Usina de Letras
Usina de Letras
203 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Proposta de Mudanças. Conheça -- 30/07/2002 - 15:53 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


PRIMEIRA MINUTA DA PROPOSTA CONTENDO SUGESTÕES PARA MELHORIA DO SITE USINA DE LETRAS - ELABORAÇÃO E M 22 DE JANEIRO DE 2002







Trata-se, neste expediente, de proposta no sentido de introduzir algumas mudanças no site USINA DE LETRAS visando agregar-lhe maior qualidade, seja no que se refere aos aspectos operacionais do sistema (acesso, uso e funcionalidade) seja no que tange aos seus objetivos, missões e propósitos últimos de fomentar o gosto pela prática da cultura literária, notadamente a brasileira, a partir do estabelecimento de canais de publicação e divulgação de textos e obras literárias, produzidas pelos usuários do sistema, bem como pela discussão e intercâmbio de conhecimento literário, de modo geral, entre seus participantes e a sociedade organizada como um todo.



Esta proposta, vale dizer, é resultado da observação e da experiência até aqui acumulada pelos usuários do sistema, que identificaram algumas disfunções ou pequenas inadequações que, se realinhadas na direção correta, emprestará, sem sombra de dúvidas, maior abrangência e alcance das finalidades a que se propõe o Usina de Letras, conforme ideário consubstanciado em sua proposta original.



É, portanto, um trabalho coletivo, que contou com a participação, direta ou indireta, de todos os usuários do site, uns mais, outros menos, mas que, ao seu final, reflete, de certa forma, a média superior da opinião do grupo.



A forma de apresentação desta proposta será a mais objetiva possível, identificando numericamente cada sugestão, a fim de permitir novas e eventuais críticas a respeito, até o prazo final para tanto, que se expira no próximo dia 31 de janeiro do ano em curso, findo o qual, a minuta será refeita na sua forma definitiva e encaminhada para os responsáveis pela página, a quem caberá decidir pelo acolhimento das medidas ora propostas.



Ao final da apresentação de todas as sugestões, contidas nesta proposta, apresentaremos o conjunto de justificativas que nos levaram a optar por este ou aquele caminho, na condução de nossos trabalhos.



Cabe lembrar, finalmente, que eventuais críticas ou novas sugestões poderão ser encaminhadas, até o dia 30 de janeiro de 2002, para o nosso “ponto de encontro”, no endereço “CARTAS”, conforme combinado. Passemos, em seguida às sugestões propostas.



Sugestão 01 – Glossário de Gêneros ou Categorias, com respectivas definições, que deverá substituir a atual listagem utilizada pelo site. As definições servirão de base para a área técnica melhor adequar a composição do combo-box e deverão estar inseridas nas normas esclarecedoras das mudanças que forem implementadas.



ARTIGOS – composição em prosa ou texto argumentativo que trata de assuntos de natureza, geralmente, não ficcional. Trabalho completo e que exprime a opinião de quem o escreve, que expõe e defende seu ponto de vista a respeito do assunto, de caráter geral ou específico. Caminha na mesma direção do editorial da imprensa escrita. O artigo dispensa a linguagem empolada. Opiniões sobre fatos econômicos, sociais ou políticos. Temas controversos, em geral: aborto, pena de morte, segurança pública, etc...



CONTOS - Narrativa breve e concisa, contendo um só conflito, desenvolvido em espaço, geralmente, limitado a um ambiente, unidade de tempo e número restrito de personagens. Historietas ou fábulas, também chamadas de “short story”. Narração alegórica. A ação do conto concentra-se normalmente numa personagem ou grupo de personagens, que podem ser animais ou seres humanos, fictícios ou não, explorando situações de conflitos, de comicidade ou de paródia.



CRÕNICA – Texto narrativo, desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de acontecimento ou situações de permanente interesse humano. E gênero literário que busca ultrapassar, pelo tratamento artístico, o que é racionalmente deduzido dos fatos ou idéias da atualidade, do quotidiano, do político e do social..



CARTAS - Para os fins deste site é o espaço ou o endereço destinado à troca de mensagens escritas, de caráter individual ou coletivo, de temática livre e diversificada. Troca de notícias, avisos, lembretes, opiniões pessoais, comentários, etc...



CRÍTICA LITERÁRIA – Espaço destinado às opiniões, impressões e críticas sobre literatura de modo geral, teoria, crítica e hermenêutica literária. Escola literárias, autores, obras, etc, à luz da opinião de seus freqüentadores ou, até mesmo, parafraseando críticos literários com quem se guarde estreita afinidade. Site de caráter discursivo e didático.





CAFÉ COM LETRAS – (Bate-Papo) – Este espaço é destinado à livre troca de idéias, maior conhecimento a aproximação entre os usineiros, troca de impressões sobre poesias, e assuntos literários e literatura em geral, comentários e críticas diversas, troca de experiência, entre outros, de forma mais descontraída e amigável possível.



(A definir a forma: chat ou newsgroups, conforme as possibilidades técnicas dos responsáveis pelo site, levando em conta às justificativas, a respeito, apresentadas no final da proposta.)



ENSAIOS - Relato dissertativo sobre determinada experiência ou assunto, geralmente mais curto do que um Tratado. Em sentido literário, são escritos em prosa, de natureza analítica, dissertativa ou interpretativa sobre determinado assunto, que se explora em caráter provisório, carecendo de desenvolvimento e de confronto de novas idéias para se chegar a validade ou a conclusão dos pensamentos ali expostos.



ERÓTICA – Arte ou doutrina de tendência a se ocupar ou de exaltar o sexo em literatura. Seção que acolhe os textos relativos ao amor e aos estados de paixão (Eros) evidenciados. Abrange os subgêneros da paródia, da anedota, da poesia, do conto, da crônica erótica e das produções afins.



FRASES – Para os fins deste site, local para publicação e divulgação de frases com conteúdo sapiencial, sintético, proverbial, axiomática, própria da paremiologia (provérbios, prolóquios ou pensamentos, originais ou não, de autoria própria ou de terceiros).



HUMOR – Textos que envolvem a facilidade de perceber ou expressar a comicidade, em geral, a graça e a jocosidade sobre temas diversos do quotidiano. Piadas. Anedotas. Fina ironia.



INFANTO-JUVENIL – Seção para acolher textos literários como poemas, histórias, piadas e todo tipo de produção destinada ao público infanto-juvenil. Os textos deverão indicar a leitura para duas faixas etárias, a saber: textos para o público infantil, pertencentes à faixa etária entre 05 e 06 a 10 e 11 anos de idade. E, para o público infantil, na faixa etária compreendida entre 12 a 17 anos de idade.



LITERATURA DE CORDEL – Composição literária popular, típica da região nordeste do Brasil, escritas em versão poética, em quintilhas ou sextilhas na forma como foi explorada pelos cantadores daquela região. Entram na composição as histórias, lendas, poesias narrativas, paródias, sátiras, relatos e biografias, narradas ao gosto popular. (O nome Cordel advém do fato de que os folhetos contendo as composições na sua origem eram vendidos em feiras livres, pendurados em varais de cordão ou barbante).



LETRAS DE MÚSICAS – Espaço destinado ao arquivamento e à divulgação de composições escritas de poemas destinados a serem musicados por profissionais ou amadores da arte musical.



MONOGRAFIAS E DISSERTAÇÕES – Trabalhos escritos em estilo dissertativo , detalhados, documentados, e elaborados dentro dos princípios básicos da pesquisa e da metodologia científica, sobe tema previamente definido.



NOVIDADES LITERÁRIAS – Espaço destinado a promoção e o apoio aos usineiros no tocante às novidades de leituras, títulos, recensões ou resumos de livros novos ou já publicados, de sua autoria ou de terceiros, nos vários domínios literários, a título de informação, conhecimento, debate e divulgação.



PEÇAS DE TEATRO – Espaço destinado a promover a escrita de peças de teatro, inclusive o monólogo, abrindo espaço espaços para dar ao dramaturgo a possibilidade de divulgação via internet de sua obra. (Monólogo, aqui entendido, como sendo a peça escrita em que o próprio autor, ou seu personagem, procura expressar os pensamentos, as lutas e os conflitos de ordem existencial e espiritual, sobre a temática humana.



POESIAS – Composição poética , em versos livres (e/ou providos de rimas) cujo conteúdo apresenta uma visão emocional e/ou conceitual na abordagem de idéias, estados de alma, sentimentos, impressões subjetivas, quase sempre imagéticas. (que se exprime por imagens)

Abrange todos os gêneros: lírico, dramático, epopéico. E todos os estilos: clássico, moderno, modernista, cubo-futurista, surrealista.



POESIA – HAICAIS – Espaço destinado à publicação de poesias denominada Haicais, ou seja, poesia de origem japonesa , surgida no Século XVI, composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que, geralmente, tem como tema a natureza ou as estações do ano.





ROTEIRO DE FILMES OU NOVELAS – Espaço destinado a publicação de roteiros de filmes e novelas e, também, para discussão e troca de experiências a respeito. Endereço apropriado para descobrir e divulgar talentos ou habilidades específicas.





ROMANCE – Obra narrativa, escrita em linguagem romântica, em prosa ou em verso, mais ou menos longa, na qual se narram fatos imaginários, às vezes inspirados em histórias reais, cujo centro de interesse pode estar no relato da aventura. Neste espaço, há a possibilidade de o autor divulgar tanto o romance pronto, como a partir dos capítulos que forem sendo elaborados.



TESES/TRATADOS – Obra que expõe de forma didática um ou vários assuntos a respeito de uma ciência ou arte, onde se apresentam resultados e conclusões de trabalhos de pesquisa em determinada matéria com proposições que se sustentam na elaboração e defesa de temas diversos para fins de obtenção de título de doutorado em instituições de ensino de nível superior.



JUSTIFICATIVAS ACERCA DAS SUGESTÕES DE NÚMERO 01.



A retirada do endereço Discurso foi realizada em face de sua ambigüidade. Todo texto escrito, a rigor, é um discurso. Mesmo raciocínio aplica-se à exclusão do endereço Redação. Monólogo é forma de Peça de Teatro. Por isso lá está incluído. O endereço Textos Jurídicos não tem razão de ser no Usina de Letras., site destinado à Literatura. O texto jurídico, dependendo de sua forma, como, aliás, qualquer texto de qualquer profissão, terá seu endereço adequado: Artigos,/teses, etc, conforme o caso, razão pela qual foi, também, retirado. No seu lugar, criamos o endereço denominado Crítica Literária, melhor adequado e que estava fazendo falta. O endereço Poesia, está subdividido por duas razões: primeiro, porque é o endereço de maior volume de obras. Segundo, porque há diferenças específicas entre a poesia típica japonesa que, inclusive, tem muitos adeptos e, desse modo, poderão encontra o endereço próprio para suas publicações, sem causar superprodução no endereço destinados às poesias, de modo geral. O endereço Novidades Literárias, pela própria definição, justifica sua criação. Com relação ao endereço Café com Letras, não há que falar da necessidade do mesmo. Apenas, deixamos para decidir quanto à forma: Ou do tipo sala de bate-papo, o conhecido Chat, ou o Usenet Newsgropus. Isto porque, segundo fomos informados, há vantagens e desvantagens a serem consideradas. No Chat haverá a dificuldade de encontros em determinados horários. Algumas pessoas só estariam disponíveis à noite, outras em outros horários, e assim por diante, o que invalidaria a proposta de conversação, ao mesmo tempo, entre todos os participantes. No grupo de recebidos por todos tal como as respostas. Desse modo, independente de horário, todos participam de todos os assuntos. Há sugestão para que se crie este grupo junto a Yahoo. O assunto fica a critério dos responsáveis pelo site. No e-groups, a vantagem é que todos os e-mails enviados para o grupo são de conhecimento de todos, Inclusive as respostas.





Sugestão 02 – PLACAR – Há necessidade de definir e divulgar a periodicidade ideal de levantamento de dados e respectiva divulgação, a respeito do posicionamento de cada usineiro, em relação à produção literária, aos autores e aos textos mais lidos. Além disso, faz-se necessário inserir o critério de qualidade, definindo critérios e periodicidade. Nossa sugestão caminha na direção seguinte: Todo mês, escolhem-se os cinco textos mais lidos, de cada categoria ou gênero literário. Ao final de três meses, os textos são submetidos à um processo de votação opcional, pelo grupo, com prazo determinado. Do resultado da votação, selecionam-se os três melhores classificados, em cada categoria ou gênero literários. Estes classificados serão, oportunamente, objeto de premiações, conforme sugestão a respeito contida nesta proposta.



Sugestão 03 – Criar os prêmios denominados “Usina de Letras em Ouro”, “Usina de Letras em Prata” e “Usina de Letras em Bronze”, para premiar, respectivamente, os primeiros, segundos e terceiros colocados, por período, em cada categoria ou gênero literário. Os prêmios poderão ser em dinheiro (a ser estabelecido a forma de origem dos recursos), em dicionários, em gramática, em livros de literatura, em passeios, passagens de avião e, até, quem sabe, num futuro próximo, impressão em livros coletivos ou individuais das obras premiadas.



Sugestão 04 – Elaborar, ou atualizar, as Normas do Site, contendo as mudanças realizadas, orientações para uso adequado do sistema, proibições (como, por exemplo, publicar propaganda comercial no “Quadro de Avisos”, Palavrões em excesso, superposição de textos, isto é, publicar poesias no lugar de artigos, por exemplo, e outros assuntos correlatos. Das normas deverão constar, ainda, um código de ética a ser observado pelos participantes, sob pena de advertências individuais, públicas e até exclusão do site. Enfim, todas as normas de operacionalização, acesso, uso e disciplina do grupo.



Sugestão 05 – Mudanças no espaço destinado à apresentação do currículo. Entendemos que este espaço não vem sendo utilizado pela grande maioria dos usuários do sistema. É um espaço ocioso que precisa ser melhor aproveitado. Nossa sugestão é a de que o local permaneça para quem quiser colocar o seu currículo, um resumo que seja. Além disso, estamos sugerindo que se acrescente ao espaço destinado ao currículo, um questionário, de preenchimento opcional, que preserve a identidade do usuário mas, ao mesmo tempo, permita traçar um perfil aproximado de todos os companheiros, como forma de facilitar a comunicação, inclusive no que tange ao Café com Letras. Precisamos nos conhecer melhor. Se, por um lado, segurança é prudente, por outro lado, o anonimato não é bom para o processo de relações humanas, principalmente por meio da internet. O questionário fica a critério dos responsáveis pelo site, e poderá, na sua elaboração, contar com a colaboração dos usineiros. Em princípio, do questionário deverá constar questões como o signo da pessoa, nome ou apelido com que gostaria de ser tratado, sexo, preferências musicais, literárias, religiosas, políticas, manias, se pratica algum esporte, se admira algum esporte, opiniões acerca do aborto, pena de morte, e assim por diante, tudo, evidentemente, de caráter livre para preenchimento dos quesitos, parcial ou totalmente.



Sugestão 06 – Propomos a criação da Revista do Usinas de Letras, como instrumento de divulgação dos trabalhos, publicação de propaganda comercial e arrecadação de receita e patrocínio para os diversos eventos. Ela poderá ter caráter nacional ou estadual, conforme assim o permitir os recursos necessários para sua criação e implantação.



Sugestão 07 – Propomos a criação do “Escolha seu Padrinho”, campanha na qual se procurará, junto ao empresariado local, o patrocínio de algum escritor, segundo critérios a serem estabelecidos junto aos responsáveis pelo site.



Sugestão 08 – Podemos pensar na realização de eventos culturais, com vistas à arrecadação de receitas. Encontros de cordelistas, de jovens escritores, lançamentos de livros, recital de poesias, e assim por diante.



Estas são nossas considerações preliminares, colocadas, a partir de agora, ao exame e pronunciamento crítico de quem assim o desejar, até o próximo dia 30 de janeiro em curso, agradecendo, nesta oportunidade, todas as sugestões encaminhadas.





NOTA EXPLICATIVA: Reapresentado, em 30 de julho de 2002, para que os novos companheiros – leitores ou colaboradores – que aqui chegaram recentemente, possam tomar ciência, oferecer suas críticas e sugestões, diretamente aos responsáveis pelo site, a quem compete, em última instância, implementar as mudanças que houver por bem, segundo seus interesses e possibilidades técnicas e financeiras. Ressalto que inexiste norma de teor proibitivo para qualquer das disfunções que foram levantadas. Por isso, qualquer mudança de nossa parte, como foi aquela de evitar publicações de artigos em Cordel, ficam, sempre, na dependência do bom senso e da observância à ética e ao convívio em grupo. Domingos e outros.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui