Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta aos Trabalhadores - Ativos e Inativos -- 29/04/2003 - 17:05 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

FALTA UMA VOZ NESTE PRIMEIRO DE MAIO
(Por Domingos Oliveira Medeiros)



O próximo primeiro de maio será diferente. Não será, por certo, como esperava a maioria dos brasileiros, infelizmente.

Pela primeira vez, na história política deste país, um legítimo - talvez o mais importante de todos - representante do sindicalismo e da luta em favor dos trabalhadores, ocupa a presidência da República. Sempre a favor dos trabalhadores, era neste dia que ele reforçava e abrilhantava os festejos comemorativos, clamando por mais justiça social e melhor distribuição de renda.

Mas, como diz a canção, “o morro está triste, e o pandeiro calado”. O nosso porta-bandeiras, o companheiro Lula, parece que mudou de lado e de discurso. E nem estamos perto do Carnaval, para dizer que se trata de bravatas. Antes fosse. E pudéssemos cantar, envolto na máscara negra, “tanto riso, tanta alegria; mais de mil palhaços no salão”.

É verdade. Todos os inativos do serviço público, como de resto, a maioria dos trabalhadores, estão se sentindo como se fossem verdadeiros palhaços. Escolhidos, como bodes expiatórios, para encobrir as verdadeiras causas dos buracos, desvios e desmandos porque passa a Previdência Social.

Resta-nos imaginar o que o Lula diria, nesse primeiro de maio vindouro, se estivesse do nosso lado:

- Companheiros, diria ele, temos pouco a comemorar. O governo continua com o modelo econômico suicida de sempre; baseado na rotina do endividamento público e na subserviência ao capital estrangeiro. A reforma da Previdência só trará prejuízos aos trabalhadores. Ativos e inativos. Estão tratando os aposentados como se fossem terroristas do “eixo do mal”. Não é por outra razão que o governo insiste em manter a taxa de juros em patamares elevados; para atrair capitais estrangeiros, que nada produzem. Que chegam à noite e, logo pela manhã, arrumam as malas e voltam para suas origens, levando os lucros advindos da especulação e da agiotagem. E deixando um rastro de miséria e de injustiças sociais.

- Por conta disso, companheiros, nosso parque industrial está paralisado. Não há oferta de crédito, a juros compatíveis, capaz de motivar o empresariado a acreditar no futuro e investir mais, criando novos empregos e retomando a dinâmica econômica do crescimento sustentado.

- Nunca o desemprego esteve em patamares tão elevados. Milhares de desempregados perambulam pelas ruas das grandes cidades, sem ter o que fazer. Enquanto isso, os banqueiros estão cada vez mais ricos. Sem nada produzir. A não ser boatos e índices mentirosos, a fim de manipular a variação cambial, para dela tirar proveito próprio. Principalmente, próximo ao vencimento da rolagem de alguma parcela de juros da nossa imensa dívida, quando o dólar alcança níveis mais elevados.

E agora, mais uma vez, o governo tenta jogar a culpa de todas as sua mazelas nos servidores públicos e nos trabalhadores, de modo geral. Andam espalhando aos sete mares que sem a reforma da Previdência, o país não sairá do atoleiro. Companheiros. Um país que depende de parte dos proventos de seus aposentados, para voltar a crescer, não pode ser considerado um pais sério. A luta continua. Por uma aposentadoria integral para todos os brasileiros. Que, para tanto, passarão a contribuir sobre o total de sua remuneração, como já fazem os servidores públicos. E todos terão direito ao FGTS, e não apenas os trabalhadores da iniciativa privada. Igualdade por cima, e em todos os itens da reforma. Que a reforma da Previdência seja calcada no princípio de justiça na distribuição de encargos e no respeito aos direitos adquiridos. Feliz Primeiro de Maio para todos!....

Domingos Oliveira Medeiros
29 de abril de 2003












Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui