Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Sentimentos e Julgamentos!! -- 09/04/2003 - 13:20 (Lucilene Gonçalves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sentimentos e Julgamentos!!

Uma conversa entre rosas:

Numa floricultura de um bairro nobre, Rosas conversavam entre si, quando de repente chegou uma novidade, alguém diferente que não era do meio, mas que era também uma Rosa.
Era jovem, cheia de vida e entusiasmo. Queria fazer amigos e logo foi falando:
-Ola, como estão todas?
Lugar legal aqui, bonito, bem arrumado, diferente de onde vim. Mas acho que vou curtir.
Todas ficaram curiosas e logo perguntaram de onde ela tinha vindo e rapidamente respondeu:
-De um laboratório, tipo uma estufa especial, onde me cultivaram. Mas por que do espanto de onde vocês vieram?
Todas riram muito e disseram que haviam sido cultivadas em lugares amplos, arejados, nada de laboratórios.
A Rosa novata ficou curiosa e logo foi perguntando o por que, e o preconceito começou ai.
A Rosa Vermelha toda metida foi logo falando que era linda e que servia para agradar, acariciar e era a mais feliz de todas. No que a Rosa Branca retrucou dizendo que, ela sim era a preferida, porque simbolizava a paz, a pureza. E assim as Rosas começaram a discutir e se gabar e cada vez mais humilhar a Rosa novata.
De repente e Rosa novata se curvou e começou a chorar. Todas pararam de discutir e foram com ela falar:
-Por que voce esta chorando? Por que esta curvada?
-Nos Rosas não fazemos isso, somos superiores e temos que manter uma postura.
-Vamos, se recomponha, já não chega a vergonha da sua cor?
Nesse momento a Rosa novata, não agüentando mais respondeu:
-Voces se acham superiores a mim?
Pois vou contar agora estórias que ouvia lá onde nasci, e eram sobre vocês!
Todas riram, mas a Rosa novata não se intimidou e começou:
Voce Rosa Vermelha, é mesmo o símbolo dos apaixonados, mas nem sempre se sai bem.
Uma vez ouvi falar que o rapaz deu a namorada um buquê de Rosas Vermelhas pedindo a ela que o perdoasse e ela simplesmente atirou em sua cabeça e quando ele desviou, foi parar no meio da rua e um carro as atropelou.
A Rosa Vermelha ficou chocada e no mesmo instante se calou. Enquanto as outras riam.
Mas a Rosa novata continuou:
-E voce Rosa Branca, voce simboliza a Paz sim, só que em muitas passeatas, voce é despedaçada e atirada pro ar.
Foi a vez da Rosa Branca se calar.
E voce Rosa Coral, se acha melhor que elas? Pois sim, voce também tem um triste fim. Na maioria das vezes voce e a Rosa Amarela enfeitam Caixões e são sepultadas.
Todas se calaram e a Rosa Novata, falava e cada vez mais chorava e se curvava, se deixando murchar.
Numa revolta conjunta, todas as Rosas viram-se contra ela e começaram a perguntar:
- E voce Rosa Negra? Vai servir para que?
Nesse momento a Rosa Negra num ultimo sopro de vida respondeu:
-talvez para mostrar a vocês o quanto cada um tem seu valor, que não é por voce ser VERMELHA, BRANCA, CORAL, ROSA, SEJA DA COR QUE FOR, PODE JULGAR OU HUMILHAR ALGUEM, POIS TODOS NOS TEMOS UM MOTIVO DE ESTARMOS AQUI E CADA UM DE NOS TEM SEU VALOR.
Dizendo isso a Rosa Negra murchou!!
Nesse momento, um homem se aproxima da Rosa Negra e diz:
-Pobrezinha, infeliz, não resistiu. Vamos ter que recomeçar as pesquisas, pois sem ela nunca saberemos o por que de ROSAS NEGRAS, não sobreviverem em meio a outras Rosas.
Nesse momento todas as Rosas se entreolharam e viram o quanto tinham sido culpadas pela morte da ROSA NEGRA.
Quando julgamos os outros ou nos dizemos superiores a eles, seja pela raça, cor, cargo ou religião. Podemos estar cometendo um ASSASSINATO e isso nos fará sentir culpados pelo resto de nossas vidas!
Ninguém é só aquilo que aparenta, tente conhecer a alma, o intimo das pessoas antes de julga-las e assim talvez voce não seja culpado pela morte ou talvez pela vida levada erroneamente, por alguns que se sentem marginalizados, excluídos ou julgados.
Tenha consciência, que cada um de nos tem um valor e uma missão a cumprir e que nunca jamais seremos iguais uns aos outros!!


anjubb@hotmail.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui