Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A vitória -- 18/06/2003 - 19:14 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Quando Sávio Brandão foi assassinado em Cuiabá, cheguei a conclusão de que o maio criminoso de Mato Grosso estava com seus dias contados.
Eu, como tantos mato-grossenses, sofri na pele a ação de grupos comandados por João Arcanjo Ribeiro. Por denuncia-lo fui obrigado a mudar totalmente minha vida, estraçalhando por completo uma estabilidade conquistada com anos de trabalho. Quem está de fora não faz idéia de como o crime organizado acaba com a vida de famílias inteiras.
Mas ontem o Comendador chegou ao fim. Num trabalho de cinco anos chegou-se a reunião de provas necessárias para o desmantelamento de uma das maiores organizações criminosas do Brasil. O tamanho do grupo e suas ramificações eram desconhecidas da população. Sabia-se que era enorme, mas não tanto!
O maior equivoco cometido por Arcanjo foi ter enfrentado a imprensa. Em toda a história sabe-se que a imprensa tem o maior poder, maior até que o dinheiro. Quando usada corretamente os feitos acontecem. Foi assim com Getúlio Vargas, Jucelino, Collor...- só pra enumerar o Brasil. Os bicheiros e mafiosos, como Jader Barbalho, pagaram caro por desafiar os microfones.
O caso de Mato Grosso era tão assustador que ninguém ousava falar uma vírgula contra Arcanjo. Foram mais de vinte anos de medo. Falar em Arcanjo no Centro Oeste exige cuidado. Mesmo conhecendo suas barbáries, o povo calava. O poder Judiciário trabalhou em silêncio num processo conjunto com outros órgãos que resultou na ordem de prisão do Comendador.
Falando em Comendador, o título foi concedido por um Governador ( quem não lembro o nome) pelos enormes serviços prestados pelo seu detentor em prol de Cuiabá, fazendo de João Arcanjo um homem acima do bem e do mal. Arcanjo tem ramificações nos três poderes. Contribui nas campanhas de todos os Governadores, inclusive na última gestão. É seu Dante... Como o bem sempre vence o mal, mesmo que demore, os podres foram em parte descobertos. As polícias de Mato Grosso tem uma mancha em suas insignas que levará muitos anos para limpar. Quem morra no Estado sabe do que eu estou falando.
Porém dentro dos poderes constituídos, inclusive da polícia, temos os grandes homens calados, que trabalharam sério para o êxito da missão. O Judiciário, mais especificamente a Promotoria, tem os melhores homens, mesmo com uma corja de juizes atrapalhando as investigações, eles conseguiram.
Eu me emociono de estar vivo e presenciar a prisão de Arcanjo. Não que eu tenha algo pessoal contra ele, apenas é profundamente gratificante ver um homem intocável, até ontem, respondendo por seu crimes. Foi bom ver Jader, ACM, Laulau, Idelbrando, Castor de Andrade, etc, respondendo por seus atos. Para mim é diferente, profundo, saber que valeu, valeu muito. Aquela estória de medo está chegando ao fim. É o Brasil que sonhamos!
Parabéns a todos que estiveram envolvidos na Operação Arca de Noé. Vocês são demais.
Parabéns Sávio Brandão e todos que morreram pela causa
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui