Usina de Letras
Usina de Letras
282 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS CRÉDULOS -- 04/08/2002 - 00:35 (MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS CRÉDULOS







Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas





O articulista, Cláudio de Moura Castro, no seu Ponto de Vista, na Veja, edição 1.762, de 31 de julho último, em artigo intitulado «Livrai-nos dos crédulos» foi ao cerne da questão, ao tocar na raiz de um grande mal que padece a maioria dos seres humanos, que é a propensão a crer, falha psicológica, que produz o adormecimento temporário da mente.



A causa real dessa propensão a crer é própria da pessoa que não pensa.



Enfatiza-se no artigo «nossa sociedade deve preparar melhor as pessoas para que elas não tomem o falso pelo verdadeiro».



Essa é uma questão básica na formação dos seres desde a tenra idade, em vista da orientação defeituosa que a criança recebe quando não é iniciada no uso das faculdades de sua inteligência, para que possa discernir, por si mesma, o real do irreal, o verdadeiro do falso, o sensato do absurdo, consentindo-se, ao contrário, que sua mente seja tomada pelas crenças, de fácil assimilação.



Essa credulidade leva à insegurança e torna o indivíduo vulnerável, se constituindo numa presa fácil par os espertalhões que se valem da boa-fé alheia para tirar proveito próprio, muitas vezes, usando de técnicas espúrias como a promessa, a ameaça e a apresentação de soluções simplórias para os problemas.



Hoje, o número de informações que nos chegam de vários meios, como a tv, a internet, livros, revistas e jornais é enorme e cada vez mais difícil de se constatar a sua veracidade ou não, portanto, por questão de defesa e precaução, a mente tem que estar sempre alerta e atenta, para filtrar essa avalanche de dados que nos chegam, daí a necessidade urgente de pensar que também é refletir, raciocinar, selecionar, a fim de se separar o joio do trigo.



E esse preparo se consegue através do estudo, do desenvolvimento de um senso crítico, enfim, uma capacitação da inteligência para contrapor essa propensão.



Nossas escolas deveriam ensinar o educando a desenvolver suas potencialidades mentais, principalmente, a faculdade de pensar que lhe permitirá escolher dentre as coisas que lhe são oferecidas, a melhor, a verdadeira, a útil, a lícita e a justa.

O homem que pensa com liberdade não é vulnerável às fraquezas e se fortalece na busca do bem e no empenho de ajudar o próximo.



Haveremos, com o estudo e o saber, de debelar essa mazela e num curto espaço de tempo deixarmos de ser crédulos e nos tornamos seres que vêem no saber a solução real para os problemas humanos.

________________________

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui