Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Em pé de guerra -- 03/07/2003 - 18:13 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Minha esposa arranjou uma inimiga, daquelas que marcam para sempre. Me confidenciou hoje no café da manhã. E o motivo fora fantástico: a senhora se sentiu enganada por minha esposa não ter-lhe contado que não era sua primeira gravidez. Ela não revelou que fora vítima de um aborto espontàneo a alguns anos.
Estranhei a história, como o amigo deve estar estranhando também o motivo para uma inimizade dessa ordem. Mas logo minha esposa esclareceu.
Existe uma prática mística para cura de entorses e distensões em que uma mulher grávida puxa o pé do lesionado e a cura é imediata. Para surtir efeito tem que ser a primeira gravidez. Isso mesmo, a mulher gravida de primeira vez, sem nenhum aborto, puxa o pé do machucado e pronto!
A discórdia toda surgiu quando a vizinha perguntou a minha esposa se era o primeiro filho. Ela prontamente respondeu que sim. Logo a senhora pediu o favor dela puxar o pé "demitido" do marido. Prestativa, minha companheira executou o ritual.
O homem não melhorou, o que causou desconfiança em nossa vizinha. A mulher foi à campo e descobriu toda a verdade. Enganada espalhou pelo bairro que iria à desforra.
A principio pareceu-me engraçado, mas logo vi que era muito sério. Eu sempre respeitei as crendices, mesmo que intimamente caia na gargalhada. Em todas as classes sociais existem crenças. É o reflexo de nossa busca pelo outro lado da vida. Dentre as populações pobres tomam conta do cotidiano, assumindo usos e costumes, tomando ares fundamentalistas, como minha vizinha.
Assim está o povo pobre: querendo ser respeitado. Todos nos precisamos compreender o ser humano para manter-mos boas relações sociais. Quem respeita as crenças alheias encontra um manancial enorme de conhecimento a ser explorado; conhecimentos que nos levam à descobertas, como vimos ao longo da história. Esnobar do conhecimento popular não é uma boa idéia, pode trazer prejuízos enormes. Vejam os danos causados por aqueles que ridicularizam idéias novas, como foi a do mundo redondo, teoria da relatividade, viagem interplanetárias, televisão, etc. Medicina é pródiga em exemplos. Desacreditar o desconhecido é sinónimo de ignorància, pois este desconhecido pode se tornar verdade e aí ficamos com a cara no chão, como ficaram tantos doutos ao longo do tempo.
Tomei a decisão de ir até a minha vizinha para esclarecer o mal entendido. Além de manter a política de boa vizinhança, é melhor não correr o risco, afinal ela pode conhecer algum feitiço e ferrar a gente. Já estou procurando grávidas de primeira viagem, sem abortos, para compensar o deslize involuntário de minha esposa.
Com a confusão descobri que leite materno de mulher, que tenha tido menina, é bom para dor de ouvido. Acreditas?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui