Usina de Letras
Usina de Letras
70 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Botecos, bares e assemelhados -- 15/07/2003 - 13:56 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os bares em geral, e os botecos em particular cumprem um importante papel na sociedade judaico cristã ocidental. Na verdade eu não sei dizer se há instituições semelhantes nas demais culturas, mas imagino que sim. Nem que seja para um suco de gergelim, ou talvez algo com bambu ou bosta de vaca. Sei lá.

Quando falo em assemelhados refiro-me a toda uma categoria de estabelecimentos e locais que se dedicam ao sacrossanto serviço de alimentar, dar abrigo e, sobretudo, proporcionar um ambiente para o livre debate de idéias, ou seja, a conversa fiada, talvez a melhor das instituições universais. Ou a mais a universal delas. Não sei, está ficando complicado. No que chamo de assemelhados se incluem os hotéis, bordéis, carrocinhas de cachorro quente, quiosques de coco gelado, quiosques de coco quente, churrasquinhos de gato, entre muitos outros. O importante não é o produto ou o ambiente. O importante é permitir o agrupamento para a conversa, em mesas ou no sentados no meio fio - cordão da calçada como se diz na minha terra. Mesmo em mesas bambas. Não sei dizer se o rapaz do picolé poderia ser enquadrado. Talvez sim, desde que fique parado enquanto o pessoal consome a iguaria. Pensando bem, não sei não. Se ele puder, vamos ter que considerar também o pipoqueiro. Que seja.

Na realidade é um múltiplo papel que envolve o campo das artes em suas diferentes manifestações, a ciência em campos variados, a discussão política, inúmeros serviços à comunidade e a solução de problemas os mais variados.

Evidentemente que os botecos tem seu lado terapêutico e são capazes de curar as dores de cotovelo mais renitentes e ainda acomodam bem crises agudas de chatice. No boteco pode tudo. Curas variadas são lá praticadas, sobretudo as que envolvem o coração. Isto sem cateteres nem desfribriladores.

Os bares, botecos e assemelhados, constituem o grande foro das discussões nacionais e internacionais. Nos botecos se exerce a verdadeira democracia e todos têm o direito de opinar, conquanto paguem suas contas. Não raro nem isto é necessário, posto que o crediário foi ali inventado e com ele a inadimplência.

Bem, naturalmente que o boteco é uma entidade capaz de resolver todos os problemas do mundo, incluindo aí a fome do país, a dívida externa, o estacionamento do Setor Comercial Sul e a dificuldade em achar empregada que durma no trabalho, entre tantas outras mazelas que nos afligem.

Os botecos ensejam tratados sobre o alcoolismo, o tabagismo e a legislação aplicável, incluindo aí a separação de clientes. Nas discussões por certo surgirá o que imagino seja o chamado contraditório, tão caro aos advogados e ainda mais aos clientes. Nem todos é claro, pois há os que, tendo amigos advogados deviam ser por eles processados, menos pela inadimplência e mais pela cara de pau.

Mas isto também há de ser discutido nos botecos, foro privilegiado para todo argumento e questão.


Escrito em 14.07.2003

___________________________________________________________________
O autor mantém lista de leitores que recebem suas Cronicas assim que são escritas. Para inscrever-se basta enviar mensagem para renato.rossi@terra.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui