhores imóveis e endereços e os demais dependendo do grau de influência foram ficando com o que restou.



Para assegurar a manutenção do “Status Quo”, Raul Castro, irmão de Fidel, já está sendo preparado para a sua sucessão. Dizem as más línguas que o pior ainda está por vir, pois Raul é considerado mais linha dura do que Fidel.



Por falar em linha dura, o lendário Paredón, ainda existe e está sempre pronto a eliminar os opositores do regime. A Comissão de Direitos Humanos não tem nenhuma influência sobre as ações de Castro.

Há também uma história que diz que na época de Jonh Kennedy, alguém disse:- “ Presidente, esse tal de Fulgêncio Batista ( Presidente deposto por Fidel)é um FDP”... Kennedy sorriu e respondeu:- “ Eu sei disso, mas ele é o nosso FDP”.

Passados alguns anos o mesmo Kennedy disse: -“ Esse Fidel é um FDP, só que agora é um FDP da Rússia”.



Muitos artistas e músicos brasileiros já visitaram a ilha e voltaram maravilhados com o que viram, porém há uma diferença muito grande em ir à Cuba, ser recebido como um “Rei” pelo Chefe de Estado, que quando quer, realmente é uma pessoa carismática, e que sabe como poucos ser tão bom anfitrião, e por outro lado, visitar Cuba na condição de um turista anônimo.



Cuba se auto-entitulou de única nação livre da América. Onde se lê livre, leia-se:isolada.



O embargo americano à Cuba é cruel. Qualquer navio, de qualquer país que tenha tocado um porto cubano está impedido de entrar em portos americanos pelo prazo de seis meses. Esta medida faz com que muitos países prefiram não firmar contratos com a ilha. As perdas são muito grandes.



Nesse enfrentamento entre Castro e Bush, quem paga a conta é sofrido povo cubano e não o ditador, que tem um padrão de vida invejável e não sofre com o racionamento de energia ou de alimentos. Para Fidel, Cuba é um grande Feudo, isolado do resto do mundo, pois se assim não for , ficará difícil manter o seu poder despótico.

Sempre que posso recomendo às pessoas que tiverem a possibilidade de viajar para Cuba, que o façam pois com certeza não se arrependerão , e o que é mais importante: poderão fazer um juízo entre o que lhes é dito e o que realmente acontece naquela Ilha.



Maurílio Silva – silmaster@yahoo.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui