Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->TESE DO MEDO... -- 02/02/2003 - 19:40 (Rose de Castro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TESE DO MEDO

Encaro a palavra “Medo” como sentimento positivo.
Ressaltando, que me refiro ao medo normal, e não o medo obsessivo.

Estive olhando meus medos e deles retirei a minha conclusão.

Quando possuo medo, penso em todos os ângulos em que possa ser afetada. Olho-os na natureza passiva de um crime impune. Encaro. Aconteceu e pronto. Não dá para passar uma borracha no livro da nossa História. Não há como voltar atrás. O que passou... passou e não deve permanecer, justamente por ser passado. O presente bate à porta para entrar.
Se repararmos um pouco, o medo não é um sentimento bobo de criança, muito menos negativo. É nosso instinto de sobrevivência. A partir do momento em que o encaramos, fica mais fácil conviver com ele.

Quando ela a mim se apresenta, procuro ressaltar o meu lado positivo, por exemplo, o Dom da escrita. Para mim meu Dom é sagrado. Emerge de uma bolsa de água. Nasce junto com a gente. Vem de berço. Vem do útero. Vem de não sei onde. Sei que começa com o esperma. Uma simples minhoca de cabeça grande. Mas muito bem inventada. Minhoca de Deus.
Somos feitos de minhocas de Deus, igual minhoca da terra, que também é sagrada; fazem seu trabalho de reciclagem natural para que a terra fique pronta para receber sementes.

Minhocas não são agradáveis. São até meio nojentas. Vistas à olhos nús, elas são bastante esquisitas e, para quem não as conhece, sem dúvida, parece sem serventia. Mas como é necessária! Diria, imprescindível. Assim como o medo.

Só quem não tem medo é que não percebe que é o medo que nos impulsiona à agir. Sem ele não acreditamos que algo irá nos afetar.

Quando possuímos destemor, ficamos cegos e vulneráveis por olharmos só para a frente e esquecer os lados. Olhando só para a frente não observa-se os outros ângulos, nem as minhocas abaixo do solo.

Meu Conselho Diário ou Meu Conselho de Guerra: Encare o medo!

... e inda tem gente que despreza as minhocas...


//

rose de castro
A ‘POETA’


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui