Usina de Letras
Usina de Letras
46 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62329 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50708)

Humor (20054)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140843)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VIIIIITOOOOORIAAAAA!!!! (ou Ciro e Serra machucadinhos) -- 05/08/2002 - 09:59 (Ayra on) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Desculpem-me. Ao comemorar como a um gol do Fla sobre o Vasco da Gama, posso ter desvirtuado minhas intenções. Segue abaixo texto pós-debate do Correio Brazilience sobre o debate.



SUCESSÃO PRESIDENCIAL

Serra apanha de todos e desconta em Ciro



No primeiro debate na TV, Lula tenta passar despercebido. Candidato do PSDB atrapalha-se ao falar do governo e desmente números de Ciro. Garotinho foi o franco-atirador da noite



--------------------------------------------------------------------------------

Alberto Ramos e Denise Rothenburg

Da equipe do Correio

Os candidatos a presidente fizeram ontem o primeiro embate eleitoral na televisão, transmitido pela Rede Bandeirantes. Os primeiros blocos do programa foram marcados pelos ataques de Anthony Garotinho (PSB) a todos os candidatos, principalmente José Serra (PSDB), com quem está tecnicamente empatado, em terceiro lugar, nas pesquisas de intenção de votos.



O candidato do PSB perguntou ao tucano sobre que esperanças ele poderia dar ao povo brasileiro depois que o governo que o apóia deixou a população em situação difícil. Serra disse que representa a si mesmo. ‘‘Eu sou candidato do governo, do meu governo, do governo José Serra, isso deve ficar bem claro’’, respondeu.



Garotinho, na réplica, disse que Serra tinha vergonha de dizer que representa o governo de Fernando Henrique Cardoso. Serra demonstrou irritação. De maneira ríspida, falou que é amigo do presidente da República, mas que sempre deixou claro suas próprias idéias.



Jornalistas também fizeram perguntas aos candidatos. E a pendenga entre Garotinho e Serra continuou. Ao comentar uma pergunta feita anteriormente para Serra sobre o uso político da Polícia Federal, Garotinho provocou: ‘‘Pode ficar tranqüilo, no meu governo a Polícia Federal será usada para prender traficante e não para bisbilhotar.’’ Referia-se a supostos dossiês e espionagem contra os outros candidatos. Serra, por sua vez, respondeu que a polícia carioca, na época do governo Garotinho, não prendeu traficantes: ‘‘Agora, ele vai precisar da Polícia Federal para prender traficantes’’.



Ataque

Depois, Serra partiu para o ataque contra Ciro Gomes (PPS). Respondendo a uma pergunta de Lula sobre comércio exterior, disse que os problemas na economia do país tiveram início quando Ciro era ministro da Fazenda. Serra acusou Ciro de mentir sobre números de sua gestão, como valor de salário mínimo e índice de inflação. O candidato do PPS teve direito de resposta mas não deu resposta objetiva. ‘‘Saber economia é muito importante para não ser enganado em questões econômicas’’, disse.



Serra também acusou Ciro de infidelidade. O tucano lembrou que o candidato do PPS disse, há dois anos, que o ex-senador Antonio Carlos Magalhães, do PFL da Bahia, era ‘‘mais sujo que pau de galinheiro’’ e, hoje, aparece nos jornais ao lado do cacique baiano.



Antes do debate, cada um dos candidatos estudou as fragilidades dos adversários e organizou as pastas levadas para o estúdio da TV. Ciro chegou em São Paulo na véspera do debate. Promoveu inclusive um ensaio com auxiliares no papel de adversários, com perguntas das mais embaraçosas, como, por exemplo, as denuncias contra seu candidato a vice, sindicalista Paulo Pereira da Silva. Mas o assunto não foi abordado.



Serra organizou todas as denúncias envolvendo os aliados de Ciro, como as ligações de José Carlos Martinez com o ex-tesoureiro de Collor, PC Farias. Lula reservou as horas que antecederam ao debate para a família. Em casa, Lula tem muito material guardado. Mas não usou. Apostou suas fichas na imagem moderada que vem construindo. Lula não atacou nenhum adversário’. Apenas falou mal do governo. E criticou a Petrobras for encomendar plataformas de mais de US$ 1 bilhão no exterior.



Entre todos os presidenciáveis, Garotinho foi quem menos teve tempo de preparar-se. Hospitalizado depois da queda de um palanque, durante um comício eleitoral no Rio, o ex-governador e a mulher dele e candidata ao governo estadual, Rosinha Matheus, tiveram alta na manhã de ontem. Do lado de fora da emissora, partidários’ de Serra e Ciro enfrentaram-se na rua. Um militante do PSDB recebeu uma pedrada e a polícia dispersou os manifestantes.





--------------------------------------------------------------------------------

análise da notícia

Vôlei de praia



Rudolfo Lago

Da equipe do Correio



Foi como um louco vôlei de praia onde todo mundo joga contra todo mundo. A situação de cada um nas pesquisas eleitorais definiu a tática utilizada pelos candidatos à Presidência no primeiro debate destas eleições.



Gentil e sorridente, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi o levantador. Diretamente, não atacou ninguém. Sempre que pôde, porém, levantou bolas para que José Serra, do PSDB, as atirasse contra Ciro Gomes, do PPS. E Serra tirou bom proveito das chances que teve de atacar Ciro. O candidato do PPS sai do debate, graças a Serra, como um homem que falta com a verdade e molda à sua conveniência os números reais dos indicadores econômicos.



Serra talvez não contasse, porém, com o fato de que seria eleito o alvo preferencial de Anthony Garotinho, do PSB. Ele busca o terceiro lugar, que hoje está com Serra. Franco-atirador, Garotinho bateu em todos, mas principalmente em Serra. O candidato do PSB saiu de um hospital para o debate. Mas, graças aos seus ataques a Serra e os de Serra contra Ciro, os dois é que saíram ontem da TV Bandeirantes com escoriações.





--------------------------------------------------------------------------------

Frases



‘‘Eu sou candidato do governo, do meu governo, do governo

José Serra’’

José Serra ao ouvir de Garotinho que é o candidato de Fernando Henrique Cardoso.



‘‘O candidato do governo é um brincalhão quando fala em dívida. O governo está deixando o que pra gente, hein, Ciro, hein, Lula?’’

Anthony Garotinho ao comentar resposta de Serra sobre a dívida pública brasileira.





‘‘Garotinho, você é tão puro que vai acabar ficando sozinho’’

Luiz Inácio Lula da Silva comenta resposta em que Garotinho disse preferir concorrer sozinho a fazer coligações.





‘‘Reconciliação é tradição da política e o limite deve ser

o interesse nacional’’

Ciro Gomes respondendo sobre sua coligação com Antonio Carlos Magalhães de quem foi inimigo político.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui