Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Santa, valeu a pena? -- 20/01/2003 - 13:17 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Santa, valeu a pena?

Eu bem que podia ficar quieto, mas não aguento.
Ontem o Papa João Paulo II canonizou a primeira santa brasileira. Em manchete do Diário de Pernambuco, abaixo do jogão na Ilha, está o seguinte: Papa canoniza Madre Paulina perante 20 mil no Vaticano. Assim, sem virgula, e abaixo da fotografia do Presindente - confesso ateu - pedindo benção do Pontífice.
Eu não vou discutir a santidade da Madre, creio ter sido uma mulher brilhante. Muito menos duvidar dos milagres a Ela atribuídos, afinal creio em milagres. O que me deixa indignado é a falta do Zé... o Zé Ninguém; o da Silva; de Souza; o Bastião; o Moraes...etc. Nem mesmo as pessoas que lutaram para provar a santidade da Madre, puderam participar da solenidade. Caso quisessem, que comprassem suas passagens e fossem. A igreja não dispunha de verbas para o Zé; aquele que contribui todo o ano com seu dízimo, e quando o padre pede mais, dá o que não tem. Para Ele, não seria possível.
Dos vinte mil que lá estavam, eu não ví o Zé. Estavam os Senhores, as Autoridades, os Amigos ricos de alguém importante. Só faltaram o Putim, Sharom, Arafat; mas Fernando e Ruth marcaram suas presenças; porém o Zé...
Eu achei uma enorme falta de sensibilidade política dos gurus dos presidenciáveis, não terem aproveitado esta oportunidade única. Imaginemos os candidatos, menos o Eneas, na fila para beijar a mão do Papa. Já sei: não foram pois iria causar constrangimento para o que beijasse a mão por último, ficaria feio na manchete "candidato tal beijou por último a mão de Sua Santidade". Qual seria o critério para a fila? Idade, altura, condição financeira... Até chegarem a um consenso, levaria uma semana e os fiéis ficariam mais um tempo sem sua Santa. Entenderam o porque da exclusão de Eneas? Não! Eu explico: em todos os critérios acima ele ficaria por último, mas aí falaria, falaria, falaria...
Agora que temos uma Santa, tudo vai mudar. Ela, já que é Santa, vai se dedicar mais às causas brasileiras. Antes mesmo de ser canonizada, uma enxurrada de pedidos se acumulavam na caixa de correspondência, ou coisa do gênero, da Santa. O que mais se pediu, segundo fontes altamente confiáveis, é que venha o Penta. Logo após a canonização, Garotinho acendeu uma vela pedindo pela queda de Lula; FHC fez o mesmo. Eu, por sua vez, pedi que a Santa não leve a gente muito a sério. Sugeri que inicialmente Ela selecione os nosso pedidos, assim daquele jeito que aprendeu por aqui. Ela bem sabe como brasileiro é. Duvido que alguém pediu por mais emprego, não somente emprego, mas emprego com trabalho; dureza, levantar cedo, cumprir horário, batalhar. Se é pra mudar, vá devagar, com cuidado, pois a Senhora sabe como a gente é: Dorival demais.
Durante o processo de canonização, foram gastos cerca de R$ 1.200.000,00, isso mesmo. Pelas minhas contas rápidas, dariam 50.000 cestas básicas; duzentas casas populares; duzentos lotes de terra; etc. A Santa Madre Igreja Zé, aquele que não foi à festa. Vejam senhores como se conseguem fundos rápido, quando a causa é justa. O que é um cidadão passando fome diante de uma Santa? Ora, fome sempre existiu, e, desse jeito, sempre vai existir; mas santos, santos não. Com mais uns cinco milhões teremos o Santo Padre Cicero e Santo Padre José de Anchieta. Vamos lá, meu povo! Ó Zé, deixe de comer sua picanha, economize na escola, compre genérico; mas acima de tudo ajude sua igreja. Afinal, seria um sacrilégio derreter o ouro santo, para gastar com o processo de canonização; ainda mais agora, que muito dinheiro esta sendo usado para o pagamento de indenizações das vítimas dos padres pedófilos.
A minha boca grande ainda vai me causar problemas, mas eu tenho certeza que os Santos nem queriam serem Santos, e Madre Paulina, se pudesse, desceria de onde esta e distribuiria toda a riqueza das igrejas, incluindo evangélicos, espiritas e demais. Com certeza milhões de humanos ficariam melhor. Mas que doidice! Não irmãos, se os lideres religiosos seguissem o exemplo de Jesus, já teriam vendido até os pregos das grandes construções e destinado à caridade.
No dia que isso acontecer eu volto para a igreja. Salve Madre Paulina.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui