Usina de Letras
Usina de Letras
55 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Moda funcional feminina -- 01/08/2003 - 12:40 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Falo apenas das executivas, estas moças, jovens senhoras e mulheres maduras de todas as idades, que povoam os escritórios, com seu jeito corporativo, cheias de "ora-vejas", "veja-bens" e "vou-estar-fazendos". Antigamente as executivas usavam apenas terninhos, vestidos e tubinhos pretos. Claro o tailleur sempre teve seu espaço, mesmo quando chamado de costume. As mais refinadas com seus brincos e colares de pérolas, nada mais elegante. Outras, com bijuterias discretas, também fazem seu charme.

Tudo muito elegante, mas tudo muito preto. O chamado pretinho básico, onipresente. Sisudas estas roupas, com cara de "não mexa comigo", ou pelo menos "não mexa comigo agora, depois a gente conversa". Decotes muito discretos, como convém aos escritórios, cortes na perna quando existentes, muito limitados, apenas o indispensável para permitir movimentos contidos. Tudo como parecia convir ao trabalho e à produção. Mas se o preto é de fato elegante e ajuda a disfarçar certos àngulos menos nobres, por outro lado, não convida ao trabalho, deprime, deixa as coisas sem ànimo. Parecem viuvinhas. Belas viuvinhas é verdade, mas não há gordurinha oculta que justifique tanta tristeza. Nem mesmo a elegància inegável.

Não fora os ternos cinzas de alguns executivos e muitos escritórios estariam condenados à escuridão do preto destas bravas trabalhadoras.

Não sei se por influência de nossa primeira dama, felizmente, as executivas já podem escolher a cor sem medo. Os terninhos ganharam cor e já não espantam com aquele ar sisudo das roupas pretas. Os tubinhos e os costumes vão atrás e já podem ser encontrados em cores variadas, incluindo o azul claro e o rosa "Barbye", passando pelo verde em tonalidades várias. Ainda bem. É uma alegria geral.

Não há dúvida que sempre há quem exagere, mas aquelas exageram até no preto. Além das cores variadas há ainda o branco, igualmente elegante, mas pouco explorado.

Como bem demonstra a cantora Simone, a elegància em branco é muito mais bonita.

Escrito em 30.07.2003
___________________________________________________________________
O autor mantém lista de leitores que recebem suas cronicas assim que são escritas. Para inscrever-se basta enviar mensagem para renato.rossi@terra.com.br


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui