Usina de Letras
Usina de Letras
172 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50594)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUITO GATOS! -- 13/07/2003 - 13:15 (Lílian Maial) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUITO GATOS!

por Lílian Maial


O funcionalismo público anda realmente desacreditado.
Muito se faz, pouco aparece e, sabe como é, "cria fama, deita na cama". E assim vamos levando a vida dura, de muito trabalho, com a pecha (que certamente nossos antecessores criaram) de que apenas se coloca o paletó ou casaco na cadeira e vira abelha, ou seja, voa e faz cera.
A nova administração municipal do Rio de Janeiro acabou com salas e divisórias. Agora, modernizados, todos trabalham sem segredos, uns sabem o que os outros fazem, todos se vêem. Um andar inteiro de mesas, cadeiras, terminais de micro, pontos de rede, copiadoras e muito telefone. O barulho chega a ser, por vezes, ensurdecedor. Contudo, o clima de camaradagem e solidariedade aumentou visivelmente.
Muito bem, o nível de exigência também cresceu. As tarefas são cobradas com menor prazo para conclusão, as reuniões de ajustes e planejamentos são mais frequentes, enfim, o controle aumentou e o cerco se fechou. Há mais limpeza, mais presteza, mais eficiência e efetividade.

Dia desses, por coincidência uma sexta-feira treze, saía eu já tarde do prédio anexo à prefeitura, onde funciona a Secretaria de Administração, quando percebi que estava basicamente sozinha. Um frio percorreu a espinha, pois estava tudo deserto e escuro, apenas o caminho iluminado pelas làmpadas do chão viradas para cima, que fazem "aparecer" o prédio visto de longe.
Olhei ao redor e vi somente um casal acomodado (nem tanto) num banquinho ali perto, aproveitando o escurinho para umas trocas agoniadas de beijos, e uma pessoa que vinha em direção contrária, encolhido no casaco longo, escondendo-se do frio e sei lá mais do quê.
Precisava atravessar o imenso pátio, até chegar no ponto de táxi, lá do lado de fora dos portões. O trajeto circundava o prédio, mas, apesar dos portões e das grades, não oferecia muita segurança a quem ali transitava, ainda mais por ser aberto ao público, como corte de caminho, um atalho para a distante estação do metró.
Tomei coragem e apertei o passo, embrulhada no casaco e na gola alta da blusa, quase que enfiada dentro da roupa, como se isso garantisse alguma proteção adicional.
Ao virar a primeira esquina do edifício, deparei-me com vários pontos brilhantes, próximos ao chão, todos em minha direção, estáticos. Parei de pronto, assustada, quando observei que tais pontos brilhantes se moviam rapidamente.
Imóvel, gelei.
A respiração acelerou, o medo tomou conta da razão.
Os pontinhos brilhantes pararam, embora ainda se mantivessem vivos.
Notei que alguns sumiam e voltavam a aparecer.
A curiosidade foi se aproximando do pavor, a ponto de conseguir dar mais uns passos na direção do pátio maior, de onde partiam as pequenas luzes.
Nisso, um carro lá longe fez uma curva e seus faróis iluminaram, por instantes, o local onde tudo acontecia. E qual não foi minha surpresa! Eram gatos! Sim, olhos de gatos os tais pontos brilhantes. Mas muitos gatos. Incontáveis gatos!
Ao mesmo tempo que senti alívio, um macabro pensamento passou-me pela cabeça:
- E se os gatos, mais de vinte, resolvessem me atacar ali? Eram tantos... eu não teria chances. Ainda bem que não raciocinam e não são predadores. Ao menos não de seres humanos.
De súbito invadiu-me novo terror.
Eles estavam placidamente sentados com as patas dianteiras esticadas, peito ereto, acomodados sobre as patas traseiras, e com o rabinho colocado de lado, em pose solene e muito ameaçadora.
Eles acompanharam todo o trajeto que eu fazia, e me seguiam a cada movimento.
Não sei como consegui andar. As pernas pesavam feito chumbo e eu só queria sair dali.

Um mau cheiro terrível de fezes de gato tomou conta do ambiente.
Percebi que havia muito mais gatos nas imediações.
Aparentemente eles saíam durante o dia, caçavam, buscavam alimento, e retornavam à noite, para um lugar seguro e aconchegante para dormir.

Comecei a prestar atenção, enquanto andava, naquelas figuras postadas na escadaria do prédio da PREVI-RIO, por onde agora eu passava. Pareciam estátuas. Tinha gato de tudo quanto era cor, tamanho e estado de espírito. Tinha gato risonho, com cara de boa gente, mas tinha gato sisudo, parecendo meio genioso, tipo "cão chupando manga". Sorri sozinha, imaginando um gato-cão. Bem que chamei, em pensamento, por alguns cães, mas meu chamado não foi atendido.
Verifiquei que também tinha muito gatinho filhotinho, e vi umas duas gatas prenhas. Uma verdadeira comunidade. Coisa de prefeitura mesmo... ...agradar às comunidades. Vai ver por isso nunca afastaram os gatos dali, afinal, não cairia bem junto à Sociedade Protetora dos Animais que a Prefeitura desse sumiço a indefesos gatinhos...

Nesse ponto, já me sentia menos amedrontada com a gataria, percebi que eles não estavam em clima de animosidade comigo, apenas acompanhando minhas atividades de transeunte em pànico. Alguns até arriscaram (gatos gostam de arriscar) um sorrisinho.
A todo o momento, eu só pensava que, de repente, poderia ouvir algum miado-brado do gato-comandante, assim do tipo: atacaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrr!!!
Mas até que não, os bichanos estavam em paz.
Aos poucos, foram-se virando para seus afazeres noturnos, seus cantinhos para dormir e deixaram que eu passasse.

Peguei o táxi e já comecei a imaginar uma crónica, pois o tema era muito interessante: Gatos na Prefeitura! Alguém poderia achar que Richard Gere nos fazia alguma visita, ou que Brad Pitt pretendia um empréstimo, ou, quem sabe ainda, que Marcelo Antony ou alguns outros artistas Globais tivessem feito concurso público...

Ah, essa minha imaginação...

Mas eu juro que vi tudo isso acontecer, juro!

Sorte deles que ainda está bem longe do Carnaval...






Rio de Janeiro, 12 de julho de 2003.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui