Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->TODO DIA ELE FAZ SEMPRE TUDO IGUAL -- 14/07/2003 - 17:48 (Maria Luiza Kuhn) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

TODO DIA ELE FAZ SEMPRE TUDO IGUAL....


"Todo o dia ele faz sempre tudo igual: Me sacode às seis horas da manhã, me sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã". Letra da música do Chico Buarque, acho que da mesma época em que escrevia as suas mais famosas metáforas de cunho político para se referir à ditadura . Neste caso, ele desnuda a rotina de um dia que começa, mesmo que de forma carinhosa: Me beija com a boca de hortelã.... É então de se perguntar: Como lidar com a rotina, se ela já está estigmatizada como a grande vilã dos relacionamentos, das vidas que se tornam meio sem graça?
É de se perguntar também, porque no reverso, que estranho sentimento interno nos faz levantar todos os dias, ir ao trabalho, cuidar da casa, dos filhos, ir a escola, fazer a feira, ir ao super, ao banco...
As crianças com mais facilidade reclamam às vezes para levantar cedo e ir a escola, mas quem de nós já não teve que brigar ferreamente para não sucumbir e ficar na cama num dia de inverno e deixar o mundo rolar, o emprego, as contas, as compras...
Que estranha energia faz o mundo girar. Que estranhas e singulares motivações nos fazem levantar todos os dias e viver.
Só acreditando que estamos mesmo todos conectados: a Natureza, a noite, o dia, a água, a terra , o ar.
Vamos brincar de mais perguntas?
Se um dia o ar resolvesse fazer greve?
Se num dia de inverno, o sol resolvesse ficar de cama e dormisse por várias noites?
Se a água num dia qualquer acordasse em fase de rebeldia adolescente e se escondesse todinha?
Se a argila morresse de ciúme da areia e ficasse de uma só vez como ela?
Aí viria o dia de greve das árvores. Queriam todas trocar de roupa no mesmo dia. Roupa nova, da moda e de grife, de preferência.
Nunca paramos para pensar sobre coisas que são tão obvias como o ar. Nem precisamos acreditar que o ar é oxigênio, ele está aí assim mesmo. Também se não estivesse, mesmo que por um só dia, acabava-se a vida.
Rotina é coisa chata. É preciso todos os dias ligar um motorzinho interno e sair à luta, mesmo quando nossa mais verdadeira vontade é ficarmos escondidos embaixo das cobertas, quando é bem verdade, mesmo que uma verdade estúpida, feliz de quem tem cobertas.
Por outro lado a rotina, esta vilã, é também uma zona de conforto para os nossos dias.
Desafiador mesmo é encontrar o equilíbrio para que a necessária e reconfortante rotina de cada dia não se torne um fardo por si só.
Para a natureza eu digo como o Chico: Todo o dia ela faz sempre tudo igual....
Deixa-a fazer tudo igual.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui