Usina de Letras
Usina de Letras
170 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Um dia de praia -- 22/07/2004 - 16:51 (Isabel Fontes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Acordei sem nada para fazer, mais um dia de soleira nesta férias e eu sem vontade nenhuma de atender o telefone que não desistia de tocar. Um convite para ir á praia com o grupo de amigos que mantenho desde a primária, redimi-me e aceitei. Parecia que só tinha desligado o telefone há uns escassos segundos, mas já tinha o Cunhas a tocar-me á campainha, passei rapidamente a cara por água e vesti os primeiros calções de banho que apanhei á mão. E fomos nós a caminho da Costa da Caparica onde tudo gira, tudo arrebita.

Coconuts beach in the house. Mal cheguei fixei o olhar no mar sereno e azul, vários pensamentos passavam na minha cabeça naquela altura mas não tive muito tempo de os lamber, levei com uma bolada na cara. A praia estava cheia de crianças da pré-escola! Não! Mais ao longe estavam os putos da preparatória numa corrida ferrada por um monte de areia, lá se foi a boa soneca a meio da manhã e o sossego de umas boas linhas de um livro. No meio da confusão já criada, lá conseguimos encontrar um espaço para as nossas três toalhas e um montinho para colocar as t-shirts. A gritaria era geral, já estava na segunda hora de contagem, era de arrepiar, esta nova geração é de bons pulmões! Que percebam que não é uma crítica, mas sim um facto. Pouco faltava para o meio-dia, e começa um tipo com voz de esganiço num megafone a ditar regras para o jogo de "construções na areia", melhor era mesmo impossível( já lá dizia o outro...), a pouca coragem que ainda me restava, fez com que eu me concentrasse nas ditas regras, para o 1º lugar tínhamos uma bola autografada pela selecção Nacional, o 2º uma t-shirt do Figo, e em 3º um cachecol "Força Portugal". O Cunhas e o Pita começaram numa gargalhada geral, e com a ideia maluca de entrar-mos no concurso, eu sem piada nenhuma dizia que não, mas a força deles e velocidade, fez com que o esganiçado dissesse o meu nome e o deles no megafone como os últimos participantes. Incrível! Deparei comigo ao lado de putos a pensar no que ia construir na areia húmida, a maioria dos putos já deviam ter levado a lição de casa, pois eu ainda não tinha juntado dois pedaços de areia e eles já estavam a meio das construções.

Os minutos iam passando, o Pita já estava a meio do segundo mamilo, e o Cunhas no terceiro anel do estádio, e eu, o famoso Ricki, nada na mente e nada na manga. Faltavam 20 minutos para o tempo dado pelo esganiçado terminar, nenhuma ideia me ocorria, o Pita já se deliciava com os seus seios, e o Cunhas estava num delírio no seu estádio, a minha cabeça latejava sem nada, metade dos putos também já estava a terminar, até que me se deu luz debaixo da pala do meu boné. O mais simples, o mais básico, um castelo de areia. Sem mais hesitações comecei a fazer o cerco do castelo e a ponte, logo de seguida as paredes, já um pouco areiado, passei para a torre da princesa, claro que um castelo só é castelo com uma torre para a princesa ser salva pelo príncipe.

Os minutos passavam, o esganiçado continuava na sua contagem decrescente, faltam 5 minutos, num ápice passei para os dentes de protecção do castelo, já estava mesmo no fim, já nada me agarrava, a adrenalina subia cada vez mais, faltam 2 minutos, alertava o esguiço, acabei. Mesmo em cima da hora mas acabei. O esganiçado ia sair da sua poltrona e com mais dois atrelados vinha fazer a vistoria ao recinto e decidirem qual era a melhor construção de areia. Sentia-me aliviado, depois de um começo de dia assustador, o final do meu dia na praia estava a ser bastante agradável, já não olhava para os putos com um ar reprovador e ria-me das bocas do Cunhas em relação aos seio do Pita. A galhofa estava bastante boa até que tive a oportunidade de conhecer o esganiçado e atrelados pessoalmente, o pobre homem até tinha um ar simpático, e como eu sempre fiz juízo errado do esguiço, do senhor Costa. Depois da visita relâmpago do júri, o senhor Costa já estava pronto para dizer os nomes vencedores. " Em 1º lugar ficou o...Telmo Andrade! Em 2º o Francisco Gouveia e por fim mas não menos importante o 3º lugar coube ao seu Cunhas! ", foi um delírio o Cunhas ia trazer um cachecol Força Portugal, e com direito de ida ao pódio improvisado na areia para o receber. No fim de tudo dei por mim pensativo e com um sorriso estúpido na cara e fascinado com o meu castelo de areia, onde possivelmente uma princesa estava naquele momento a ser salva pelo seu príncipe das mão dos guerreiros maus...


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui