Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->HISTÓRIAS DO ZÉCA TIRA 7 - "Nição de Vida" -- 03/03/2004 - 17:19 (ADELMARIO SAMPAIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIAS DO ZÉCA TIRA 7

"Nição de Vida"

[De como Zéca Tira e o compadre Bulico resolvem mesmo ficar na terra e dar adeus aos planos de irem pra cidade]

_ Em cumpade!... Condefé, so negoço é bão memo, nóis pode anté vendê aí ma u as cabeça de gado, comprá um parei desse, juntá u as prosa, e vendê no cumerso. Proque so negoço fô o qui nós tá pensano, drento de pocos praso, nóis já tá qui nem o Visito, trepado num carramo desse aí da porta. Proque gente portante num anda nesse aranzel de cavalo não. Eis anda é tudo chei de tanta nove hora qui vala meu São Jesuis. Que qui sê acha de nóis suciá num pareim desse? O Visito num té sinô nóis mexê co danin? Pois é. Agora as coisa ficô mais inda mió, proque nóis já inté prendeu o ofiço.
_ É... Ma num tô achano tuada nisso não, cumpade. É mió qui nóis fica memo pa nossa banda, proque nóis tá custumado nos nosso bem bão, e ficá oiano os bicho, e dano mii pas galinha, e tratano dos porco, e costano na rede tocano u a moda, e dispriguiçano daqui, e coçano o saco dalí... Vai qui nóis enche o pareim de prosa, chega no cumerso, eis num qué comprá, cuma é qui nóis fais cum essa cuversama toda? Vai qui nóis icronta uns xujeito debochado qui só qué qui nóis proseia pa ri de nóis!... Daí nóis já vendeu os trem, já gastô cum parein, gastô cum pia... proque esse trem come pia mais qui lima KF. Sê viu o tanto co home já trocô de pia? Antonce. Vai iscuitá os prosiado, e o coiso fica pareceno prosa de bêbo de resguardo conde proseia. Não cumpade, é mió nóis pará po nosso canto que mió. Ota coisa: vai qui nóis vai pa lá, e disaprende de proseá qui nem nóis proseia, inda prende os conversame dos povo de lá, e vorta pos mato falano cos bicho qui nem os povo de cumerso, dái nóis perda timidade cos de cá e num tem timidade cos de lá, e fica nesse mundão de meu Deuso, ansim sem narção. Cê num viu cumpade, queis fala cos bicho e os bicho num intende? Sa proquê? Proquê os bicho prendeu iscuitá os nosso proseio. Se nóis chegá proseano ingrêis qui é as prosa dos instrangero do cumerso, e os bicho num intendê mai o qui nóis proseia?
_ Ave Maria, cruis credo cas prosa dessa, cumpade!... Cê tá memo cas sabiduria, de mainá u as coisa certada dessa. Condefé, queu nem mainei na desgrama de ficá sem narção nesse mundo de meu Deuso. Os antigo tinha um dito, qui preda qui rola num cria limo. Intonce é memo mió de nóis quetá cos nosso rabo nas perna, qui inventurá pressas banda do cumerso, inda qrebá as cara...
_ Se bens co Visito té vei cas prosa ‘stordia, qui quiria de levá nóis pro mode presentá pos povo de lá, proque nóis tem munta nun sei o quê...
_ Nição de vida...
_ Iss’aí memo... Nissão de vida.
_ Ma cumpade, será qu’essas coisa é boa?
_ Qui coisa?
_ Nição de vida, home!...
_ Sei não cumpade. Vida é u a coisa. Ma nição, sei qui qui é não. Pr’isso memo qu’eu gosto de ficá queto pos meu canto, e conde o home proseia u as coisa dessa eu só iscuito, e lá de veis in quano, é queu faço um "eeeeeeeé" bem grande, qué só prele num mainá queu num tó gostano das prosa.
_ Ma cumpade, tá bão de nóis preguntá pro home s’ele num paga pa nóis vendê u as nição de vida. Quem sabe esse trem é memo fassim de nóis sabê!... Condefé, ói nóis andano muntado nos dinhero qui nem os compradô de gado do cumerso.
_ Óia cumpade. Conde o homo vinhé cos proposo de levá nóis pa passiá nas capitá tô bem achano que memo bão nóis dá u a vorta, só de butuca suntano os jeito dos povo, arreparano os proposo dos home... Se nóis vê qui o trem é memo bão pro lá qui nem eis tá canso de falá, nóis vai entrano devargá, suntano daqui, iscuitano dali, sa coisa fô nos conforme, nóis vai ficano. Se num fô, nóis rifuga a batida, e vorta po nosso canto.
_ Em cumpade, ma nóis já proseô de munto, e jogô munta prosa pro mato, que nem num proveita memo. Quem é nóis pa querê memo saí das terra nossa pa imbrenhá num mundão de dislocura puraí? Ô o cumpade tá pensano memo nessa prosa besta qui nóis proseô? Qui so cumpade tá memo cas idéia virada, nóis pode ante discumbiná nos jeito, proque eu num to cos prano, é nem.
_ O cumpade agora proseô u a prosa munto propriada memo. Qui nóis tá memo ca raiz no chão qui ruera de cerno, e só sai se vinhé memo u a morte murridinha, memo. Proque quê qui nóis vai cherá no cumerso, se nóis tá canso de sê filiz nos nosso mundim qui Deuso e São Jessuis deu pa nóis. Num tô memo de carco. Já fica respostado po Visito, qui nóis num sai daqui, memo qui nóis ganha u a boiada.
_ Que qui foi esse barui cumpade?
_ Sei não. Condefé é a pia do parei qui já tá cabano.
_ Aí cumpade!... Iss’é qu’eu arrifiro. Já pensô s’esse trem é nosso? Cumia nóis pa perna só de tanta pia...

**
Adelmario Sampaio
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui