Usina de Letras
Usina de Letras
238 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->" UM NOME DE MULHER" -- 02/09/2004 - 19:52 (RUBENS NECO DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“UM NOME DE MULHER”
PSEUDÔNIMO: NECO

Bárbara uma tímida jovem, caminhava pelas ruas cabisbaixa sempre segurando seus cadernos junto ao peito. Andava compassadamente.
e com elegância. Era bonita e admirada por muitos rapazes, mas somente tinha olhos para Gustavo, filho de um publicitário, dois anos mais velho que ela, muito vaidoso, sempre ostentando riqueza. Seus pais estavam montando uma nova empresa que um dia herdaria. Era muito assediado, estava sempre rodeado por moças interessadas em seu futuro. Namorava Bárbara desde os treze anos de idade. Ao completar dezoito, seu pai o enviou para os Estados Unidos a fim de estudar inglês e publicidade numa ótima universidade. Nesta ocasião Bárbara, ficou desesperada, não queria que Gustavo partisse, mas sabia ser importante para ele. Prometeu esperá-lo e combinaram que quando voltasse formado continuariam o namoro. Gustavo partiu e ficou seis anos fora do país.
Bárbara aproveitava os finais de semana para visitar sua tia no interior do estado, principalmente sua prima Denise, apesar de ser um pouco mais velha, tinham grande afinidade, e Denise era uma grande amiga para horas de solidão.
Seis anos se passaram, poucas cartas foram trocadas, Gustavo alegava falta de tempo para escrever, especialmente nos últimos dois anos. Voltou homem feito, falando inglês fluentemente, acompanhado de uma bela jovem, sua esposa. Assumiu o cargo de presidente da empresa. Ao saber que voltara casado, Bárbara ficou decepcionada com tamanho desprezo, no entanto, continuava apaixonada e lutou para conseguir um posto como sua secretária, apenas para ficar por perto dele. Gustavo sentia um certo desconforto perante a nova condição. Acreditando amenizar a situação decidiu contratá-la. Bárbara passou a cuidar de seus assuntos profissionais e particulares, e, com o passar do tempo, soube que o casamento de Gustavo passava por desavenças. Constantemente desabafava com Bárbara sobre sua vida. Saíram algumas vezes para conversar, e logo estavam novamente envolvidos. Não podiam revelar o romance, pois apesar dos contratempos Gustavo seria pai em breve.

Bárbara havia adquirido um apartamento próximo da empresa.Tinha dificuldades em mantê-lo sozinha, então resolveu dividir as despesas com Cláudia, uma colega que se prontificou a morar com ela durante algum tempo. Constantemente passeavam nos finais de semana, uma vez que Gustavo comprometido com sua família não comparecia. Elas sempre discutiam, mas Cláudia era a única pessoa que estava sempre por perto, e era quem ouvia suas confidências. Gustavo não gostava de Cláudia, na sua opinião ela era muito liberal, fato que o deixava enciumado, pois temia que Bárbara pudesse ser influenciada por ela e mudar a atual situação.
Incomodado com esta idéia, Gustavo deu-lhe um ultimato. Caso continuasse saindo com a amiga, o relacionamento entre eles seria rompido. Bárbara viu-se sem saída, pois já havia se comprometido com Cláudia, que passariam o final de semana num hotel fazenda, onde Cláudia teria a oportunidade de conhecer um pretendente. Este por sua vez levaria um amigo para fazer companhia á Bárbara, que até então não sabia deste trato entre Cláudia e os rapazes. Sentia-se contrariada, não queria participar deste passeio.
Neste ínterim chegou uma carta de Denise, a prima do interior, que pedia para que Bárbara a acolhesse por alguns dias em seu apartamento, pois teria que fazer alguns exames médicos. Bárbara sentiu-se aliviada, pois com certeza Denise a ajudaria. Ao chegar foi bem recebida, mas estava triste, desanimada e abatida, sentia-se doente. Não encontrava ânimo para se arrumar, seus cabelos caídos sobre o rosto e sem maquiagem, transformaram-na numa mulher com aspecto de mais idade do realmente tinha.
Cláudia estava apreensiva, pois o final de semana estava chegando e Bárbara não tinha confirmado a viagem para o hotel fazenda. Como devia alguns favores á Cláudia, pediu a Denise que fosse em seu lugar. Se concordasse tudo estaria resolvido. Contou-lhe sobre o passeio, e que não queria contrariar Gustavo, mesmo porque, era apaixonada por ele, e não queria magoá-lo.Denise resolveu ajudá-la, já que ficaria somente uma semana, e logo voltaria para sua cidade. Combinaram que Denise apresentar-se-ia como Bárbara, pois Cláudia durante toda a semana falou de sua amiga. Denise deixou claro que estava debilitada e desanimada. Cláudia garantiu que seria fácil e que não se arrependeria.

Chegaram no Hotel e foram recebidas pelos rapazes. O pretendente de Cláudia apresentou-lhes um rapaz muito jovem chamado Júlio, aparentava aproximadamente 22 anos de idade. Denise completaria 35 anos, sentia-se meio deslocada, mas conforme o combinado apresentou-se como Bárbara. Apesar de sentir-se fatigada, Denise apresentava um aspecto mais jovial, estava maquiada e vestida como Bárbara. Logo estavam aproveitando dos atrativos do hotel. O ar puro da montanha, os passeios a cavalo, as caminhadas, piscina, música, proporcionaram-lhes bons momentos. Denise desfrutou da boa companhia do jovem, muito arrojado, carente, romântico, gentil e atencioso, porém inexperiente, parecia querer mostrar sua masculinidade, cobria-lhe de elogios.Um ótimo dançarino. Na noite de sábado, dançaram como nunca e ao som da banda que tocava e cantava sucessos de cantores nacionais, beijava-lhe e acariciava-lhe. Denise cuidou-se para não se envolver emocionalmente, sabia de sua condição física, além do que, assim que o final de semana passasse tudo estaria terminado.
Denise que até então se passara por Bárbara, despediu-se no hotel sem deixar telefones, ou mesmo meios de contato. Durante a semana Denise fez todos os exames e voltou para sua casa no interior. Deveria retornar nos próximos 30 dias para retirada dos resultados.
Certa manhã ao abrir a janela Bárbara deparou com um lindo cartaz num outdoor em frente ao apartamento com os seguintes dizeres: “Foi o final de semana mais importante de minha vida. Bárbara, eu te amo. Você é a mulher mais linda deste mundo”. No primeiro instante ficou emocionada, mas logo chegou a conclusão que não estavam falando dela, pois não tinha passado nenhum final de semana com seu namorado. Ao caminhar até a empresa, viu outros cartazes espalhados pelo bairro com verdadeiras declarações de amor, e de um final de semana inesquecível. Ao chegar na empresa, recebeu uma ligação de Cláudia, que também estava surpresa com tantos elogios em público, dizia que agora entendia por que ela não quis ir ao hotel fazenda, tinha um encontro com Gustavo e que agora estava declarando o seu amor.
Bárbara irritada, pediu para que Cláudia se calasse, pois esteve em casa de parentes no final de semana, e deduzia que estes cartazes foram iniciativa do tal amigo que ficou com Denise, que se passou por ela. Estava novamente agoniada, pois quando Gustavo visse o outdoor, tudo estaria acabado. Não conseguia encontrar meios para desfazer este mal entendido. Acreditava que perderia o namorado, o emprego, e por conseqüência o apartamento.
Júlio através do seu amigo conseguiu descobrir onde Bárbara residia, não exatamente, pois nem mesmo ele sabia ao certo qual era o prédio. Percorreu todos os edifícios da rua, descrevia a mulher para os porteiros, e num deles obteve a informação de que a única Bárbara que morava ali era loira de olhos azuis, e não morena de cabelos longos como ele dizia. Júlio, inconformado, não mais saia de frente ao prédio. Ficava atento a todos que entravam e saiam do conjunto. Contratou um carro de som que durante horas ficava tocando somente as músicas que eles dançaram naquele fim de semana entre sonhos e romantismo, para que todos pudessem ouvir o quanto ele amava Bárbara. Os vizinhos já estavam incomodados com tanto barulho, pois as músicas se repetiam constantemente. Os jornais do bairro foram cobertos por declarações de amor. Júlio tinha certeza que Bárbara de uma forma ou outra acabaria vendo suas declarações e o procuraria. Estava apaixonado por Denise, que para ele era Bárbara, que ficava cada vez mais apreensiva.
Enfim Bárbara recebeu a visita de Gustavo que coberto de ciúmes a agrediu verbalmente, não dando a mínima oportunidade para que ela se defendesse, terminando o romance pela traição e despedindo-a da empresa. Gustavo simplesmente virou-lhe ás costas e desceu as escadarias do prédio. Bárbara correu atrás dele e desesperada gritava que o amava e ele não poderia deixá-la naquele momento, tentaria explicar o que estava acontecendo. Bárbara em prantos com voz embargada e já sem forças dizia-lhe que estava grávida e que tudo era um mal entendido. Sabia que ele a escutara, mas seu orgulho ferido não permitiu que voltasse atrás.
Dias depois, Bárbara recebeu Denise em seu apartamento, que voltara para obter os resultados dos exames. Adentrou na sala muito contente ao ver aquele outdoor com tantas mensagens carinhosas, mas entristeceu-se ao vê-la deitada no sofá chorando. Ficou sabendo que Gustavo havia rompido o relacionamento por conseqüência de um mal entendido. Denise ficou chateada. Bárbara num momento de revolta a culpa pelo acontecimento, lembrando-a que por conseqüência daquele final de semana que passou com aquele rapaz e se passou por ela, sua vida desmoronou. Contou-lhe que o tal rapaz não tem a deixado em paz com outdoor, carro de som, manchetes em jornais e até mesmo num programa dominical já foi notícia. Denise estava surpresa, porém emocionada, aquele jovem estava apaixonado por ela pensando que seu nome era Bárbara. Denise pedia que ela se acalmasse, pois assim que tivesse os resultados dos exames em mãos iria esclarecer toda situação.
Na manhã seguinte foi ao hospital retirar os resultados dos exames. Denise que não estava em condições físicas nem emocionais para voltar ao apartamento, ligou para que Bárbara fosse buscá-la. Ao chegar ao hospital Bárbara encontrou Denise muito abatida, chorava desesperada, ao vê-la contou-lhe que era portadora de uma doença terrível.O câncer tomou-lhe um dos seios e teria que passar por uma cirurgia para extraí-los, além de sessões de quimioterapia.Bárbara tentava consolar Denise. Ao retornarem para a casa, entre as frestas da janela Denise viu o carro de som percorrendo a rua, tocando as músicas que dançaram naquela noite. Teve ímpetos de descer e procurá-lo, mas logo se desencorajou, pois com certeza sua doença iria separá-los ainda mais. Júlio ainda não tinha certeza de onde morava a sua Bárbara, tinha somente uma referência fornecida por seu amigo, que um dia deixou Cláudia naquela esquina e a viu entrar num conjunto de prédios, além disso, naquele final de semana, encantado por Bárbara mal notou Cláudia, e não gravou muito bem sua fisionomia. Seu amigo estava a trabalho quando conheceu Cláudia e combinaram um passeio para o fim de semana para conhecerem-se melhor.Após o fim de semana voltou para sua cidade no Sul do país, deixando-o sem muitas informações sobre as moças.
Os cartazes com o nome de Bárbara eram renovados constantemente. Júlio trabalhava com publicidade num conceituado escritório de propaganda, tinha condições financeiras para dispor, por uma causa tão nobre como o “amor”.
Denise preparava-se para realizar a cirurgia que durou horas. Permaneceu por vários dias no hospital fazendo tratamentos de quimioterapia e radioterapia levando-a a depressão. Ao voltar para o apartamento, deparou com um cartaz que dizia: “ Bárbara, você foi a pessoa mais importante de minha vida. Você me fez acreditar no verdadeiro amor . Eu quero lhe retribuir todo carinho, lhe oferecer muito Amor.”. Ao ler estas mensagens sentiu-se esperançosa, mas não poderia dividir sofrimento com alguém que procurava somente Amar.
Denise saia do prédio escondida para fazer suas aplicações e voltava cada vez mais deprimida. Num ato de desespero e vendo que sua vida estava se esvaindo, subiu no topo do edifício de Bárbara e emocionalmente desequilibrada, apoiada apenas por uma barra de antena de televisão, exposta ao vento, pedia a Deus que a perdoasse pelo ato que iria cometer, a sua vida não tinha mais sentido. Preparava-se para jogar-se abaixo. Lá de cima podia ver vários cartazes dizendo maravilhas de Bárbara. Sabia que o rapaz falava dela, mas não mais poderia se revelar, agora era tarde, e certamente quando soubesse que estava doente perderia o interesse. Imersa em seus pensamentos, não se deu conta que os bombeiros e a impressa foram chamados e já cobriam o caso mostrando para todos o seu drama.
Júlio trabalhava no escritório, foi avisado por amigos que uma moça estava querendo se atirar de um prédio. Ligaram a televisão para acompanhar o caso. Os bombeiros não conseguiam se aproximar, pois ela por várias vezes ameaçou se jogar e eles recuavam e ouviam seu triste relato de vida. Enquanto Júlio preparava uma nova mensagem para sua amada, olhou para a televisão e viu Bárbara. Gritou:
-É ela, a minha Bárbara.
Os amigos de trabalho, que não mais agüentavam ouvir tantas declarações de amor, pediram que ficasse quieto, pois aquela moça chamava-se Denise. Júlio largou tudo e saiu desesperadamente para encontrar Denise, ou sua Bárbara. Chegou ao prédio onde Denise estava, pedia para que Bárbara não se jogasse. A população em volta não entendia o que o jovem falava, pois quem estava lá era uma moça chamada Denise. Aos poucos Júlio distraiu o segurança e escondido subiu as escadas do prédio vizinho. Ao chegar ao topo, pela primeira vez depois de tanto tempo, conseguiu ficar frente á frente com sua amada, apesar de uma grande distância, gritava o seu nome. Ventava muito, Denise não conseguia ouvi-lo. Júlio tomou das mãos de um bombeiro que estava ali também na tentativa de salvá-la um megafone. Pedia e implorava para que ela não fizesse aquilo, pois agora que a encontrou não poderia perdê-la novamente. Começou então a ler todos os cartazes que estavam a sua volta.
- Bárbara, nosso final de semana foi inesquecível. Olhe aquele cartaz lá atrás; e emocionado lia para ela: “Você é muito importante para mim”. “Você é linda, e muito especial”.
- Veja os cartazes, acredite e veja o quanto eu te amo.Não vá embora, preciso de você e juntos vamos lutar para que se recupere e viveremos nosso grande amor. Não pense que esta doença é maior que meu amor por você”.
O Público lá de baixo começou a aplaudir. Os telespectadores de televisão emocionados imploravam para que Denise não cometesse tal ato, passavam as mãos na tela da TV como se pudessem segurar Denise ou Bárbara, não importa, queriam que ela não se atirasse. Denise olhando para Júlio, emocionada, não entendia como um simples encontro pôde despertar tanto amor no coração daquele rapaz que se declarava há tanto tempo. Acreditava em seu amor. Denise colocou seus pés para trás e desceu da marquise. Foi recebida pelos bombeiros que aplaudiram a atitude de Júlio. Denise ao chegar ao chão foi recebida por ele, que acariciava sua cabeça lisa sem nenhum fio de cabelo, como se os tivesse ainda. Beijou-a repetidas vezes e gritou para a multidão que a sua Bárbara voltou e não mais a perderia.
Gustavo que acompanhava os acontecimentos entendeu que aqueles cartazes não eram para a sua Bárbara. Coberto de remorso voltou para sua amada pedindo-lhe perdão e ficou sabendo de toda a história, inclusive que seria pai também. Gustavo e Júlio conheceram-se e tornaram-se grandes amigos. Júlio passou a fazer parte do quadro de funcionários da empresa de Gustavo, que conseguiu estimular Denise, a sua Bárbara, a continuar os tratamentos.
Denise renasceu, e viveram um grande amor, como Júlio havia sonhado.










Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui