Usina de Letras
Usina de Letras
66 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Cavalos -- 04/08/2003 - 10:14 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cavalos são animais de trabalho que têm sido muito injustiçados nos tempos modernos e vêm sendo alijados do convívio com os humanos, sobretudo nas grandes cidades. Não se sabe ao certo o motivo, há quem diga que atrapalham o trànsito, há quem diga que deixam rastros que já não podem ser aceitos na vida moderna. Ao que consta, os cavalos não perdem muito com esta separação.

Já as crianças de todas as classes ficam sem saber ao certo como é um cavalo, o que, convenhamos, é grave. Já não basta às crianças achar que as galinhas nascem em sacos plásticos e, como certas atitudes, não têm pés nem cabeça, e ainda têm que especular sobre a verdadeira forma e natureza dos cavalos. Espero que este texto possa trazer alguma luz à questão.

Cavalos relincham e mostram os dentes, mas ao contrário dos cães, não há muitos registros de mordidas de cavalo.

Além das características gerais do cavalo, ao comprar um espécime deve-se olhar os dentes com atenção. Uma análise acurada mostra o verdadeiro estado de saúde do indivíduo, revelando detalhes que não se pode ver ao analisar as ferraduras. De minha parte, confesso que ao olhar uma boca aberta de um cavalo, o meu comportamento é mais ou menos o mesmo de quando abro a tampa do motor de um automóvel. Faço um "ah éh!" e considero a tarefa cumprida. Já quando o cavalo é dado, diz a lenda e o provérbio, não se deve olhar os dentes.

Cavalos são animais nobres. Serviram à humanidade por milênios e ainda hoje podem ser muito úteis, mesmo que as padarias já não façam entregas pela manhã. Cavalos são seres bonitos, imponentes e gentis, prontos para servir a seus senhores, em troca apenas de alimento e cuidados mínimos.

Há no entanto que reconhecer que o nobre animal vem sendo vítima de enganos clássicos, mercê de metáforas mal empregadas, comparações grosseiras e sem qualquer lógica. Se alguém tem um comportamento rude, sempre há quem o chame de cavalo. Não, cavalo não é propriamente aquele colega mais rude, grosseiro, nem é égua aquela moça bonita que responde com palavrões, revelando sua mais íntima natureza. Quando alguém chama este seu colega de cavalo está apenas recorrendo a uma metáfora. Como comentei, uma metáfora injusta para com o cavalo, posto que o cavalo só revida com seus coices quando provocado ao extremo e sempre em legítima defesa.

Em geral os cavalos têm comportamento dócil e se prestam ao trabalho como poucos, seja na tração, seja como montaria. No primeiro caso, sua inteligência e utilidade são imortalizados pela expressão "cavalo de padeiro", assunto que fica para outro dia.

Por último, deve-se observar que, salvo melhor juízo, cavalos não abanam o rabo.

Não como os cães.


Escrito em 30.07.2003
___________________________________________________________________
O autor mantém lista de leitores que recebem suas Cronicas assim que são escritas. Para inscrever-se basta enviar mensagem para renato.rossi@terra.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui