Usina de Letras
Usina de Letras
175 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62189 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A crase é um acento gráfico? -- 09/08/2002 - 17:51 (Daniel Fiúza Pequeno) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A crase é um acento gráfico?







Não. A crase não é um acento gráfico. Palavra que em grego significa fusão, crase é justamente o resultado da fusão, ou união, de duas vogais e contíguas. Ao falarmos, é normal acontecerem crase: Estava aberto o caminho



Em casos como o do exemplo acima não se registra o sinal gráfico da crase. É que na língua portuguesa só se assinalam as crases da preposição (a) com o artigo (a/as); com os pronomes demonstrativos (a/as) e com a vogal inicial dos pronomes demonstrativos – aquele, aquela, aquilo. O sinal gráfico que marca a crase (`) chama-se acento grave.



1- Crase de preposição a + artigo a/as

2- A regra determina que ocorrerá crase:



* - se o termo regente exigir a preposição a: Chegar a, contrario a



• - se o termo regido aceitar o artigo a/as: a escola, a idéia - cheguei à escola.



Sou contrário à idéia de trabalhar em casa.



Mas, se não ocorrerem essas duas condições não haverá crase: Conheço a escola



No exemplo acima não ocorre a crase porque falta a primeira condição: o termo regente não exige preposição.



Cheguei a Curitiba.



No caso acima, não ocorre a crase porque falta a segunda condição: o termo regido não aceita o artigo.



2- Dicas



há duas dicas simples que ajudam a saber quando ocorre crase:



* substituir a palavra feminina por outra masculina. Se ocorrer a forma ao é sinal que há crase: Fui a sala. - Fui ao salão. Portanto o correto é: Fui à sala.

Estavam frente a frente. - Estavam lado a lado. Portanto o correto é: Estavam lado a lado



* - Substituir a preposição a por outras, tais como para, de,em. Se o artigo aparecer é sinal de que ocorreu a crase: Fui a Itália. --- Fui para a Itália. Portanto o correto é: Fui à Itália.

Fui a Cuba. ---- Fui para Cuba. - Nesse exemplo o artigo não aparece. Portanto o correto é:

Fui a cuba.



3- Casos facultativos. Pode ou não ocorrer crase.



*- Antes de nomes próprios – Referi-se à Luisa. Ou referiu-se a Luisa.

*- Antes de pronomes possessivos femininos: - Referiu-se à tua mãe. Ou referiu-se a tua mãe. – Atenção: nesses e em outros casos semelhantes, as dúvidas também podem se resolvidas pelas mesmas dicas explicadas no item –02.



4- crase antes de pronomes.



*- Antes dos pronomes a que, a qual – Ocorre crase se o masculino correspondente for ao que, ao qual: Essa cerveja é superior à que você comprou. - Esse vinho é superior ao que você comprou.



Essa é a decisão á qual chegamos. – Este é o ponto ao qual chegamos.



*- Antes dos pronomes aquele, aqueles,aquela, aquelas, aquilo. – Ocorre a crase sempre que o termo regente exigir a preposição a: - Fui àquele comício. Sou avesso àquela idéia.



5- expressões adverbiais, prepositivas e conjuntivas femininas.



*- Sempre ocorre crase nestas expressões:Às duas horas; à tarde; à direita; à esquerda;às vezes, às pressas, à frente de, à medida que...



ATENÇÃO: Além dos casos acima, algumas expressões recebem o acento grave, mesmo que não haja a união de duas vogais, ou não ocorra a crase. Este é um recurso normalmente usado para tornar a frase mais clara: Cortar á faca - Vender à vista – bordar à mão.



Glossário.



1- Termo regente: É aquele que subordina um outro: Caixa de papel, alheio a tudo.



2- Termo regido: É aquele que está subordinado a um outro(o regente): Caixa de papel, alheio a tudo.



Daniel Fiúza. Não sou professor, mas dou minhas cacetadas.





















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui