Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62137 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10331)

Erótico (13566)

Frases (50547)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4748)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Sutilezas, com humor, acerca do elefante. -- 29/06/2003 - 17:20 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A GRANDEZA DO ELEFANTE
(por Domingos Oliveira Medeiros)



Outrora, jovem e valente, ele era o líder do seu grupo. Da sua família. Andava à frente de todos. Mostrando os caminhos e defendendo-os dos predadores.

Responsável e precavido, cuidava, ao mesmo tempo, de preparar o seu sucessor; para quando chegasse a hora.

E assim aconteceu. O jovem elefante, aos poucos, foi dando conta de que não tinha a mesma agilidade de antes. Suas forças começavam a faltar. Sua visão estava turva; bastante embaçada. Já não podia, portanto, andar à frente do grupo; guiá-lo; E foi cedendo lugar ao seu antecessor; repassando toda a experiência acumulada.

Até que sentiu que a sua hora estava muito próxima. E não podia atrapalhar a jornada dos seus entes queridos. Sua família precisava ir em frente. Em busca de novos caminhos. À procura de água e do alimento; necessários para cuidar dos netos e bisnetos. E, assim, perpetuar a espécie.

E o velho elefante optou, instintivamente, pela estratégia da dignidade. Passou a diminuir o ritmo de suas atividades, à medida que ia envelhecendo. Até que todo o grupo, sem se dar conta, andava à sua frente. E o velho elefante, do modo como desejou, procurou uma árvore frondosa para servir-lhe de lar. E ao seu pé deitou-se, com suas lembranças. E ali morreu. Sem dar trabalho aos que ficaram. Sem a dor do abandono. Certo do dever cumprido.

Assim é a lei da natureza. Todos, mais cedo ou mais tarde, envelhecemos. E morreremos. Mas parece que os animais, ditos irracionais, continuam a dar lições para nós, os seres humanos. Principalmente para os que acham que somos seres superiores; que pensamos; que possuímos a razão e o dom de praticar o amor; que sabemos o que seria necessário para o nosso bem e o de nossos semelhantes.

Infelizmente, as coisas, no mundo racional, são bem mais complicadas. Matamos uns aos outros por motivos fúteis; por inveja; por interesses de ordem material. E até por amor, dizem, se mata.

Não é por outra razão que quando envelhecemos, diferentemente do elefante, não temos o direito de escolher o como e o onde de nossa morte.

Geralmente, nossos familiares, que ajudamos a crescer, que defendemos com unhas e dentes, que alimentamos, que indicamos os caminhos, e que, sobretudo, amamos, começam a sentir o desconforto que lhes causamos, em face da velhice.

Seja porque andamos devagar, atrapalhando o ritmo da casa, seja porque esquecemos das coisas que nos dizem, e as repetimos, sem saber, provocando a intolerância dos que, outrora, foram acalentados em nossos braços; em plena madrugada, aos gritos e choros, quando a febre, a tosse, ou outro mal qualquer, faziam-se presente naquele ser indefeso.

Esse tema ganhou relevância a partir da Campanha da Fraternidade, lançada pelo Vaticano, e ganhou espaço na novela “Mulheres Apaixonadas”, onde um casal de idosos sofre agressões de seus familiares.

Mas na vida real, a coisa se repete com freqüência. Os idosos têm sido vítimas constantes de maus-tratos. E a solução, quase sempre encontrada pelos familiares, é “deixar” os velhinhos no asilo. Ainda que sem sua concordância. Ali, para muitos, eles são abandonados. Retos de carne estragada, de sobra de comida e de trapos de roupas velhas, que se jogam fora; depois de usados e abusados.

Nos asilos, eles formam um novo grupo. O grupo dos que sentem a dor da ausência e do abandono. Abandono que chega a causar danos à saúde. Apressando o fim de uma história de boas lembranças, e que não deveria acabar deste jeito, não fosse o egoísmo e a indiferença de algumas pessoas.

Felizmente, já existem algumas ações para coibir ou diminuir estas agressões. As delegacias regionais e a Promotoria de Defesa do Idoso e Deficiente Físico, estão atuando com real eficácia nestes casos. E esperamos, para breve, a proximidade de aprovação, na Câmara dos Deputados, o Estatuto do Idoso, que por lá tramita desde 1997.

O projeto classifica como crime todas as agressões que vierem a ser cometidas contra os idosos. Sem necessidade, inclusive, de denúncia da vítima, para que se instale o processo criminal. Enfim, uma boa notícia.

Domingos Oliveira Medeiros
28 de junho de 2003



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui