Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63337 )
Cartas ( 21353)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10716)
Erótico (13596)
Frases (51863)
Humor (20198)
Infantil (5631)
Infanto Juvenil (4968)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141349)
Redação (3361)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6370)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Redação-->UNIDADE VIII — MÃOS NÃO LAVADAS -- 11/07/2002 - 05:56 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Enquanto ele falava, um fariseu lhe pediu para que fosse jantar em sua casa; e tendo Jesus ido lá, se pôs à mesa. — E o fariseu começou, então, a dizer consigo mesmo: Por que não lavou ele as mãos antes de jantar? — Mas o Senhor lhe disse: Vocês, fariseus, têm grande cuidado em limpar por fora o copo e o prato; mas o interior de seus corações está cheio de rapinas e de iniqüidades. Insensatos é o que são! Quem fez o que está fora não fez também o de dentro?

(Lucas, XI: 37-40.)




Pesquise, reflita e responda:


1. Por que era importante para o fariseu lavar as mãos antes da refeição?
2. Por que Jesus não lavou as mãos?
3. Que rapinas e perversidades podem encher os corações?
4. Qual é a importância de se cuidar do interior?
5. Devemos concluir que Jesus admitia desleixo com o exterior?
6. Como proceder para se ter uma vida regrada segundo os ensinamentos de Jesus?




Leitura complementar



JESUS CARACTERIZA A PERFEIÇÃO


Vocês aprenderam que se disse: Vocês amarão a seu próximo e odiarão a seu inimigo. E, quanto a mim, eu lhes digo: “Amem a seus inimigos; pratiquem o bem aos que os odeiam e roguem pelos que os perseguem e os caluniam”; a fim de que sejam os filhos de seu Pai, que está nos céus, que faz erguer seu sol sobre bons e sobre os maus, e faz chover sobre os justos e os injustos; — pois, se vocês amam apenas aos que os amam, que recompensa terão? Os publicanos não fazem isso também? — E se vocês saudarem apenas a seus irmãos, que fazem nisso a mais que os outros? Os pagãos não fazem isso também? Portanto, sejam vocês perfeitos como é perfeito o seu Pai que está nos céus.

(Mateus, V: 43-48.)




Teoria



ESTADO NATURAL


O estado de natureza é a infância da humanidade e o ponto de partida do seu desenvolvimento intelectual e moral. Sendo o homem perfectível e trazendo em si o germe de sua melhoria, de modo algum foi ele destinado a viver perpetuamente no estado de natureza, como também não foi destinado a viver perpetuamente na infância; o estado de natureza é transitório; o homem sai dele através do progresso e da civilização. A lei natural, ao contrário, rege a humanidade toda, e o homem vai melhorando-se à medida que a vai compreendendo melhor e praticando melhor essa lei.

(O Livro dos Espíritos, 776.)




Meditação



1. Pode o homem retrogradar para o estado de natureza?
2. Extrai o homem de si a força do progresso, ou bem constitui o progresso apenas o produto de uma aprendizagem?
3. Segue sempre o aperfeiçoamento da humanidade uma caminhada progressiva e lenta?
4. A perversidade do homem é imensa; não parece que ele caminha para trás em vez de avançar, ao menos do ponto de vista moral?
5. Qual é o maior obstáculo ao progresso?

(O Livro dos Espíritos, 778, 779, 783, 784, 785.)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui