Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10350)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Como morrer bem -- 05/07/2003 - 15:59 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Eu hoje estou preguiçoso. Não tive inspiração para outra coisa a não ser este relato, uma miséria de um dia de minha semana, cuja rotina foi quebrada pela morte de um motorista de ónibus. Embarquei no mesmo carro de todo o dia. Fiquei surpreso ao me deparar com uma cara nova no volante. Eu já estava habituado àquele motorista bigodudo, "gente boa", que sempre facilitara minhas paradas. Ele tinha o dom para a profissão, era gentil, atencioso com todos, prestativo; enfim, aquilo que falta para muitos profissionais: vocação.
Sim, como eu ia escrevendo, o bigode não estava. Os demais também comentaram na surdina sua ausência; até que um sabe tudo cochichou que ele morrera, vítima de um infarto, no dia anterior. "Foi de repente, coisa do coração. Estava em casa e pum!"
Dois fatos a respeito da morte: morreu logo após o expediente e no seu dia de folga, e mais: no final do mês! Vejam que exemplo. Um detalhe soprado mais tarde pelo mesmo sabe tudo me causou ainda maior impressão: ele morreu em casa, após o jantar, limpo e deitado na sua cama. Nem os familiares perturbou. Eta homem bom!
A morte é conclusão de tudo, embora se viva com a doce ilusão de que ela não exista. Um dia ela chega. É cruel, implacável, pum! Diante de tal fato vivemos um constante vai e volta, rodando feito barata tonta e quando acordamos fechamos os olhos. Ela nos pega se surpresa. Poucas vezes ela chega após o jantar com banho tomado.
Morre bem significa necessariamente viver bem. A morte boa é construída durante o tempo em que aproveitamos nossas oportunidades. Elas surgem, às pencas, mas aproveitamos uma, no máximo duas. Isso é claro pelo fato de associarmos felicidade com dinheiro. A oportunidade pode estar num volante de ónibus, num cabo de vassoura, numa sala ampla ou numa casa de prostituição. É fundamental não associar-mos felicidade com ilusão. Felicidade é uma vida comum, que não significa ostracismo. Tudo pode ser complexo e simples ao mesmo tempo, depende de quem observa. Com certeza nosso motorista via de forma simples e honesta.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui