Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Aos pecados do Ricardo Oliveira -- 25/04/2003 - 21:29 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O Pecado do Ricardo Oliveira
(por Domingos Oliveira Medeiros)


Transgride a ordem moral. A ética e a religião. Quem afirma que o pecado. Sem ao menos dizer qual. Não se trata de assunto. Conferido ao Direito. Civil ou Processual. Argumento superado. Por falta de entendimento. De quem de réu preferiu. Passar para o outro lado. Assim fez o amigo Ricardo. Tentou a denúncia vazia. E acabou indiciado.

Pecou por excesso de zelo. Copiou dicionário. A parte que lhe interessa. Pra reduzir a questão. Definiu que o pecado. É assunto religioso. É assunto temeroso. Em parte, até, tem razão. Ao arrolar testemunhas. Conforme o casal Adão. Se fosse original. O Ricardo até poderia. Usar o pecado mortal. Induzir ao erro o juiz. Com certeza ele queria. Mais um pecado de fato. E de direito, cometeria. E assim, de pecado em pecado. Na prisão acabaria.

Pecado é transgressão. De preceito religioso. Uma parte do entendimento. Sobre o assunto em comento. Mas pecado também é pena. Ou tristeza, por extensão. Uma lástima, que o nosso amigo. Faça essa confusão. É realmente uma pena. Que merece punição.

O seu pecado foi grave. Que o leva à danação. O pecado original. O pecado do Ricardo. É um pecado mortal. Não foi nenhum pecadilho. Coisa pequena e banal. Posto que assim o fosse. Seria pecado venial. Pecado que não se presta. A soberba imperial.

O pecado é uma palavra. Pode ser um pensamento. Ou um ato consentido. Um desejo, uma tentação. Um assunto mal resolvido. Peca-se até por omissão. De não conhecer o pecado. Apesar de ser Cristão. Mesmo que sem o dolo. Mesmo sem a intenção. O pecado é capital. Quando presente o orgulho. A luxúria e a impureza. A ira, a gula e a inveja. E também a avareza. São sete estes pecados. O pior é a inveja. Partindo dessa premissa. Inclui-se também a preguiça.

De falar do que não sabe. Um desejo de vingança. Atitude de criança. Movido por um impulso. Só me resta uma saída. Pela porta do perdão. Afinal de contas o réu. À luz da lei lá do céu. Também é o meu irmão. Que tentou fazer o mal. Cometendo um pecado. O pecado original. Por isso eu te batizo. Faço aqui o meu juízo. Na pia sacramental. Dando-lhe mais esta chance. De crescer e ser boa gente. Sem querer ser diferente. Pra voltar ao paraíso. Com os quatro dente de siso. E no rosto o aprendizado. De um muito obrigado. E aquele largo sorriso.








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui