Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O ser global -- 21/06/2003 - 14:19 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O medo associado à necessidade de convivermos com as mais diversas personalidades, leva o homem a um constante conflito: se isolar ou partilhar?
A nova sociedade, formada a partir dos anos 80, inclinou-se para o isolamento, criando produtos e subprodutos adequados a tal conceito. O vídeo cassete, a TV a cabo, o computador, o vídeo game, os condomínios fechados, o alto índice de violência - com isso segurança armada ; dentre outras mazelas, nos isolaram.
Vinte anos depois o ser humano voltar à buscar o direito de compartilhar. O modelo americanizado nos cansou, e de todos os lados nota-se acenos para o intercàmbio, não só com o vizinho, mas numa escala global.
Precisamos levar em conta que a maioria das transformações ocorrem primeiro nas cidades. No interior elas não são tão marcantes, embora a televisão norteie muitos comportamentos também na área rural. Stres, engarrafamentos, metró, ónibus, vale transporte, dellivery, etc, são termos desconhecidos para o interiorano, que vive com arroba do boi, preço da soja, defensivo, custeio de lavoura, nata, salame..., nunca vistos pelos urbanos.
Os meios de comunicação aproximam o campo da cidade, mas nenhum nem outro sente vontade de mudar. Para um a cidade grande com sua loucura amedronta, para o outro o campo com nada para fazer é impensável. Na tela da TV o urbano e o rural visualizam suas diferenças, sem experimenta-las. Fica a expectativa de como seria.
O ser humano é mutante por natureza e, certamente, encontrará o meio termo que o torne menos isolado, conduzindo-o ao seu objeto primitivo: viver e participar da sociedade.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui