Usina de Letras
Usina de Letras
260 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Festa na repartição -- 18/04/2004 - 05:41 (CARLOS CUNHA / o poeta sem limites) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





Festa na repartição


Eu era um funcionário da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e trabalhava na XXIII Delegacia de Ensino na cidade de Mogi das Cruzes.
Lembro-me com clareza das primeiras horas daquele dia de trabalho. Nelas o funcionário mais antigo da repartição debochava e fazia todos rirem com as suas tiradas irônicas sobre uma medida que tinha sido aprovada, há alguns dias, e naquela manhã estava sendo colocada em prática: O uso obrigatório de crachá por todos os funcionários.
Ele gargalhava e ridicularizava enquanto falava sobre o crachá que teria de usar, pela primeira vez, depois de trinta anos de trabalho. Estava claro que se sentia aviltado, mas não assumia o quanto estava ofendido.
O seu nariz vermelho e grande tremia como se fosse um radar das suas mágoas. Sardônico e carregado de ironia em suas palavras comentava uma falha em seu nome impresso no crachá:

- Meu nome é João Cardoso de Souza Filho e aqui só colocaram JOÃO CARDOSO SOUZA FILHO. Cadê o “DE”... Cadê? Eu me nego a usar esta porcaria. Não vou usar isto assim.

E os companheiros deliravam com as caçoadas do pobre e velho João Cardoso.

- Oficialização, um outro funcionário disse essa palavra com ênfase e logo depois esboçou o sentido desse pensamento:
- Somos escachados já há bastante tempo. Vários governos passaram e sempre houve o escachamento. Agora nesse daqui temos que reconhecer a existência de trabalho e organização. Até que enfim surgiu um governante sério (*) que escacha, mas oficializa o escachamento.

Entre as gargalhadas que todos davam alguem falou sardonicamente e também em tom de caçoada:

- Se o crachá for usado na hora do almoço tem uma gratificação de 10% em nosso salário e se o colocarmos no pijama pra dormir ganhamos adicional noturno. Da direito de andar de trem pago, ônibus pago, bicicleta pago.

E a balburdia generalizou-se.
Aquele governo havia tentado facilitar o reconhecimento dos funcionários que trabalhavam para ele e era por isso ridicularizado. Estariam aquelas pessoas sendo injustas com os seus governantes em seus julgamentos?
A explicação é uma só:

“Toda medida tomada por um governo atuante - seja ela justa, interessante, sadia ou não – sempre é motivo para festa dos funcionários descontentes com o salário que percebem. Eles não conseguem ser profissionais e desconhecem método e funcionamento. São agrupamentos de servidores descontentes e desorganizados que em tudo encontram motivos para festejar e não produzir”.

(*) Mario Covas, governador do estado quando essa medida foi tomada.




CARLOS CUNHA





Visite a página do autor clicando aqui

CARLOS CUNHA/o poeta sem limites

dacunha_jp@hotmail.com











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui