Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM TEM COMPROMISSO? -- 26/07/2002 - 22:36 (medeiros braga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para esconder do povo a importância do verdadeiro compromisso que deve ter o candidato à presidência da república para com os que constroem as riquezas deste país, os serviçais dos poderosos procuram explorar ao máximo a questão da experiência na administração pública. Com o intuito de atingir LULA, para eles é fundamental que tenha sido, pelo menos, prefeito e/ou governador.

No entanto, quase todos os candidatos eleitos prefeitos ou governadores pelo Partido dos Trabalhadores, não tinham a menor experiência administrativa. Eram eles simples professores, lideranças sindicais, estudantes, funcionários públicos, animadores de movimentos rurais e conscientizadores, entre outros. É como diziam os seus adversários: "um bocado de meninos inexperientes. Porém, nunca administradores; conhecedores de qualquer tipo de gestão pública." Mas, os resultados estão aí. Surpreendentes. Para começo de conversa, no que consiste ao problema de corrupção, estas administrações estão zeradas. Eu não tenho conhecimento de nenhum prefeito desonesto do PT. Certamente, temos que admitir a possibilidade de algum funcionário desonesto, haver praticado algum ato de improbidade, mas que não ficou na impunidade. Na área da educação, na área da saúde, que são dois setores relevantes numa administração pública municipal, o PT tem feito um bom trabalho. Não são poucos os títulos recebidos de organismos internacionais. O próprio governo brasileiro, através dos seus técnicos, teve que engolir, ou melhor, teve que incluir no seu discurso de abertura dos trabalhos da ONU, oito prefeituras do PT, entre um total de dezessete, de "experiências de gestão pública que deram certo no Brasil."

Então, no que pese às dificuldades de eleger, em jogo limpo, os seus candidatos, não é sem razão que o povo dá oportunidade de colocar no poder e mante-los por vários mandatos como é o caso de Porto Alegre.

Dessa forma, no meu ponto de vista, o compromisso, não o compromisso da boca pra fora, mas, o verdadeiro compromisso, é o fator mais importante que deve ter o candidato naquilo que defende. Nisso LULA leva vantagem para os candidatos com chances de vitória. LULA é mais confiável para os operários de fábricas, para os trabalhadores rurais, para os funcionários públicos. Consulte um desses trabalhadores mais, politicamente, conscientizados, para saber dele qual o candidato que inspira mais confiança em relação à reforma agrária e a distribuição de renda, que, com certeza, ele dirá que é LULA. Ele pode não ter a mesma experiência, nem certos anéis, mas tem o compromisso e o conhecimento que não têm muitos “doutores” que vivem arrotando sabedoria para, mais uma vez, procurar enganar os bestas. Por outro lado, um fator importante que deve ser efetivado é a composição do seu ministério com pessoas capazes e honestas, bem como a prática da transparência com os recursos públicos. As negociatas, as mordomias, o roubo, o desperdício, enfim, todo tipo de prática maléfica será eliminado e os recursos terão melhores resultados. Com certeza. Isto é, se o povo não se abestalhar... mais uma vez.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui