Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->" SAO BERNARDO" -- 09/09/2004 - 20:35 (RUBENS NECO DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“SÃO BERNARDO”
PSEUDÔNIMO: NECO



Á distância era possível ouvir os fogos. A festa tanta vezes anunciada agora era uma realidade. Tratava-se do lançamento da pedra fundamental para o início da construção da estrada mais importante que ligaria o Planalto á Baixada Santista, por onde passaria a produção de todo o Estado de São Paulo até o Porto de Santos. Todas as autoridades estavam presentes ao acontecimento. A obra era uma reivindicação antiga, pois a atual estrada, em péssimo estado, não comportava mais o fluxo de caminhões, danificando os produtos por eles transportados. Os empresários da região do ABC viram nesta inauguração, ótimas oportunidades de negócios, além de contar com o incentivo por parte do governo, estariam mais próximos do Porto e do maior pólo consumidor da América Latina.
Sr.Antenor um dos homens mais ricos da região, aproveitou para discursar e agradecer, pois o governo reconheceu sua luta de anos para aprovar verbas no orçamento federal para construção desta importante via de acesso entre dois municípios que levaria a riqueza para todo país. Homem influente no meio político, lobista, tinha informações privilegiadas e apressou-se a comprar terras em toda região. Construiu galpões, prédios no centro da cidade de São Bernardo, Santo André e São Caetano. Senhor de muitas posses atuava na construção civil, no plantio de cana no interior de São Paulo, de café em Minas, e tinha um conglomerado de indústrias, destacando-se na área do plástico, algodão, mineração, e alimentos. Por ter uma idade avançada e ter conseguido sua última conquista, iniciou a transferência de todo o patrimônio para seu filho.
Reuniu a diretoria, convidados e funcionários, e em seu discurso fez questão de dizer que veio de uma família humilde e com sua luta conseguiu tornar-se um dos homens mais ricos do Brasil, e que naquele momento repassava todo aquele conglomerado á seu filho, que teria a responsabilidade de garantir o desenvolvimento de suas empresas, pois com o projeto da construção da nova via de acesso, as mesmas seriam supervalorizadas devido ao progresso, além de novas oportunidades de negócios.
Dr. Paulo filho único, assumiu as empresas com uma postura de crescimento, solicitando a todos os funcionários apoio e dedicação, e aproveitou a atenção do auditório usando palavras chaves, conclamava aos funcionários dizendo que unidos poderiam ter a certeza de que triplicariam o que seu pai acabava de lhe confiar.
Era formado em diversos cursos nas universidades da Europa e dos Estados Unidos. Em sua juventude participou de movimentos estudantis, e chegou a ser preso por sua participação democrática. Em pouco tempo aumentou o faturamento. Fora um tempo glorioso para aquela região. Muitas empresas instalaram-se no local e de uma forma ou outra, mesmo que não soubessem estavam negociando com alguns dos empreendimentos de Paulo. Homem rude. Para atingir seus objetivos não tinha limites. Manipulava informações, usava da boa fé das pessoas de bons antecedentes para realizar suas maracutaias políticas e financeiras. Apesar de apenas 30 anos de idade, era violento e arrogante, e temido por homens que contratava para prestarem qualquer serviço.
Solteiro, desejava viver um romance, mas além de impetuoso, bebia muito, e assim encontrava dificuldades em estar com alguém, mesmo tendo alguns hobs, como natação, tiro ao alvo, e viajar.
Suas empresas cresciam aceleradas. Passou a usar de seus conhecimentos, adquiridos em suas viagens pelo mundo, para trazer tecnologia e novas máquinas, criando controles, abreviando o tempo de serviço, e aumentando a produtividade. Por reduzir a mão de obra gerou desemprego, principalmente aos que tinham menor qualificação, e com isso passou a provocar em seus funcionários um clima de insatisfação e medo. Criou mecanismos de avaliações injustas e ofereceu cargos de confiança a amigos para supervisionar seus funcionários. O emprego na região estava em pleno vapor, porém receavam que outras empresas seguissem o exemplo de Paulo. Os sindicatos por sua vez viram neste ato uma ótima oportunidade de instalar-se na região, passaram a arregimentar associados com discursos eloqüentes que pregavam a união da categoria, e logo com a atuação dos mesmos, alguns movimentos desencadearam greves e passeatas.
Paulo mesmo percebendo que suas atitudes ocasionaram estes tumultos, não se abalava e preparava-se para assumir seu lugar num camarote no Teatro Municipal, adquirido por um preço elevado por ser estratégico, pois todos os artistas que ali se apresentavam tinham que passar por ele. Este camarote era freqüentado por autoridades como o prefeito, ás vezes o governador e até o presidente já havia marcado sua presença. Os artistas ficavam deslumbrados com tanta riqueza, naquele pequeno camarote que acomodavam poucas pessoas, porém ferreamente disputado. Naquela noite seria a primeira apresentação da Ópera de Paris que após viajar o mundo por mais de 10 anos, faziam uma turnê pelo Brasil, onde permaneceriam pelos próximos meses. A companhia preparava a despedida de sua principal tenor, que resolvera deixá-la por motivos pessoais, passaria a ter residência fixa em São Paulo.
Chamava-se Cecília além de majestosa, era considerada a maior cantora lírica da Europa dos últimos anos, porém acreditava ser o momento de sair, justificava-se a dezenas de repórteres dizendo que ainda a teriam por todo o ano, e sorrindo dirigiu-se para seu camarim. Sua beleza era tão sublime que a multidão não se cansava de enaltecê-la. Ao passar pelo camarote em que Paulo estava, foi abordada com uma taça de champagne e muitos elogios. Cecília olhou-o nos olhos e agradeceu. Na verdade os galanteios faziam parte do espetáculo, mas Paulo ao abordá-la apaixonou-se instantaneamente. Algo estranho tinha lhe tocado o coração, não conseguia pensar em mais nada a não ser em Cecília e sua beleza.
Iniciou-se a apresentação. O Brasil tinha pela primeira vez a oportunidade de ver uma Ópera com uma das maiores cantoras do mundo. Os jornais rasgavam elogios, esgotando os ingressos rapidamente para toda a temporada. Paulo passou a cortejá-la, imediatamente colocou á sua disposição uma casa de campo bem equipada para descansar entre uma apresentação e outra. Com flores e visitas freqüentes declarou-se apaixonado, no entanto ela falando um português ruim esquivou-se com certa pretensão. Mas sua atitude não inibiu Paulo, que continuou a assistir todas as apresentações, sempre a presenteando com intuito de conquistá-la, mas era em vão, apesar de que, sempre que era assediada dava uma pequena esperança á Paulo, para quando findasse a turnê. Maliciosamente Paulo articulou de forma ardilosa o encerramento da Ópera, provocando um incêndio no teatro, nada que o destruísse por completo, somente o palco e os camarins dos artistas, desta forma sem opção de outro lugar adequado, foi encerrada a turnê por tempo indeterminado. A despedida de Cecília foi assim antecipada e a Companhia deixou o Brasil. Os prejuízos do teatro foram custodiados com um financiamento por Paulo, com prazo de 10 anos para pagar sem juros. Esta atitude provocou uma grande simpatia por parte de Cecília que acabou aceitando hospedar-se numa casa da família de Paulo na região de São Bernardo. Cecília sempre recebia visitas de equipes que vinham da França para discutir assuntos que envolviam sua carreira. Iniciou um trabalho junto á comunidade, onde passou a ser muito estimada por todos que a conhecia, apresentava-se nos teatros de Santo André e região. Fazia palestras em escolas públicas e a cada dia melhorava o seu português, devido ao convívio e o bom relacionamento. Participava de festas e logo era tida como uma das pessoas mais influentes, e querida da cidade. Rica, tinha vários pretendentes, mas sempre eram dissuadidos a esquecê-la, pelos homens que Paulo contratava para acompanharem todos os passos de Cecília. Incomodada com esta situação, comprou sua própria casa e tentou afastar-se de Paulo, este enlouquecido de ciúmes provocou uma situação vexatória em um restaurante onde Cecília recebia convidados e discutiam sobre assuntos diversos. Paulo estava aborrecido e inconformado pelo pouco caso, afinal era acostumado a ser o centro das atenções. Assim mesmo tentou criar uma situação embaraçosa, e a pediu em casamento em alto e bom tom. Todos os presentes ficaram atônitos. Um breve silêncio tomou conta do lugar. O garçom percebendo a situação puxou uma cadeira e pediu para Paulo sentar-se à mesa junto de Cecília, que ainda estava paralisada e envergonhada. Novamente declinou-se falando baixinho para desistir, pois não daria certo, eram muito diferentes, e sua missão era outra. Viera ao Brasil a fim de definir algumas situações e ele não estava incluído em seus planos. Paulo levantou-se irado e coberto de ciúmes, e aos gritos informou á todos, que Cecília era muito ingrata, ele a recebera de braços abertos, a protegeu e a amparou e recebeu em troca menosprezo. Cecília sutilmente levantou-se, despediu-se de seus convidados e disse á Paulo, que a aguardasse, pois logo teria notícias suas. Paulo tentou segui-la, mais foi contido por alguns admiradores de Cecília. Indignado decidiu viajar para França, com a missão de levantar todos os segredos de Cecília que com certeza os teria, e ainda obteria informações preciosas para persuadi-la, a reconsiderar e aceitar sua proposta.Cecília aproveitando a sua ausência, conseguiu um mandado de busca e apreensão dos arquivos confidenciais das empresas de Paulo e uma equipe de advogados que analisaram por vários dias, no entanto nada fora encontrado. Acreditava que Paulo tinha muito á esconder, e assim continuaram as investigações. Enquanto isso, Paulo na França fora avisado do que estava acontecendo e pediu para seus homens que ficassem atentos em Cecília, pois já tinha informações que a comprometia sobre sua conduta e interesse no Brasil. Tinha a certeza que ela premeditou tudo isso. Estava inconformado por ter se apaixonado por ela, considerava-a uma oportunista.
Ao regressar, procurou por Cecília que estava em reunião com as portas fechadas num prédio no centro de São Bernardo. Seus homens haviam informado que vários agentes da polícia estavam no edifício. Paulo necessitava impedir que a reunião continuasse, pois com certeza ela iria destruí-lo. Logo os capangas de Paulo cercaram o prédio, onde se localizava o escritório central de suas empresas, que possuía um cofre subterrâneo e que com ordem judicial estavam por abri-lo. Cecília tomava à frente. Não se importou quando Paulo chegou e pediu para que os policiais esperassem. Todos eram seus amigos de forma que acataram seu pedido de falar á sós com Cecília. Numa sala ao lado do cofre, iniciou-se uma discussão, onde havia acusações e calúnias. Os ânimos estavam exaltados, os guardas do lado de fora não podiam ver nem ouvir.
De repente um tiro. Em seguida um súbito silêncio. A porta da saleta fora arrombada, e Cecília agonizava no chão toda ensangüentada. Paulo com a arma na boca suava. Seus olhos arregalados demonstravam pânico, tentou atirar, mas demonstrando covardia não o fez. Foi dominado e preso em flagrante. Cecília foi socorrida. Enquanto esperavam pela ambulância a acomodaram na calçada tentando reanimá-la, porém foi em vão.Cecília faleceu encostada no pilar de sustentação do prédio. Antes de levá-la, a população indignada com a morte de sua atriz de modo violento, cercou a delegacia, queriam linchar o assassino. Outras viaturas de São Paulo e região foram necessárias para evitar o tumulto, porém chegaram tarde. Mais de 100 pessoas conseguiram entrar na delegacia e após muito quebra-quebra Paulo foi retirado do local com muitos ferimentos, ainda com vida foi levado para um hospital em São Paulo, onde foi mantido com segurança até seu restabelecimento.
Meses depois, ao iniciar o julgamento, foram revelados os fatos que levaram um dos homens mais ricos e poderosos a cometer tal crime. Sr.Antenor acompanhado de sua esposa encontrava-se no auditório convocado pelo juiz que presidia o julgamento. Nos autos do processo, quando o promotor, de posse de documentos retirados do cofre no dia do crime, iniciou a leitura, dando ênfase à fase da vida de Sr.Antenor que no início de sua carreira era funcionário de um grande empresário italiano Sr. Pepe de Alcântara, este tinha investido fortunas no Brasil atuando em todos os seguimentos, na área de alimentos, borracha, na construção cível, agricultura, têxtil, mineração, entre outros. Homem já idoso tinha uma amante muito jovem, que sabendo que ele estava sendo investigado pelo governo italiano sobre evasão de divisas e se apropriado de dinheiro público, convenceu-o a transferir parte de sua fortuna á um empregado dedicado, Antenor. Era jovem e com boas perspectivas de crescimento, manteria um contrato com a cláusula que assim que conseguisse provar sua inocência, retornaria ao Brasil e tudo seria desfeito. Sr. Pepe ao chegar na Itália, foi preso, humilhado, e depois de muito sofrimento veio a falecer. Sem obter êxito em suas intenções.
Quando soube do ocorrido Sr. Antenor se apropriou das outras empresas. E em pouco tempo apoderou-se de um conglomerado respeitado. Mas para não deixar vestígios desviou uma grande fortuna para Márcia amante do Sr. Pepe, que se encontrava na França, e estava grávida de sua filha Cecília. Com o passar do tempo veio, a saber, do ocorrido e quis retomar a fortuna de seu pai, uma vez que era a única e real herdeira.Tornou-se atriz e conheceu o mundo, adquirindo experiência e cultura. No entanto sua turnê ao Brasil foi a grande oportunidade que teve de pesquisar o assunto com apoio do governo italiano, que vinha tentando descobrir o paradeiro de toda a fortuna desviada. Quando Paulo esteve na França para obter informações, visitou Márcia a pedido de seu pai e ficou sabendo através dela que sua filha Cecília encontrava-se no Brasil e iria desmascarar Sr.Antenor, e recuperar o que por justiça era seu. Comentou sobre o contrato que ele mesmo não sabia. Apesar de abalado não podia deixar que o assunto viesse á tona e teria que impedir Cecília a qualquer custo. Imediatamente voltou ao Brasil, e desesperado cometeu o crime que abalou toda sociedade. Após o julgamento Paulo foi condenado e preso. As empresas passaram a ser administradas por um colegiado eleito pelo governo brasileiro após uma minuciosa investigação quanto à origem do dinheiro investido no Brasil pelo Sr. Pepe para a implantação das empresas, porém nada foi apurado que comprometesse a idoneidade de Sr. Pepe. Anos depois muitas delas tornaram-se estatais. Márcia falecera aos 90 anos de idade. Sr Antenor com remorso ficou muito doente, terminou sua vida num asilo.O edifício do centro da cidade de São Bernardo foi demolido para construção de outro mais moderno, mas a população em romaria não permitiu que fosse retirado parte do pilar onde Cecília deu seu último suspiro.E a nova construção tem em sua arquitetura na frente do edifício um marco sem a menor finalidade, totalmente sem função, porém muito visitado por pessoas para lembrar que um dia, uma bela atriz, e grande mulher, que favoreceu a muitos daquela cidade, viveu por tão pouco tempo, mas será eterna por sua simpatia, carisma e coragem.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui