Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->A NATUREZA É MÃE -- 21/09/2008 - 07:00 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A NATUREZA É MÃE


Esta semana choveu granizo destruindo telhados e assustando os moradores da minha cidade. Durante quinze minutos pedras caíram do céu como se a natureza quisesse acertar a testa de quem há séculos a agride de todas as formas.
Alguns fanáticos religiosos dizem que é castigo de Deus.
Deus não castiga, ele nos deixou o livre arbítrio e nós fizemos a escolha de destruir tudo que Ele criou.
E a natureza mostra sua força.
Agredida, ela cansou de oferecer o outro lado e agora está dando o troco.
A pequenez do ser humano pode ser percebida no rosto e no grito de desespero de quem se viu no meio do vendaval de água e de gelo.
Temporal de granizo!
Para esfriar ainda mais o coração gelado das pessoas que nada fazem para a preservação do planeta.
Temporal de granizo.
Para mostrar a nós, pobres mortais, que diante da fúria da natureza não existe rico e pobre, preto e branco, letrado e analfabeto, diante de Deus somos todos iguais para receber a luz e também para ver o sinal de alerta que alguma coisa precisa ser feito.
Enquanto o meio ambiente luta para sobreviver e se recupera a cada dia mesmo sendo agredido, uma meia dúzia se preocupa em dar a sua contribuição nesta recuperação.
A grande maioria ainda lava seus carros todos os dias na calçada da ignorância.
Milhares de pessoas passam horas debaixo de um chuveiro como se aquela água, além de lavar o seu corpo, também vá lavar a sua insignificância e falta de compromisso com a preservação do liquido da vida.
Como já escrevi em outros textos, a força que rege a natureza está de saco cheio com o bicho homem que na sua ignorância suprema não pensa no futuro das próximas gerações.
“Seus netos vão lhe perguntar em poucos anos, pelas baleias que cruzavam o oceano, que eles viram em velhos livros ou nos filmes dos arquivos dos programas de televisão”.
Roberto Carlos nos deu este aviso na década de setenta.
Alguém ouviu este apelo?
Quem vai pagar o preço e os juros altos da agressão sofrida pela natureza serão nossos netos.
Nossos filhos, os herdeiros diretos da destruição estão sendo levados pelo exemplo de pais idiotas que não reciclam o lixo e pelo que parece não aprenderam a reciclar a própria vida.
Tufões.
Tempestades de gelo.
Tsunamis
Furacões
Chuvas ácidas.
Terremotos,
Estes são os fenômenos criados pela maldade, pela ganância e falta de compromisso com a vida.
E o futuro é sombrio.
A vida da humanidade está por um fio.
Enquanto não acontece com a gente parece coisa de cinema, mas, vai chegar a hora em que todos, mas todos mesmos, serão atingidos no mesmo instante.
Volto a repetir.
Ainda dá tempo.
A natureza é mãe e precisa de carinho.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui