Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Vida simples (monólogo interior de uma doméstica) -- 28/05/2004 - 11:51 (Isabel Fontes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
6h30 da manhã, o despertador a tocar, o barulho do motor do carro do vizinho, mais um dia de azáfama. Hoje tenho um dia bastante preenchido, na televisão vão dar duas reposições de novelas, e começa a repetição de novo da série “Os Vespas “. Logo para o pequeno almoço tenho o despertar com a Júlia Pinhas, vai lá cantar o Ricardo Miguel, e uma senhora vai contar o desespero que foi ir ao endireita por causa do dedo pequeno do pé esquerdo, vai ser uma manhã excitante. Saí para ir comprar pão de centeio, pois estou de dieta, comprar as revistas da actualidade para me inteirar da vida dos famosos, no caminho encontro a D. Rosalina que me diz que a filha do nosso vizinho do prédio da frente chegou de madrugada num descapotável vermelho com dois homens à frente. Diz ela que são uns cantores que aparecem muito na televisão, e que a rapariga estava toda pintada e trazia a roupa rasgada. Não sei como é que ela tem tempo para ver estas coisas, é o melhor jornal da região. Com a conversa toda tive que ir a correr para casa, já quase que perdia o início da Júlia Pinhas.
12h55, acabou o programa, foi tão emocionante não sei como é que a senhora Maria aguentou o tormento do endireita, ele só puxava, puxava… Toca o telefone, é a Francisca quer que eu lhe vá buscar as crianças à escola, esta minha filha, com tanto trabalho qualquer dia as crianças pensam que a mãe emigrou! Lá terei que pôr a gravar “Os Vespas”. O Manuel hoje não vem almoçar a casa, tem uma reunião com a secretária. Nunca percebi bem estas reuniões, mas de certeza que se passa algo muito grave na empresa pois desde há três meses ele tem reuniões todos os dias, só ao domingo é que lhe dão descanso, coitado do meu homem. Tudo para o bem estar da família. O bacalhau esteve pouco tempo de molho, ainda está salgado, e o sal que me faz inchar não é bom para a dieta. As notícias deste mês de Agosto, venha o diabo e escolha qual delas a pior, um submarino preso no fundo do mar com mais de cem homens, será que não sabem que essas coisas são perigosas! Um prédio enorme em chamas, os bombeiros não conseguiam lá chegar! As casas deviam de ser todas como as da minha aldeia, baixinhas sem ninguém por cima, às vezes até o meu pai tinha dificuldade em andar direito em casa, mas a estatura dele era fora do normal média (1,60m). Ainda me lembro da minha mãe a colocar-lhe compressas de água quente na cabeça sempre que ele se esquecia da altura. Meu Deus, já são quase horas da novela, que cabeça a minha, lá tenho que deixar a loiça para depois, mas antes de ir buscar as crianças, pois o Manuel não gosta de ver nada desarrumado, e ainda tenho que lhe preparar um lanche para mais logo ele ler com o jornal antes do jantar.17 horas, tenho de ir à creche buscar o Bernardo e a Camilinha, espero que estejam logo prontinhos, a outra reposição começa daqui a uma hora. A educadora deles é tão simpática trá-los logo à porta, ela está sempre um pouco nervosa, se calhar sabe que eu tenho de ir a correr para casa por causa da novela. Os meus meninos divertem-se sempre com qualquer coisa, seja com o nosso gato, ou com as minhas plantas, coitadinhos, têm sempre azar quando brincam com as plantas caiem-lhes sempre as folhas. O Manuel chegou mesmo no fim da novela, felizmente tenho tudo pronto para ele se acomodar no cadeirão. Dá-me sempre um beijo quando chega, hoje deu-me dois, deve de ter gostado mais deste lanche, é que eu variei um pouco, em vez de barrar o pão com patê de fígado comprei um frasquinho de caviar, estava em promoção no supermercado. A Francisca veio buscar as crianças, são tão desarrumadas, a sala ficou de pantanas, o Manuel já me fez cara feia, mas o que seria de uma mulher sem o aspirador e um pano de pó? Hoje para o jantar fiz bacalhau com natas, o Manuel adora, a Francisca não quis ficar para jantar, coloquei a mesa e fomos jantar. O dia hoje passou tão de pressa, já passa das 23 horas, limpei a cozinha, também deixei tudo arrumado na sala, só me falta ir fazer a minha higiene antes de ir para a cama. O Manuel já dorme, e parece bem ferrado, coitado deve de estar muito cansado, as reuniões dão cabo dele. Antes de me deitar vou ver a programação para amanhã, só espero ter tempo para conseguir ver “Os Vespas” que gravei hoje antes do programa da Júlia Pinhas, é que amanhã vão lá os tais cantores que vieram de madrugada trazer a filha do meu vizinho a casa, ,já agora quero ver se ela tem bom gosto, e vai lá um senhor que se ia perdendo no metro. Não admira, as coisas hoje em dia estão tão complicadas, a minha vizinha a D. Rosalina diz que hoje em dia andar de autocarro é quase como ir ao cinema, só que o filme varia. Bem vou-me deitar, apagar as luzes antes que o Manuel acorde, ele tem um mau acordar, espero sonhar muito. Boa noite.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui