Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O mais urbano de todos -- 05/07/2003 - 15:58 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Se alguém me perguntar qual a coisa mais urbana que existe, eu não titubeio na resposta: é o metró. Nada é mais urbano que o metró. Eu adoro ficar na estação Sé olhando àquele alvoroço todo. Trens, trens não ( trem é diferente), metrós, se cruzando pelas várias vias, cima baixo, baixo cima, uma confusão, uma maravilha! Urbano! Urbano! Urbano! Ótimo!
Aos que acham cidade grande estressante, certamente discordam de minhas colocações. Minha paixão por São Paulo, e seu caos, iniciou quando lá estive as dois anos. Tempos duros, de flor e dor; mas tempos de paixão, que hoje se tornaram saudade.
Eu nasci e vivi grande parte de minha vida em cidades pequenas, coisa de dez mil habitantes, onde se conhecia todas as ruas, todas as pessoas e miudezas em geral. Cidades sem teatro, cinema, grandes acontecimentos. Enfim, sem cultura alguma. Me perdoem os interioranos, mas hoje eu penso assim.
Naqueles tempos eu sonhei com o mundo da televisão, tudo longe, inalcansável. Ao me defrontar com Recife jurei detestar aquele amontoado de concreto. Mas sou tão falso que fiquei cheio de remorsos de minha jura. Encontrei o mundo da televisão diante de meus olhos. Em pouco tempo assentei e estava feliz. Embora Recife seja diferente de São Paulo, foi meu preparatório para a capital paulista. O treino me fez entender os meandros de uma capital. Coisas como coletivo, bairros, vale-transporte, ticket alimentação, apartamento, seguranças, favelas, etc, e o metró, é claro. Foi muito fácil me adequar na maior cidade da América Latina . O grande defeito de São Paulo é não ter o mar. Com mar seria a melhor cidade do mundo.
Como em todo a relação, onde às vezes da vontade de mandar para o espaço a pessoa amada, já tive com São Paulo. Senti toda sua crueldade, fome e desencantos. Mas por lá existe uma magia que não sei muito bem explicar o que é . Cada bairro tem uma estória, cada canto um encanto e uma dor.
Eu sou urbano, gosto da cidade. Creio piamente que não voltarei para cidades menores. Eu não vivi noutros lugares como jovem enamorado que tem a primeira relação e não enxerga outra coisa a sua frente. Com o tempo talvez me apaixone por outra, mas por ora São Paulo é o meu amor. Recife me tem pois tem o mar, e o mar é maior. O dia que o mar perder a atração deixo Recife.
Mas morar em Pernambuco é por demais gratificante. Recife tem todos os atributos das melhores capitais, acrescendo o seu litoral encantador. O metró daqui é complicado, raramente me utilizo dele. Está mal construído e é devagar demais. Mas em alguns momentos lembra a Sé. Ai me surgem uma alegria interior, uma certeza de que como o metró não me fixei por aqui.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui