Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->São pêras -- 07/08/2003 - 17:05 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
São pêras. Não há dúvida, ou como dizem no direito, não há dúvida razoável. Houve muita hesitação, muita especulação, mas impedido de dividir os comentários e impressões, vejo-me na contingência de tomar a decisão solitariamente. Este negócio de tomar decisão é assim mesmo. É uma atividade não raro solitária, nem sempre se pode compartilhar as informações para uma melhor decisão. Nestes casos, comentar seria muito desagradável e, tratando-se de matéria polêmica, pouco adiantaria. Sem falar que, surgindo alguém cheio de certezas causaria uma comoção, talvez alguma revolta. Melhor confiar nos elementos disponíveis e arriscar um pouco.

Mas são pêras. Finalmente foi possível ver melhor. Não que tenha sido visto de verdade, não, nada disto. Apenas ficou mais fácil, ou menos difícil, imaginar o que havia para ser visto, intuir a forma verdadeira.

Não que fizesse diferença. Pêras ou maçãs, lindas haverão de ser. Mas há um grau razoável de certeza de que são pêras. Pequenas e singelas pêras. É que a comprovação completa só pode ser feita assim, como dizer, ao natural, sem embalagem nem obstáculo e isto, realmente não é possível.

Tem certos mistérios que nem precisam ser desvendados. Melhor o sabor da dúvida, o gosto da especulação, a menos que a descoberta seja completa, irrecorrível. Aí, não há como negar que é melhor aproveitar a realidade. Mas quando a descoberta é parcial, melhor continuar imaginando. Há fortes indícios e pistas concretas que levam a que se considere de forma definitiva de que são realmente pêras. Belas pêras, tudo indica.

Estes mistérios, depois de resolvidos, de certa forma perdem a graça, pois não há mais o que imaginar, se bem que este não seja propriamente o caso. Resta ainda uma margem para especulação, quando mais não seja por não serem as pêras todas iguais. Cada uma tem seu encanto. E nestes casos de pêras ou maçãs ocultas o bom mesmo é especular, imaginar, sondar, talvez descobrir.

São pêras. Eu acho.



Escrito em 07.08.2003
___________________________________________________________________
O autor mantém lista de leitores que recebem suas Cronicas assim que são escritas. Para inscrever-se basta enviar mensagem para renato.rossi@terra.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui