Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE HISTORIA -- 11/08/2002 - 04:27 (NILTON MANOEL) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A cidade de Ribeirão Preto cresceu bastante no decorrer dos últimos 30 anos no campo da literatura. Quem não se lembra dos textinhos literários editados à álcool e difundidos na Praça XV, nos anos sessenta? Quem não se lembra dos estudantes na parte central em manifestações de Artes...O velho 1104? No prédio, onde hoje é a Diretoria Regional de Ensino, o cenáculo de educação e cultura na formação dos professores do Otoniel Mota...Ali todas as áreas tinham vida. Nasceram bons escritores, artistas plásticos, atores de teatro e excelentes educadores.Nos anos setenta, na praça XV, em continuidade ao que se fazia desde o início do século; as trovas saiam dos livros e jornais para serem plantadas no gramado da histórica praça XV... Através da Trova Literária, o lançamento em âmbito nacional de nossos escritores com o lançamentos dos Jogos Florais de Ribeirão Preto. A Trova , a grande animadora cultural, escrevia na história de Ribeirão Preto, um novo tempo. Inúmeras entidades literárias surgiram após a União Brasileira de Trovadores, secção de Ribeirão Preto. O Grêmio de Arte Poética,a delegacia da Poebrás - Casa do Poeta Brasileiro- por mim representada, a União dos Escritores de Ribeirão Preto, a Academia Tiberense de Letras (vila Tibério),a ALARP, por mim presidida em primeira gestão, a Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, também por mim presidida em primeira gestão. A CEPERP foi criada através do Departamento Cívico e Cultural da Amor - Associação dos Militares Oficiais da Reserva, da qual fui diretor. Na sequência de engrandecimento cultural de São Sebastião do Ribeirão Preto, fundei e instalei a Academia de Letras de Ribeirão Preto e Academia Ribeirãopretana de Poesia. Venho sonhando com uma entidade internacional de literatura de Cordel. Ribeirão Preto tem história, os jornais dos primórdios enfeixam em suas páginas a vida cultural da cidade. Diversos livros consagram a cidade tópicos que endereçam a seus vultos sua têmpera de ação e progresso. O hino de Ribeirão Preto, a Cantiga pra Ribeirão,os velhos discos 78 com cantores sertanejos, poemas antigos e modernos de poetas e trovadores demarcam o envolvimento desta cidade à educação e cultura. A Academia de História preserva a memória,tradição e reune os que se interessam por nossa história,costumes e tradições. Semente antiga ....Voltarei em segundo tópico.





CONTATOS

niltonmanoel@uol.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui