Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50655)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sua vida é um livro aberto? -- 01/09/2003 - 08:51 (Rafael dos Santos Manoel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sua vida é um livro aberto?

Emoções fortes, romances ardentes, problemas insolúveis... É, você deve estar pensando que esse é só mais um enredo de filme ou livro... Agora pare e analise: Isso também não acontece em nossas vidas?
Ok.. Ok... Talvez os romances não sejam tããão ardentes. Mas com certeza se sua vida fosse passada pro papel ou para as telas daria um bom entretenimento, não daria? Seria sua história um suspense? Um romance? Drama água com açúcar? Ou quem sabe uma bela comédia pastelão?
Pensei (com todo meu egocentrismo) em reproduzir a MINHA história... E ai fiquei num dilema.. Ficaria melhor se fosse um filme? Ou um livro? Ou os dois?
Analisando superficialmente parece que tanto faz, não é? Livros que viram filme são o maior chavão da história cinematográfica mundial. Porém, se visto pela ótica da imaginação, perceberemos algumas singelas, mas não menos importantes, diferenças.
Filmes, sejam em cinema ou tv, são entretenimento puro. "Just for Fun" eu diria. Não que livros não sejam, porém, eles nos cansam mais. Para um bom filme, basta encostar, abrir os olhos e esperar as informações entrarem em sua mente. Já os livros requerem concentração.
Enquanto a maioria dos filmes serve como "passa(-)tempo", livros nos consomem o mesmo. Para começar que até mesmo a posição para se ler um livro é algo difícil de se achar. Seja deitado, sentado, de frente, de lado. Com livro grosso, fino, capa dura, letra pequena, sem "figura"! É... realmente é mais fácil ver um filme deitado esperando o sono chegar, não é?
Então por que ler? Não seria mais cómodo ir até a locadora e pegar um filme? Qual a magia de um livro? Sem efeitos especiais.. Sem os atores famosos... Qual o segredo dos livros?
A resposta é que a magia da literatura vive dentro de cada um que lê. Piegas isso, não? Mas é verdade... Pensem comigo numa cena: "... num escritório pequeno, com livros por todos os lados, o advogado recebe sua cliente, que mesmo loira e alta, não passa de sua cliente...."
Agora me digam... O que cada um viu? A mesma sala? Com o mesmo advogado? Com a mesma loira alta? É claro que o sentido é quase o mesmo para todos, porém, os aspectos finais das situações, os famosos "detalhes" são pessoais de cada um... Cada um escreve a sua própria história, cada um com os seus próprios olhos.
E por isso os livros me fascinam mais. Os filmes são UMA visão de um livro, dentre milhões possíveis. Os livros nos abrem infinitas possibilidades que, combinadas, podem trazer o livro mais ao seu bel prazer, combinando com seu gosto.
Creio que analisando dessa forma, o melhor seria transpassar minha vida para um livro.. Um conjunto de contos, quem sabe. Ou, com a famosa utopia que preenche as linhas que escrevo, o melhor seria que o dia-a-dia de nossas vidas fosse um livro. Para que cada um nos lesse e tirasse o melhor, o mais saudável, ou interpretasse apenas o mais bonito.
Portanto, sempre que algo lhe desagradar, que alguém lhe machucar, pense que você está vendo apenas um filme daquilo. E que o livro talvez não seja tão ruim.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui