Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62180 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50583)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->henry sobel -- 26/07/2003 - 09:59 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RABINO HENRY SOBEL

LEON FREJDA SKLAROWSKY
ESCRITOR, JORNALISTA, ADVOGADO, JUIZ ARBITRAL E DE PAZ

O Rabino Henry Sobel é uma pessoa especial. Faz parte de todos nós, religiosos ou não, porque sabe como ninguém cativar o próximo, trazer um pouco de esperança neste mundo ainda muito perverso e doido, que não conseguiu atingir a idade de ouro espiritual, conquanto, no plano material e científico, o homem ascendeu aos píncaros.
Mas de que adianta a realização material ou económica, se o espírito ainda não foi aprimorado, se o homem não se lembrou de olhar para o alto, para os céus, e enxergar o infinito iluminado pelas estrelas luzidias e dirigir-se ao Altíssimo?
Conheci o Rabino, ainda jovenzinho, na terra bandeirante, quando a garoa era uma constante e ouvia-se o trepidar das carroças, dos ónibus e carros que começavam a se apoderar das ruas estreitas, em lugar dos centenários barulhentos romànticos bondes, e nem sequer o metró cortava os subterràneos, porque a linha norte - sul estava para ser inaugurada, com direito a foguetório e discursos políticos. Naquela época, apenas um punhado de gente corria esbaforida, para o trabalho, para os escritórios, para as fábricas, quando, também jovem, assistia às suas prédicas, ditas com palavras suaves, no português arrevesado, mas gostoso de se ouvir, um falar cantante.
O Rabino, em sua prédica liberal, sem preconceitos, jamais transigindo, porém, com o essencial, com os fundamentos, dá suas mãos a todos os irmãos, porque todos somos irmãos, todos somos filhos de um só pai, porque disse Davi:
"Ele ama a retidão e a justiça; a Terra está cheia de benignidade do Eterno... O Eterno olha lá do céu, vê todos os filhos dos homens. Lá do lugar da Sua habitação, dirige Seu olhar para todos os habitantes da Terra. É Ele quem forma o coração de todos eles, quem considera todas as suas obras" (Salmo 33).
E assim toda a humanidade - pluralidade na unidade e preservação da individualidade - perceberá que é melhor viver de bem com a vida e alegrar-se com as boas coisas e caminhar para sempre com destino ao Eterno, na aliança entre as gerações passadas e futuras.
Isto nos ensina o Rabino, amável e inteligente, que tem sempre uma palavra sábia para quem necessita de tranquilidade e de reta indicação.
Assim,

Não importa que a frivolidade e a inércia desencantem.
Não importa que a angústia se apodere, por segundos, de nossa alma.
Não importa que o esforço e o trabalho nada representem para alguns.
Não importa que poucos maus se sobreponham a muitos bons.

Porque o homem bom vive em todos nós.
Porque a alma luzidia não se apaga jamais.
Porque a estrela cintilante jamais se queima.
Porque a chama da esperança jamais se extingue.

É, por isso, que me solidarizo com o Rabino.
É, por isso, que o Rabino terá sempre o seu lugar no coração das pessoas.
É, por isso, que o Rabino será sempre o guia espiritual das pessoas.
O RABINO É O EXEMPLO DE VIDA, porque sabe, com sua alegria juvenil e carisma, entrelaçar a alma das pessoas, fazê-las sorrir, pensar, caminhar pelas estradas íngremes da vida, saltar os obstáculos, percorrer os vilarejos da alma.



Brasília (DF), 13/08/2000 23:15:45
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui