Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->BICICLETAS -- 31/08/2003 - 21:36 (Maria Luiza Kuhn) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BICICLETAS!

Já confessei uma vez que tenho um sonho, nem tão secreto, de ser escritora. Entre outras coisas às vezes também gostaria de ser fotógrafa. Tem momentos, paisagens e acontecimentos que gostaria de eternizar numa fotografia. Mas não queria fotos comuns, mas sim fotografias que pudessem transmitir as emoções daquele momento.
É o que sinto quando vejo as bicicletas da nossa cidade.
Quando posso me demorar um pouco e olhar este veículo de transporte e lazer, vejo muitas coisas. Vai lá:
Os anónimos rostos que formam um conjunto barulhento e apressado "largando"o serviço. No meio deles às vezes um rosto familiar, me olha e sorri. É toda uma energia em movimento. Daria uma bela fotografia.
Os namorados de bicicleta. Que coisa mais cheia de graça. Muitas vezes dividem a mesma e vão trocando carícias, cuidadas e nem tão disfarçadas. Mas a cena que gostaria de imortalizar é quando são duas bicicletas lado-a-lado. Ele e ela. De mãos dadas, pedalando e na volta deles quase dá para se ver um cupido todo contente. Afinal o que seria do mundo sem os apaixonados?
A família na bicicleta: mãe, pai e filho! Parece que as frágeis rodas da bicicleta ainda podem carregar mais gente, e dê-lhe papai pedalar.
E as bicicletas de longe as mais lentas, as mais compassadas: Lá vem um vovó! Ainda cheio de fibra e energia, mas certamente muito mais sábio que a maioria! Mas acho que quem mais utiliza são as vovós. Quem me dera pedalar com mais de 60 anos.
E os solitários, que pensamentos pesarão sobre seus ombros e sobre as rodas de sua bicicleta?
E o jovem de celular? Já viram, que quadro daria: Pedala e fala, fala e fala... As crianças e os estudantes... vão que vão...
Uma cena peculiar, me lembro bem: Uma jovem bem produzida, meia de nylon, sapato de salto, cabelo penteado, sentada na garupa de uma bici (de lado, acho que a saia era justinha)com um ramo de flores maravilhosas no colo. O condutor com o maior cuidado, afinal carregava uma dama com flores nas mãos. E no coração, o que levariam os dois?
Aí eu fico pensando; quantos sonhos, mágoas, alegrias e tristezas pode suportar por vezes uma bicicleta!!
O triste da conversa sobre bicicletas é o seu roubo frequente e fácil. Isso não é nada legal, nem de lei, nem de moral. Mas de resto, estas fotografias, nas mãos de um profissional, dariam uma bela exposição.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui