Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O CONCEITO DE POBREZA -- 25/07/2002 - 20:59 (Darlana Ribeiro Godoi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Uma política de combate à pobreza requer, como passo inicial, a determinação do conceito de pobreza e os critérios de sua medição.



Embora o Brasil não possa ser considerado um país pobre, dado o nível do seu PIB per capita, a extrema desigualdade em nossa distribuição de renda faz com que a maior parte da população viva com níveis baixos de renda pessoal. Como os 10% mais ricos apropriam-se de 47,8% de renda total – e os 5% mais ricos, de 34,1% –, resulta que 70% da população vivem com uma renda familiar per capita de apenas R$ 215,00 mensais, pouco mais de cem dólares, conforme os dados da PNAD de 1997. Se adotássemos os padrões próprios dos países desenvolvidos, poderíamos, com propriedade, classificar toda essa população como pobre.



Mas a pobreza que precisamos combater situa-se muito abaixo desse nível e está relacionada a condições críticas de privação e de sobrevivência física.



A pobreza é reconhecida amplamente como um fenômeno complexo, que vai além dos níveis de renda monetária. O amplo acesso a bens cuja oferta se dá fora do mercado, como educação e assistência à saúde, pode tornar menos pobres populações com um nível efetivo de renda pessoal muito baixo. A condição rural ou urbana das populações também afeta o nível efetivo de bem-estar das pessoas.



No entanto, para efeito de políticas públicas, o melhor critério ainda parece ser a insuficiência de renda, ou seja, são pobres as pessoas que não têm renda suficiente para adquirir no mercado os bens essenciais à sobrevivência. É um dado mais fácil de medir e não contém elementos subjetivos cuja aferição exige o emprego de juízos de valor de natureza ética.



Com base na insuficiência de renda, podem traçar-se várias linhas distintas de pobreza ou de indigência. Nenhuma escolha está a salvo de restrições. No entanto, a principal utilidade dessas definições é servir de referência a políticas públicas. Se se traçam linhas baseadas em critérios tais que acabem incluindo a maior parte da população, a medida deixa de ter efeitos práticos e torna-se mero exercício intelectual.



Para efeito do programa de combate à pobreza que estamos propondo, adotamos as linhas de pobreza definidas pelo IPEA, que consideramos coerentes com a natureza do problema em nosso País e adequadas para a definição de políticas públicas. Conforme já vimos nas seções anteriores, com base em tais conceitos, quase 35% da população brasileira vivem com renda familiar per capita abaixo da Linha de Pobreza, e, dentre esses, cerca de 24 milhões de pessoas – ou 14% da população total – vivem abaixo da Linha de Indigência, com renda insuficiente para atender até mesmo suas necessidades básicas de alimentação.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui