Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->AMIGOS USINEIROS -- 28/06/2001 - 03:13 (Vera Regina Arco e Flexa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Amigos Usineiros,

Entendo que o Usina é um espaço literário livre onde cada qual escreve o que lhe vai na mente ou na alma , às vezes, por mero passatempo e até mesmo como refúgio de momentos solitários.

Encontramos textos de todas as origens, alguns com excelente qualidade, outros nem tanto mas bem intencionados e sobre os mais diversos assuntos.

A nós, no Usina, nada é vetado já que somos responsáveis por tudo o que dizemos e nele nada nos é proibido. Assim, me sinto à vontade para trazer aos Usineiros de plantão um apelo. Não podemos mais ficar “quedos e moucos” aos destinos de nosso país...

Não temos esse direito pois possuímos a maior das armas – a palavra! Deixar que somente os jornalistas ( já chamados de quarto poder), muitas vezes presos às editorías de seus veículos, se debaterem e lutarem por nós não é correto.

Com os meios que hoje possuímos temos a obrigação de nos engajar, a esses heróis da comunicação, na cobrança de nossos ideais que são dia a dia, ameaçados, violados e achincalhados...

Assim, venho propor à vocês, mesmo aos mais desesperançados e apáticos, que comecem a exercer, cada qual, a sua cidadania. Se o deputado que mereceu seu voto não está honrando a procuração que você outorgou à ele para o representar na Câmara, não se omita, acesse o site www.camara.gov.br, e diga de sua decepção, ou, se for o caso, elogie-o quando entender que atendeu às suas expectativas. São os Deputados Federais os homens que, cheios de empáfia, dizem que representam o povo que o elegeu e que em nome desses eleitores fala e vota...!?!?

Já os Senadores, que representam nossos Estados, também merecem o mesmo tratamento. Censura quando necessário e elogio quando possível. No site do Senado – www.senado.gov.br - você ainda tem a opção de enviar sua mensagens individual ou coletivamente.

Quando o Presidente, o “seu” Fernando, também pisar na bola ( é sua especialidade), e não nos respeitar, o caminho é: pr@planalto.gov.br . Por mais insensíveis que essas “figuras” possam parecer, quando suas caixas postais eletrônicas se abarrotarem, de alguma forma eles se manifestarão.

A opinião pública é o fantasma que os assombra e -com eleições tão próximas - nossa opinião poderá ser fator decisivo, muito embora com raríssimas exceções mereçamos respostas.

Que tal, podemos nos unir e mostrar aos que decidem nossos destinos que estamos atentos... Podemos ampliar esse movimento sugerindo aos nossos amigos extra-Usina que sigam nosso exemplo... Mostremos aos 3 Poderes - o Judiciário não pode e não deve ficar de fora - que o povo não está morto: que tem opinião, que aprova ou não aprova as medidas que adotam e que determinam mudanças em nossas vidas e que temos direito de externar essa opinião.

Essas prévias de IBOP, CNI, CNT e outras siglas não podem representar mais do que as palavras de cidadãos dizendo – diretamente - o que pensam a quem deve ouvir. Eles lá que façam suas estatísticas ... esse é um problema só deles! Espero contar com todos... É hora de deixarmos de ser um número estatístico do IBGE para nos apresentarmos com nossos nomes e sobrenomes!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui