Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta p/o amigo João de Freitas Pereira -- 20/04/2003 - 18:03 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Verdades e Enganos do Amigo João de Freitas Pereira


Admiro os textos do amigo João de Freitas, notadamente quando ele se coloca contra determinados vícios, como o tabagismo, por exemplo. Respeito, portanto, e obviamente, suas opiniões; e, do mesmo jeito, não concordo com alguns de seus pressupostos.

Um deles, por exemplo, refere-se ao seu entendimento sobre a existência de Deus, em artigo publicado nesta data. Num ponto ele tem razão: A verdade sobre a existência de Deus é evidente por si mesma. Basta, para tanto, olhar à nossa volta os encantos da nossa mãe natureza e a própria complexidade do ser humamno. As cores, as formas e o brilho das coisas e dos animais. A correlação existente entre eles. As nascentes dos rios, que descem as serras ao encontro do mar, deixando um rastro de vida e beleza Às margens por onde passal.

Tudo de errado e de ruim que acontece cá na terra, infelizmente, é por culpa do homem. Justo aquele que mais deveria preservar a natureza, que é a razão de sua própria existência. Parece que o diabo existe para isso. Para se contrapor à obra divina. Uma contraposição às avessas, posto que não traz nenhum benefício para o homem. Ao contrário. Só tem trazido guerras, poluição e sofrimento.

Não vejo necessidade de comprovar a existência de Deus. E acho, inclusive, inoportuna a polêmica ser levantada na época da Páscoa. Da Ressurreição de Cristo. Até porque, as questões de fé não se confundem com as terrenas. É um engano raciocinar nesses dois níveis, como se as premissas e conclusões pudessem encontrar suporte lógico adequado.

Depois, mais importante do que saber ou provar se Deus existe ou não, é seguir os Seus ensinamentos, deixados cá na terra por Cristo. Aos cristãos, de modo geral, não interessa a autoria do texto. Se o conteúdo estiver correto, por que não adotá-lo?

Quando agente gosta de um livro, não se está, necessariamente, gostando do autor. Que deve ter outros livros menos interessantes. Mas aquele conteúdo falou dentro de nosso coração. E assim é o caminho da fé. O caminho está traçado. Não há que discutir quem preparou o asfalto.

Isto parece até coisa do anticristo. Que já escrevi algo a respeito. E que volto a insistir no tema.


O texto na íntegra está em /Artigos e Ensaios.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui