Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Sebastiana voltou pra casa com uma cesta básica -- 07/07/2003 - 19:09 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Sebastiana mora em Caruaru e hoje está feliz. Nada especial, apenas vai melhorar o cardápio dos meninos por conta de uma cesta básica recebida do Governo. Além do feijão e do arroz corriqueiros, acrescentasse-a leite em pó, biscoito, chocolate e goiabada. Sim, goiabada, coisa fina, raro na mesa de Sebastiana. Ela esta feliz por isso. Garantiu alimentos para mais quarenta dias.
Ela faz parte do Programa Fome Zero, bem como do Programa Dignidade Zero.
O tão festejado programa governamental, que poderá levar Lula a concorrer ao Nobel da Paz (vejam só!), tem o grande objetivo de levar cestas básicas aos carentes, como Sebastiana. Não serão cestas, mas o valor em dinheiro, para que os beneficiados possam escolher onde e o que comprar. Já encontraram um meio para que esse dinheiro acabe nas mãos daqueles que sempre surrupiaram o dinheiro público.
Com este projeto nunca chegaremos a ter um país de primeiro mundo. O objetivo de levar três refeições para a mesa do brasileiro é louvável; mas com um povo ignorante como o nosso, vai estimular a preguiça, o ócio. Não existe contrapartida para receber a cesta, basta ser pobre. Ninguém percebeu que Sebastiana carrega um vazio enorme por entre os dentes, uma sequência apodrecida focalizada pela càmara de televisão local. Sebastiana assinou o protocolo de recebimento da cesta, aliás não assinou colocou o polegar no quadrinho reservado para quem é analfabeto. Houve uma certa demora, coisa pouca, afinal ela não sabia direito mexer com almofada.
E assim Sebastiana voltou pra casa com sua goiabada para seus meninos, que mal sabem ler e estão esperando o inicio das aulas na escola pública estadual. Mas Sebastiana está feliz, afinal no mês que vem haverá outra cesta, outra goiabada, sem muito esforço. Do jeito que vai seus filhos terão a mesma sorte: dentes podres a assinatura com almofada.
Sebastiana vive na faixa humana em que noção de dignidade não existe. O importante é ter o que comer e não se acredita em mais nada, além de Deus. Ela elogiou o Presidente, mas agradeceu a Deus em primeiro lugar. Esse Deus que fica lá no céu mandando cestas básicas ao povo pobre. O Deus conformado, que só exige orações. O Deus de sempre. O Deus brasileiro. Sebastiana tem opinião e deseja a Lula muita saúde e felicidade. É um "homi bão!".
Mal sabe Sebastiana que ela não tem acesso a mais nenhum luxo além da goiabada, justamente porque até Fernando Henrique todos os Governos adotaram medidas assistencialistas. Ela é cria desta forma de governar. O Governo Lula está cercado de ex pobres ( inclusive ele) que sabem que a política Fome Zero não resolve nada. É como capinar tiririca: depois de desbastada, ela renasce com mais força. Todo paliativo ilude até passar o efeito. Cercam o Presidente militantes sociais que conhecem a realidade brasileira profundamente e me espanta que apoiem sem ressalvas o Programa Fome Zero. Alguns protestam, mas são qualificados de radicais.
Infelizmente o PT está tentando agradar e segue pelo caminho do populismo; que sempre acaba em confusão. Atacar os problemas que é bom nada. Reforma política, tributária e providenciaria são medonhamente impopulares, mas é o remédio amargo que gera cara feia e demora, mas que resolve.
É Sebastiana, por mim a senhora ficaria sem sua cestinha, assim quem sabe quando a fome batesse a senhora e seus beneficiados lutariam pelos seus direitos, por uma escola de qualidade, por melhores hospitais e seus filhos teriam dentes sadios. É senhoras e senhores, minha proposta é extremamente descolorida, sem resultados fáceis e breves.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui