Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Pensamentos publicados em vários repositórios -- 05/03/2001 - 20:18 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


PENSAMENTOS
(Extraídos de trabalhos de minha autoria e publicados em vários repositórios)

Leon Frejda Szklarowsky

1. Ninguém é vazio bastante que não tenha o que dizer. Todos os seres têm dentro de si algo significativo para transmitir.

2. A transformação do homem bélico no homem pacífico é um imperativo, que se impõe neste novo século e milênio que tanto prometem, mercê das conquistas e proezas no campo científico

3. A consciência humana dever estar alerta para a degradação da natureza, sem, porém, tornar o homem escravo de suas próprias limitações, com restrições descabidas e demagógicas.

4. Pode-se não gostar da história, mas não se pode ignorá-la

5. E, então, acredito, sim, na grande virada da civilização. Sou otimista. Sou um grande sonhador, com os pés na realidade. E sabem por que? Porque vejo em toda parte, em todos os cantos do País, em todos os cantões do mundo, em todos os lugares, onde haja seres humanos, pessoas simples, letradas, ricas, pobres, remediadas ou, simplesmente, seres humanos, que querem viver, trabalhar, realizar, criar, enfim, gravar sua presença na Terra, com seus feitos, não importam quais, pois todos temos uma missão a cumprir, desde o agricultor que semeia a terra, o varredor que varre o chão, a mãe que amamenta e acalenta o filho, o pescador que singra os mares, o escultor que cinzela a pedra bruta, o escritor que cria, o poeta que encanta o espírito, o músico que no eleva e conduz ao Senhor do Universo e tantos e tantos anônimos trabalhadores e obreiros que forjam as condições de vida para todos.

6. A responsabilidade do bom profissional é muito grande e, quando este consegue transmitir a mensagem, é sinal de que atingiu o objetivo.

7. O Brasil está consciente de suas responsabilidades ambientais e ecológicas.

8. O homem é o único ser vivente que pode transformar e modificar a realidade em que vive, de forma consciente. E, por isso, mesmo tudo pode ser transformado, como demonstrou o gênio de Lavoisier. Nada é impossível.
Cabe à elite pensante fazer a grande guinada da história, neste novo século e início de um novo milênio da era vulgar.

9. Estamos no momento crucial da história humana, jamais igualado a nenhum outro, em que a revolução científica e tecnológica atingiu os píncaros mas ainda não o suficiente. E o espírito? Este, sem dúvida, ainda engatinha na solidão e na escuridão à espera da verdadeira redenção. A moral e a ética, nem se diga!
10. POR QUE TANTA PRESSA, SE O TEMPO É APENAS UMA PARTE DA ETERNIDADE QUE NUNCA COMEÇA, NUNCA TERMINA

11. Felizmente, os homens estão tomando juízo e já se vêem os intocáveis serem perturbados no alto de seus tronos, o que até, há pouco, era impensável.

12. Vivo Trabalhando
e Trabalho Vivendo

13. Deve o Brasil, mais do que nunca, preocupar-se com suas riquezas naturais e estar preparado para a grande revolução do século XXI, advinda das recentíssimas descobertas científicas.

14. Leis existem aos milhares. Basta serem bem aplicadas. Não é necessário encherem-se os baús com novos diplomas, falando a mesma língua, sob pena de não serem levadas a sério. Aprimorem-se as já existentes.

15. E a eternidade do homem, na Terra, traduz-se pelo que ele faz, marcando sua passagem, de forma indelével e notável, quando se trata de seres humanos predestinados aos grandes feitos.

16. É inconcebível que, na alvorada de novo milênio da era vulgar, com descobertas científicas inimagináveis, ainda haja guerras religiosas, raciais e de opiniões e os homens de todos os credos, cor, origem e formação não se dêem as mãos e entrelacem suas almas e pensamentos, numa só vontade: paz e felicidade para toda a família humana, reconhecendo a sentença bíblica e a de todas as religiões de que Deus é eterno e será reconhecido Rei de todo o Universo e Um só será seu Nome e reinará para sempre

17. Pode-se não gostar da História, mas não se pode ignorá-la.

18. É inconcebível que se não respeite a liberdade de cada um ser o que é ou seguir seu próprio caminho

19. O tempo é apenas uma parte da eternidade que nunca começa, nunca termina

20. A vida é o bem mais precioso do ser humano, mas a vida sem liberdade não tem qualquer significado, nem dignidade. A liberdade, porém, não se confunde com a licenciosidade

21. Para os seres humanos do novo milênio, o tempo e o espaço são conceitos inexistentes e totalmente superados na era da cibernética. A fraternidade entre os homens está na razão direta da comunicação.
22. Eu acredito na Internet como veículo de intercomunicação entre os seres humanos, numa nova era de solidariedade e comunhão.

23. O obscurantismo consegue impedir a caminhada ou o progresso do homem, por algum tempo, mas não para sempre

24. Escrevi o que penso, mas não penso no que escrevi( a propósito do tema sobre a vida e a morte ).

25. A lei espelha o comportamento e a consciência social de um povo e de uma época e deve-se comungar com as novas realidades e tendências que despontam, para não se afastar de vez do homem e fenecer solitária.

26. A realidade visível e a realidade invisível coexistem, em plena harmonia, por isso que relembro as palavras de um grande sábio, que, com sabedoria e sensibilidade, proclamou: “ quando se planta uma semente, nunca se sabe até onde os brotos vão se espalhar”. E, então, arremato, que assim elas jamais perecerão!

27. Por que estamos aqui? O que fazemos ? Com certeza, o homem tem uma missão a cumprir. Nada existe por acaso. Do contrário, nada teria sentido. Negar alguma coisa é admitir sua existência, porque absurdo é negar o nada.

28. JUSTIÇA
Poder Judiciário: esteio do Estado de Direito.
Sem ele, a democracia claudica!
Sem ele, a liberdade se extingue!
Sem ele, o direito não passa de flatus vocis
29. SER JUIZ
Ser juiz é ser bom, quando necessário.
Ser justo, sempre.
Ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade.
Ser solidário com o inocente.
Ser duro com o infrator.

30. O verdadeiro direito é aquele que anda de mãos dadas com a justiça social e com a realidade.

31. Cada época há de lhe legar os sinais do passado, que marcarão para sempre sua vida e servir-lhe-ão de guia na escuridão das angústias.

32. A maior riqueza do homem reside no espírito e sua fonte habita as grandes obras.

33. Não julguemos o próximo pelos rumores que correm, antes de nos inteirarmos do assunto.

34. Não devem os governos dos homens julgar os idosos, os inativos, os enfermos, que nada mais podem dar, neste momento, senão seu amor, sua experiência e relembrar seus feitos, impondo-lhes sacrifícios insuportáveis, como se fossem eles os causadores da desgraça gerada por quem lhes não deu causa.


35. O direito informatizado é o direito do futuro no presente.

36. A INFORMÁTICA, COMO AS GRANDES DESCOBERTAS E A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E ESPIRITUAL , DESBRAVAM UMA NOVA ERA PARA A HUMANIDADE: O INGRESSO NA IDADE DE OURO ESPIRITUAL E MORAL ! A COMUNHÃO DA HUMANIDADE ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO.

37. A SÍNDROME DO RACISMO É TÃO NEFASTA QUANTO O PRÓPRIO RACISMO!

38. E assim toda a humanidade - pluralidade na unidade e preservação da individualidade - perceberá que é melhor viver de bem com a vida e alegrar-se com as boas coisas e caminhar para sempre com destino ao Eterno, na aliança entre as gerações passadas e futuras.

39. Pena que o progresso espiritual e moral não tenha acompanhado o progresso material e científico. Mas, na verdade, acredito que o homem desbaste a pedra bruta e ainda se regozijará com seus irmãos, porque não distingo entre os seres humanos. Somos todos irmãos e iguais, provindos do mesmo pai, porque Deus é um só e um só o homem. Não há deuses. Há Deus. Não há homens. Há homem.

40. DEUS

Com o estudo das diversas tradições religiosas, fácil é concluir-se que a essência das coisas é a mesma em todas as religiões e consciências, não importa o tempo, nem o espaço, variando apenas a forma e os caminhos do percurso, convolando o pensamento de que Deus é um e um só é o homem ou a pluralidade na unidade – essa Energia infinita e desconhecida, mas presente em tudo.

Assim entendo Deus.
Assim entendo a visão holística do universo.
Assim entendo o mundo em que vivemos.
Assim entendo o passado, presente e futuro.
Assim entendo a eternidade.
Assim entendo o infinito.

41. A verdade é que cada época há de legar ao homem os sinais do passado, que marcarão para sempre sua vida e servir-lhe-ão de guia na escuridão das angústias e na cruzada do porvir. As gerações, sucedendo-se e alimentando-se umas às outras.

42. A VIDA

A vida, uma pequena caminhada, pela Terra.
A vida, um salto rápido, por este mundo.
A vida, o prelúdio da morte, que, certamente, não é o fim.
A vida, o antecedente necessário de um mundo melhor.
A vida, o caminho de comunicação entre o homem e o desconhecido.
A vida, o caminho da purificação, se bem vivida.

O corpo, quando invólucro de uma alma sublime,
O corpo, quando invólucro de uma alma pura,
O corpo, quando invólucro de uma alma limpa,
O corpo, quando invólucro de uma alma iluminada,
O corpo, quando invólucro de uma alma luzidia,
O corpo, quando invólucro de uma alma em estado de graça,

Não perece jamais.
Não desaparece.

Apenas se transforma,
Apenas se movimenta.

43. Se todos se pusessem a pensar sobre os momentos que vivem e o que têm feito e o que devem fazer, concluiriam que a vida - esta passagem efêmera por este planeta - tem um significado maior que o de mera estada material. Talvez assim os acontecimentos ruins não ocorressem. Tudo enfim é uma grande incógnita.

44. A realidade visível e a realidade invisível coexistem, em perfeita harmonia!

45. Não importa que a frivolidade e a inércia desencantem.
Não importa que a angústia se apodere, por segundos, de nossa alma. Não importa que o esforço e o trabalho nada representem para alguns.
Não importa que poucos maus se sobreponham a muitos bons.

Porque o homem bom vive em todos nós.
Porque a alma luzidia não se apaga jamais.
Porque a estrela cintilante jamais se queima.
Porque a chama da esperança jamais se extingue,

46. De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num só pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR.

47. O homem é o único ser vivente que pode transformar e modificar a realidade em que vive, de forma consciente. por isso mesmo, tudo pode ser transformado. Nada é impossível.

48. De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar.

49. De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino, o hino da liberdade.

50. De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver.

51. De repente, os homens lembram-se da maior dádiva que possuem: a vida.

52. O CASAMENTO

Quão doce é o casamento!
Quão doce, a união entre o homem e a mulher!
53. O homem não vive só, é um ser gregário, que estende a mão ao outro, fita seus olhos no infinito, à procura de algo que lhe está bem próximo - o outro ser.

54. MULHER

colaboradora graciosa do homem, a fonte primeira de sua inspiração e o traço de união entre os seres humanos,

a suprema deusa,
a suprema princesa,
a acalentar o homem altaneiro,
com sua ternura,
com seu amor,
com sua doçura,
com seu calor!

55. A natureza é sábia. Dotou o homem da capacidade incomensurável de superar as situações infinitamente adversas.

56. O verdadeiro amor, que une o homem e a mulher, para todo o sempre, nem o vendaval da tristeza ou da adversidade consegue quebrar. Quando o amor é puro, o calor e a luz destes dois seres jamais se apagarão.

57. DEUS EXISTE
Porque estou presente!
Por que tu estás também,
Por que Ele é onisciente!

58. Năo pense que aquele que um dia se tornaria seu rei e seu escravo se esqueceria de que vocę um dia foi formosa e bela, mas continua tăo formosa e bela, que nem o tempo apaga, nem a distância separa.

59. Năo pense que o céu distante năo vę, com suas luzes cintilantes, que vocę caminha, faceira, e lhe faz inveja.

60. O Estado, cumprindo a ordem constitucional, deverá oferecer proteção não só às manifestações das culturas populares indígenas e afro-brasileiras, como também às de outros grupos que contribuem para o processo da nacionalidade.

61. As pesquisas, as experiências e o trabalho científico, que visam aprimorar as condições de vida do homem na Terra, devem ser estimuladas e não barradas, porque o obscurantismo consegue impedir a caminhada do homem, por algum tempo, mas não para sempre.

62. A coexistência entre os seres humanos é fundamental, para sua sobrevivência digna e reta. As Escrituras também o dizem, quando está escrito: "Ele ama a retidão e a justiça; a Terra está cheia de benignidade do Eterno... O Eterno olha lá do céu, vê todos os filhos dos homens. Lá do lugar da Sua habitação, dirige Seu olhar para todos os habitantes da Terra. É Ele quem forma o coração de todos eles, quem considera todas as suas obras" (Salmo 33 ).

63. Se todos se pusessem a pensar nos momentos que vive e o que tem feito e o que deve fazer, concluiriam que a vida - esta passagem efêmera por este planeta - tem um significado maior que o de mera estada material. Talvez assim os acontecimentos ruins não ocorressem. Tudo enfim é uma grande incógnita.

64. É indiscutível que a geração de empregos, esta sim, revitalizará o processo econômico e, sem dúvida, diminuirá o exército de famintos e miseráveis, que apenas buscam o trabalho, para sua sobrevivência.

65. O desemprego que hoje atormenta milhões de pessoas, sem qualquer perspectiva, poderá desaparecer, se o homem realmente tomar consciência de que é melhor viver para o bem, aproveitando todo o seu tempo, para as boas coisas, e enterrando o egocentrismo e o egoísmo para sempre.

66. O bem mais precioso do universo é a vida. E o homem, sem dúvida. Mas os bens mais preciosos do homem constituem o amor e a amizade, a relação ser humano - ser humano, seu maior capital.

67. O direito é criado, para o homem e não este para ele, como de resto todas as coisas. Tudo existe para e em função do homem. Imagine-se o universo sem o ser humano ou um seu semelhante! Que seria? Que vão não haveria? Seria como um corpo sem alma. Uma vida sem a substância. Um perfume sem a essência! Um frasco sem o líquido.

68. A paz dos túmulos é o final dos tempos, porque onde não há liberdade não há vida consciente. A tirania fecha o ciclo da vida.

69. É inconcebível que, neste fim de século e alvorada de novo milênio da era vulgar, com descobertas científicas inimagináveis, ainda haja guerras religiosas, raciais e de opiniões e os homens de todos os credos, cor, origem e formação não se dêem as mãos e entrelacem suas almas e pensamentos, numa só vontade: paz e felicidade para toda a família humana, reconhecendo a sentença bíblica e a de todas as religiões de que Deus é eterno e será reconhecido Rei de todo o Universo e Um só será seu Nome e reinará para sempre

70. Quando a vida humana, bem mais precioso entre todos os demais, nada mais vale, é sinal de que o homem deve parar e fazer profunda reflexão, porque chegou ao fundo do abismo e há que se repensar o sentido de todas as coisas!

71. Não se fale de direitos humanos apenas de criminosos, porque, modernamente, há que se lembrar da nova ciência - a vitimologia, em favor da vítima e de sua família. Pugnar pelos direitos humanos desses malfeitores, olvidando-se as vítimas, significa apostar, cada vez mais, no massacre de pessoas indefesas, que não mais têm em quem confiar.

72. Os estadistas e os economistas modernos apenas se preocupam com o saneamento econômico, como se este fosse a grande novidade e a panacéia do século, capaz de dirimir todos os insucessos da sociedade, em grande parte devidos à desenfreada corrupção e à insensibilidade dos que detêm o poder.

73. O ser humano é o centro de tudo. Nada importa a não ser o seu bem estar.


74. Alegria e felicidade, onde estais, que tanto vos procuro?

ATUALIZADO EM 5 de março de 2001.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui