Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Mesa bamba -- 16/07/2003 - 08:54 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um dado importante a considerar quando se elege um bar, restaurante ou qualquer lugar onde haja mesas, é o velho e clássico problema da mesa bamba. Em favor das mesas há que reconhecer que nem sempre o fato ocorre por deficiência delas. Há inúmeros casos de irregularidades no solo, deixando a mesa, por assim dizer, sem ação, à mercê do piso irregular.

Muito se tem escrito e falado a respeito, mas pouco tem sido feito. É o governo que não vê nada disto. São milhões de mesas bambas em todo o país e ninguém se importa, ninguém faz nada.

Falando assim, parece besteira. Afinal de contas o que custa dobrar uma bolacha de chope e calçar o pé mais curto da mesa evitando o seu balanço, tão desagradável e perigoso.

Eu também pensava desta forma até o dia em que vi um senhor todo alinhado, na presença da família passar por vexame nunca imaginado. Quando foi, com a maior boa vontade, desinteresse, honestidade de propósitos e pureza d´alma calçar a mesa que se revelou instável, enganchou a peruca numa saliência não vista. Ficou ali trancado, por alguns instantes condenado à imobilidade. Não sabia o que fazer. Tinha medo de mover-se, mas não podia ficar ali para sempre. Com o passar do tempo entrou em pànico e mexeu com a cabeça, levantando o tampo da mesa, a mesa toda. Naturalmente o efeito não foi o esperado. Não liberou a peruca, e ainda derrubou sobre a esposa e as filhas nada menos que três chopes, dois caldos verdes, uma sopa de cebola - estava frio - uma taça de vinho e ainda três pratos de farinha. Felizmente os pratos de farinha eram pequenos. Para completar, ninguém soube explicar, mas também foram derrubados um sorvete de creme com calda de chocolate e um café expresso com pouco açúcar.

Ao se livrar da situação mais do que inconveniente, foi-se embora deixando a peruca ali pendurada no canto da mesa. O garçom a apanhou com dois garfos, fazendo cara de nojo, como quem pendura um rato pelo rabo. Esta foi apenas uma das muitas situações em que a mesa bamba causou dificuldades. Um acontecimento como este mina a imagem da família, comprometendo toda uma vida de austeridade. Imaginem os vizinhos quando souberam.

Qualquer um poderá lembrar de inúmeras situações em que a mesa bamba causou prejuízos ou desconforto. O prejuízo para a economia com o desperdício de bebidas, comidas e paciência é da ordem de bilhões, drenando assim recursos que poderiam ser carreados para a produção e o emprego.

Há quem fale na chamada maldição da mesa bamba. Segundo a lenda, as propostas de amor ou negócios feitas ao redor de uma mesa bamba não prosperam. Ninguém sabe dizer ao certo, mas é fato conhecido que a sabedoria popular tem sempre um fundo de verdade. Dizem também que a tolerància à mesa bamba - não se preocupar em calçá-la imediatamente - revela uma certa fraqueza de caráter muitas vezes só percebida anos após o fato.

Não sei, isto parece demais. De qualquer forma recomendo atenção. Nunca se sabe.


Escrito em 15.07.2003
___________________________________________________________________
O autor mantém lista de leitores que recebem suas Cronicas assim que são escritas. Para inscrever-se basta enviar mensagem para renato.rossi@terra.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui