Usina de Letras
Usina de Letras
253 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->COMO ORAR COM O TERÇO -- 09/03/2007 - 11:44 (ANTONIO LUIZ MACÊDO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COMO ORAR COM O TERÇO
Antonio Luiz Macêdo

Quem não gosta de assistir a um bom filme? Daqueles que têm um enredo genial, paisagens que evocam serenidade e paz, atrizes e atores que desempenham magnificamente os seus personagens e encantam o público... Além de um fundo musical que arrepia, faz bater mais forte o coração, mexendo nas emoções e sentimentos mais profundos. Um filme que casa com a música; uma música que foi feita para aquele filme. E é assim mesmo. Quando as cenas estão gravadas, o compositor entra em ação. A música é composta em frações. Ao final, está ali na tela as belas imagens acompanhadas de um fundo musical maravilhoso.

Assim é a oração com o terço. Para começar, não se trata de uma oração Mariana, mas de uma oração Cristocêntrica. Sabe por quê? Jesus Cristo é o centro da oração do terço.

Muitas pessoas criticam-no por ser uma oração repetitiva e, por isso mesmo, cansativa, que dá sono (está aí um ótimo remédio pra quem sofre de insônia!). O terço se torna repetitivo porque você está rezando de maneira incorreta. Está fixando e concentrando toda a sua atenção nas Ave-Marias e nos Pai-Nosso. Não é assim. Como no filme que nós descrevemos acima, eles constituem o fundo musical da sua oração. Você perguntará: “Por acaso existe filme sem roteiro, atores e atrizes, imagens, apenas com a música?” Claro que não. “E onde estão o roteiro, os atores, as atrizes, as imagens, a conclusão? O filme tem começo, meio e fim.” Você tem razão. É isto que vamos explicar agora.

Quando eu falei que o terço é uma oração Cristocêntrica, é que durante a sua recitação o mais importante são as imagens, as cenas, o enredo da vida de Jesus. Nós denominamos os Mistérios. Mistério não se entende: aceita-se e acolhe-se no coração. Mas podemos defini-lo como uma realidade escondida. É contemplando os mistérios da vida de Cristo, tendo como pano de fundo as Ave-Marias e o Pai-Nosso, que a oração se completa e é vivificada. Reveste-se de uma nova roupagem, e a repetitividade não mais é notada.

Existem quatro mistérios a serem contemplados em dias determinados. Os mistérios GOZOZOS, sábado e segunda-feira; mistérios LUMINOSOS, quinta-feira; mistérios DOLOROSOS, terça e sexta-feira; mistérios GLORIOSOS, domingo e quarta-feira.

MISTÉRIOS GOZOZOS
1º Anunciação do Anjo 2º Visitação a Isabel 3º Nascimento de Jesus 4º Apresentação de Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora 5º Perda e Encontro do Menino Jesus no Templo.

MISTÉRIOS LUMINOSOS
1º O Batismo de Jesus 2º As bodas de Caná 3º O anúncio do Reino e a conversão 4º Transfiguração de Jesus 5º Instituição da Eucaristia

MISTÉRIOS DOLOROSOS
1º A Agonia de Jesus 2º A flagelação 3° A coroação de espinhos 4º Jesus a caminho do Calvário 5º Morte de Jesus
MISTÉRIOS GLORIOSOS
1º Ressurreição de Jesus 2º Ascensão ao céu 3º Vinda do Espírito Santo 4º Assunção de Nossa Senhora 5º Coroação de Nossa Senhora no céu

Eis o filme completo. Agora é só treinar. O fundo musical é um complemento do filme. As dez Ave-Marias e o Pai-Nosso simbolizam o fundo musical do terço. O essencial é a contemplação dos mistérios. Enquanto reza, imagina aquela cena. Jesus sendo flagelado, atado a um poste, onde pedaços de sua carne caem ao chão ensopado de sangue, que depois sua mãe vai enxugar. Foi apenas um exemplo simples. Assim se faz com cada mistério.

Concluindo: Maria bem sabe que o centro do terço é o Cristo. E cada boca que pronuncia uma Ave-Maria é o seu louvor ao Salvador - louvor do coração de Mãe, para seu filho Jesus.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui